Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Lição 09 – Ética Cristã e Sexualidade -21.08.16 – JUVENIS (15 a 17 Anos) - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
Superintendência das Esc. Bíb. Dominicais - Pr Presidente: Roberto José dos Santos

 Texto da Lição: 1Coríntios 6.12-20
Por: Pr. Stevens Ribeiro(Superintendente)
Ev. Marcelo Josué (Vice Superintendente)
Pr. João Barbosa (1. Secretário)                                     
I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.      Apresentar os conceitos errados sobre a sexulidade
2.      Mostrar o que a Bíblia diz sobre o sexo.
3.      Conscientizar a respeito da pureza sexual. 
II  - REFLEXÃO BÍBLICA:
“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”.
(1Coríntios 6.18)
INTRODUÇÃO: A Sexualidade é um assunto que está em todos os lugares. Por conseguinte, os ambientes e grupos que circundam os adolescentes e jovens de nossa igreja não se tornam uma exceção. Pelo contrário, o tão apetecedor assunto gira num contexto de ampla circulação e curiosidade à flor da pele, muito especialmente dos adolescentes e jovens, não desprezando os pré adolescentes, que, em sua fase inicial aos 11 anos ao saírem do Departamento Infantil, mesmo sendo muito bem acolhidos no Departamento Juvenil,  iniciam entre tantas outras perguntas com uma de praxe – Cresci: E agora? Haja vista vivermos em mundo dinâmico, ativo, e de uma amplitude que podemos afirmar sem limites. Através da mídia pelas redes sociais, sabe-se que pesquisar, questionar, refletir, espreitar, tornou-se um fazer prazeroso dos seres humanos de qualquer idade; Podendo portanto, conhecer, comunicar e expressar tudo o que se passa no seu coração pensante – o cérebro.
DESENVOLVIMENTO: .  
I  - Oque é Sexualidade? – Segundo Aurélio, sexualidade é a “qualidade do que é sexual”. A palavra está relaciona a fatores físicos, internos e externos, bem como emocionais relacionados ao desejo sexual ou libido (procura instintiva do prazer sexual; desejo). Podemos afirmar que a sexualidade é uma parte integrante de nossa personalidade e se desenvolve ao longo de toda a nossa vida. (Fp 4.8; Gl 5.16-21; 1Co 6.18-20). É importante destacar que Deus não condena os impulsos sexuais, desde que estejam sob controle (1Co 6.12,13; Mc 7.21-23).
II - A distorção do sistema de comunicação – Na Internet e redes sociais o aceso é irrestrito, pois os usuários de qualquer idade estão a um clique de consumir pornografia, bem diante de seus olhos (Sl 101.3a). Estes meios banalizam o sexo e distorcem os princípios bíblicos, provocando o afastamento dos padrões da Ética Cristã (Rm 1 2.2).
III - O que diz as Escrituras? – A Palavra de Deus determina o desenvolvimento da sexualidade, mas, em um contexto totalmente diferente do mundo atual (Gn 1.26-28; Hb 13.4; 2Tm 2.23-26; 1Ts 3.4,5; Lv 18.5-23; Ap 22.15).
III.1 – Qual o problema do sexo então? – O problema está no uso fora dos padrões bíblicos; fora dos padrões de pureza (Hb 13.4; Gn 34.1-7; Lv 20.7-22; 1Ts 4.3-5; 1Co 6.15-18). O propósito divino é a virgindade e a abstinência sexual até o casamento (Ct 4.12).
III.2 – A Bíblia nos adverte sobre determinadas práticas sexuais vivenciadas nos dias atuais – Por causa da constante tentação à imoralidade sexual, Paulo faz mais do que apresentar razões contra a prostituição. Ele nos ordena que fujamos dela. A prostituição não é apenas detestável a Deus, mas  trata-se de um pecado contra o próprio corpo, que Paulo dissera que o corpo é para o Senhor (1Co 6.13).  É bom estarmos conscientes do que afirma Jo 14.16,17: O Espírito Santo veio estar não só conosco, mas também em nós habitar. Pelo fato de nossos corpos serem seu templo e porque Jesus pagou o preço total de nossa redenção ao derramar seu sangue precioso na cruz do Calvário, pertencemos a Deus (1Pe 1.18,19).
CONCLUSÃO: Aqueles que até aqui fizeram uso indevido de sua sexualidade, a Palavra de Deus afirma que o Deus de amor está pronto a perdoar (Sl 6.5). Arrependa-se, peça perdão e prossiga com a decisão de viver separado para Deus, aguardando o momento certo para desfrutar do que Ele preparou para ser celebrado no casamento. Fuja da imoralidade como José (Gn 39.1-15). Não peque contra o templo do Espírito Santo - o seu corpo (1Co 6.19).

Consultas:
Lições Bíblicas JUVENIS (15 a 17Anos) -  EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2016 – (Comentarista: João Paulo)
MEDEIROS, Samuel / CARVALHO Igor. Eu Escolhi Esperar – Para Eles. ABOVE Publicações – 1 Edição. Espírito Santo, 2013.
MEDEIROS, Samuel / CARVALHO Igor. Eu Escolhi Esperar – Para Elas. ABOVE Publicações – 1 Edição. Espírito Santo, 2013.
VENTURA Eveline, SÓ PARA Meninas. 18 Impressão. CPAD. Rio de Janeiro, 2015
 FERREIRA, Neto Junior / NELSON Pinto. Como Escolher a Pessoa Certa.  UM LIVRO PAR QUEM DESEJA SE CASAR. ABOVE Publicações1 Edição. Espírito Santo, 2014.
FRANÇA, Cláudia. Culto para os Noivos. União Feminina Missionária Batista do Brasil. Rio de Janeiro, 1996.
DIAS Wagner/ VALLE, Andrea do. Sucesso sem Segredo.
NICOLELIS, Giselda Laporta. Edição Ftd S.A. São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Explicada – Dicionário – Almeida – Revista e Corrigida

 Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário