Total de visualizações de página

sábado, 16 de junho de 2012

O JUÍZO FINAL - Lição 12 - 2º. Trimestre 2012 - EBD-CPAD – Esboço


  Apocalipse 20.7-15
  pastorjoaobarbosa@gmail.com                                         
Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.comhttp://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Definir o Juízo Final.
  2. Compreender o sistema do julgamento divino e seus personagens.
  3. Conscientizar-se de que o Juízo Final é uma doutrina fundamental das Escrituras.
 Esboço:
Com o Tema o Juízo Final queremos apresentar os diversos tipos de julgamentos bíblicos, os objetivos do julgamento final e os seus fundamentos.
Denomina-se Juízo Final, o julgamento que o Senhor Deus conduzirá no final dos tempos para retribuir a cada um de acordo aos atos praticados nesta vida (2Tm 4.1; Ap 20.12).
Os fundamentos do Juízo Final é a justiça perfeita de Deus (Dt 32.4; Sl 7.11; Ap 16.7). O Juízo Final acontecerá logo após o final do Milênio (Ap 20.7-10).
Diante do Grande Trono Branco comparecerão todos os mortos (Ap 20.12).
Os que foram ressuscitados para a vida, foram retirados do túmulo mil anos antes (Ap 20.3-6).
Esses que aparecem diante do Grande Trono Branco serão julgados para receber a Segunda Morte (Ap 20.14), que é a separação eterna de Deus.
O destino dos perdidos é um lugar no Lago de Fogo (Ap 19.20; 20.10,14,15; 21.8).
Esse Lago de fogo é descrito como Fogo Eterno (Mt 25.41; 18.8), e como fogo que nunca se apaga  (Mc 9.43,44,46,48).
Esse é o fato final no plano realizado para que Deus seja tudo em todos (1 Co 15.28).
Os mortos serão julgados, mas não com base no livro da vida, que não têm nada a ver com julgamento.
Os mortos serão julgados segundo as suas obras conforme o que se achar escrito nos livros.
O livro da vida será mencionado apenas como prova de que os nomes dos perdidos não se encontram nele.                                           

JULGAMENTO FINAL - Muitos se indagam porque todos devem sofrer as conseqüências do pecado de Adão e Eva, esquecendo-se de que o pecado de Adão e Eva foi extensivo a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm 5.12). O Milênio responderá a todas as indagações e dúvidas quanto à culpa daqueles que descendem de Adão.
Durante o reinado de mil anos de Cristo a terra inteira será idêntica ao que era o paraíso edênico. Ou ainda melhor, Satanás será encarcerado, para livrar os habitantes da terra de sua má influência.
Cristo reinará com um “cetro de ferro” (Sl 2.9; Ap 2.27; 12.5; 19.15), impondo assim as suas leis. Nenhuma tentação terá permissão para florescer e o menor crime será punido na hora.
Além disso, os santos que reinarão com Cristo em seus corpos ressurretos serão prova da salvação que Cristo oferece. Jerusalém será um lugar de alegria e o centro do universo. “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a eles todas as nações e virão muitos povos e dirão:
Vinde subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor.
E Ele exercerá o seu juízo sobre as gentes, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.” (Is 2.2-4).
 “Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém (em Armagedom), subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos. O Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um só será o Senhor, e um só será o seu nome” (Zc 14.16).
“Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos” (Ap 20.2-3).
Mesmo com todas essas vantagens, o coração humano não terá mudado. Aqueles que estiverem vivos na terra, provarão, eles mesmos, que são filhos de Adão e Eva rebelando-se exatamente como os progenitores da raça se rebelaram e sob condições que farão os habitantes do Milênio ainda mais responsáveis por suas ações.
Quando Satanás for libertado no final do Milênio, o paraíso na terra será quebrado no momento em que as nações do mundo, tal como Adão e Eva, se unirem àquele enganador em rebelião aberta, para destruir Cristo e a Cidade Santa.“ E, acabando-se os  mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra,  Gogue e Magogue cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou e o diabo que os enganava foi lançado no Lago de Fogo e Enxofre onde está a Besta e e o Falso Profeta e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre (Ap 20.7-10). 
COMO SE DARÁ O JULGAMENTO FINAL – Logo após a última rebelião do homem contra Deus e a destruição de todos os ímpios, e Satanás ser definitivamente lançado no Lago de Fogo, terá início o Julgamento Final, onde todos os ímpios de Adão até o final do Milênio comparecerão diante de Deus e de Cristo (Ap 20.11-12).
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros.
E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no Lago de Fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no Lago de Fogo” (Ap 20.13-15).
O LAGO DE FOGO – A palavra lago tem a conotação de certa quantidade de matéria em forma líquida. Segundo a Bíblia esse Lago de Fogo Eterno está em estado líquido. A ciência tem conhecimento de um lugar tal como o Lago de Fogo descrito pela Bíblia.
Com respeito à retribuição dos perdidos é importante observar que o Lago de Fogo é um lugar, não um estado, apesar de o conceito envolver um estado. Como o céu é um lugar e não um mero estado mental, da mesma forma os perdidos vão para um lugar. Esta verdade é indicada pelas palavras “ades” (Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15; 16.23; Ap 1.18; 20.13,14),
“gehena” (Mt 5.22,29,30; 10.28; Tg 3.6), ” Lugar de tormento” (Lc 16.28), “Fogo eterno” (Mt 25.41), lugar onde o bicho não morre nem o fogo se apaga” (Mc 9.44), “Lago que arde com fogo e enxofre”  (Ap 21.8). Poço do abismo (Mt 9.2); “Lugar onde haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8.12);
CONCLUSÃO –  Todas as vezes que a santidade de Deus é ferida, sua justiça reclama, de imediato, uma reparação.
Na justiça e na santidade de Deus encontram-se os fundamentos do Julgamento final de todos os homens.
Todos os que porfiaram em menosprezar a santidade de Deus terão de se haver ante á sua justiça e santidade (Ec 8.11; Rm 2.3-7;).
Ninguém é inculpável diante de Deus, porque todos os homens têm a Lei de Deus escrita em suas mentes e em seus corações (Rm 2.11-16).
Após a dissolução do céu e da terra, no fim do  milênio, Deus criará um novo seu e uma nova terra (Is 65.17; 66.22; 2 Pe 3.13; Ap  21.1).
Por meio de um ato soberano Deus criará um novo céu e uma nova terra onde habita a justiça.

Fontes de Consultas:ANDRADE. Claudionor de. Lição EBD-CPAD – 2º. Trimestre 2012. Manual do Mestre-CHAMPLIN, R. N e BENTES, M.J. Ph.D. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Editora Hagnos.-CHAMPLIN. R. N. O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.-CHAMPLIN. R. N. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.-Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Eds: READMACHER, Earl D; ALLEN, Ronald B. HOUSE. H. Wayne. -GILBERTO. Antonio. Daniel e Apocalipse – Compreendendo o Plano de Deus para os Últimos Dias – CPAD – 13ª Edição.1997-Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD. HAYE, Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. GEISLER, Norman. Teologia Sistemática – Pecado, Salvação – A Igreja e as Últimas Coisas. Editora CPAD. ANDRADE. Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica – Editora CPAD. LAN. Dong Yu. Daniel O Destino do Governo Humano na Economia de Deus – Edit. Árvore da Vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário