Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sofrer faz algum Sentido? - Interação 05 - Lição 01 EBD CPAD - 01.07.12


   No Mundo Tereis Aflições 
 Auxílio Bibliográfico
                                                                  
Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.comhttp://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas

Subsídio Apologético



 I   - Para Ler e Refletir:
“Um Deus que não aboliu o sofrimento – pior ainda, um Deus que aboliu o pecado precisamente pelo sofrimento – é um escândalo para a mente moderna. (Peter Kreeft)

É vital reconhecermos a historicidade da Queda.
Se a Queda é meramente um símbolo, enquanto na realidade o pecado é intrínseco à natureza humana, então voltamos ao dilema de Einstein: que Deus criou o mal e está implicado em nossos erros.

As Escrituras dão uma resposta genuína para o problema do mal somente porque insiste que Deus criou o mundo originalmente bom – e que o mal entrou num certo ponto da história.

E quando isso aconteceu, causou uma mudança cataclísmica, distorcendo e desfigurando a Criação, resultando em morte e destruição.
É por esse motivo que o mal é tão odioso, tão repulsivo, tão trágico.

Nossa resposta é inteiramente apropriada, e a única razão porque Deus pode realmente nos confortar é que Ele está do nosso lado.
Ele não criou o mal, e também, detesta a maneira com que isso desfigurou o trabalho de suas mãos”. (COLSON, Charles; PEARCEY, Nancy. E Agora como Viveremos? 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.258).



II   - Para Ler e Pontuar – Reflexões inseridas no contexto da Lição 01

1.    Deus usa os “espinhos e cardos” que infestaram a criação desde a Queda para nos ensinar, castigar, santificar, e transformar, preparando-nos para aquele novo céu e nova terra.
Isso é algo que eu bem entendo: as maiores bênçãos da minha vida emergiram do sofrimento, e tenho visto o mesmo processo repetido em incontáveis vidas” (Charles Colson e Nancy Pearcey)

2.    “A experiência pessoal e genuína do novo nascimento gera no crente uma natureza oposta a da queda”.
(Pr. Eliezer de Lira e Silva)

3.    “O relato bíblico mostra claramente a corrupção humana e o aparecimento do ódio, da violência, das guerras e de todos os atos que contrariam a vontade divina.
Não é exatamente essa a situação da sociedade atual?”
(Pr. Eliezer de Lira e Silva)


Consulta:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Eliezer de Lira e Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário