Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Lição 08 - A Evangelização dos Grupos Religiosos - 21.08.16 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais - Pr Presidente: Roberto José do Santos
João 3.1-16
Por Pr. João Barbosa
http://nasendadacruz.blogspot.com

INTRODUÇÃO:
Todas as pessoas tem o direito de livre escolha de professar uma religião. A tolerância religiosa deve ser extensiva a todos. Isso não significa dizer que todas as religiões, conduzem o homem a Deus. Nos dias de Jesus havia na Palestina pelo menos quatro grupos religiosos: Os fariseus, os saduceus, os essênios e os zelotes. Desses quatro dois se destacavam: Os fariseus (At 15.5), os saduceus (At 5.17). Mesmo tendo posições religiosas distintas (At 23.8), Jesus chamou-os de hipócritas, filhos do inferno serpentes e raça de víboras (Mt 23.13.33). Jesus mostrou que existem duas portas e dois caminhos (Mt 7.13,14).

DESENVOLVIMENTO:
I  -  Diferença entre religião, seita e heresia:
I.1 – A palavra portuguesa religião vem do latim, “religar”, “atar”. A aplicação básica dessa palavra é a ideia de que certos poderes sobrenaturais podem exercer autoridade sobre os homens, exigindo que eles façam certas coisas e evitem outras, forçando-os a cumprir ritos, sustentar crenças e seguir algum curso específico de ação.
I.2 – As palavras seitas e heresias, ambos derivam do vocábulo grego háiresis, que significa “escolha”, “partido tomado”, “corrente de pensamento”, “divisão”, “escola”, entre outros significados. A palavra heresia é uma adaptação do termo háiresis. Quando passada para o latim, háiresis virou secta. Foi do latim que veio a palavra seita. Em termos teológicos, seita refere-se a um grupo de pessoas e heresias indica as doutrinas antibíblicas defendidas por esse grupo. Baseado nessa afirmação um cristão imaturo pode ensinar uma heresia sem, contudo, fazer parte de uma seita. Uma outra definição para seita pode ser: “Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia.” Heresia é ainda uma perversão ou uma distorção do cristianismo bíblico e uma rejeição dos ensinos históricos da igreja cristã. Heresia também é qualquer religião tida por heterodoxa (termo usado sempre para se opor ao ensino oficial da igreja) ou mesmo espúria”.
I.3 – O que é doutrina? – A palavra doutrina vem do latim, doctrina, que significa “ensino”, podendo ser qualquer tipo de ensino ou algum ensino específico”. Existem três tipos de doutrina: 1.Doutrinade Deus (At 13.2; 2.42; Tt 2.10). 2. Doutrina de Homens (Mt 15.9;Cl 2.22). 3.Doutrina de Demônios (1Tm 4.1). Qualquer religião ou seita que se apresentem como cristãs mas têm doutrinas contrárias às Escrituras devem  ser rejeitadas.
II – Pluralidade Religiosa:
II.1 – Atualmente existe uma diversidade religiosa que julgam estarem fazendo a vontade de Deus, quando na realidade, muitas vezes estão ensinando doutrinas de Homem ou Espíritos enganadores. Segundo o ICP (Instituto Cristão de Pesquisa), existem  dez grandes religiões principais no mundo:  1. Hinduísmo – 2. Jamismo – 3. Budismo (na Índia). 4. Siquismo (na Índia) – 5. Confucionismo (na China) – 6 Taoismo (na China) – 7. Xintoísmo (no Japão) – 8. Judaísmo (na Palestina) – 9. Zoroastrismo (no Irã) – 10. Islamismo (na Arábia Saudita).
II.2 – Acrescente-se a esta lista o Cristianismo em suas três vertentes: 1. Católicos Romanos – 2. Igreja Ortodoxa – 3. Cristãos evangélicos – oriundos da Reforma do Século XVI, da qual um de seus pilares foi unicamente as Escrituras.
III - As seitas podem ser classificadas da seguinte forma:
III. 1Secretas: Marçonaria, Teosofia, Rosacruseanismo, Exoterismo etc.
III .2Pseudocristãs: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Ciência Cristã, A Família (Meninos de Deus), Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa, etc.
III .3 Espíritas: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão, etc.
III .4 – Afro-Brasileras: Umbanda, Quimbanda, Camdomblé, Voduísmo, Cultura RaSanto Daime, etc.
III .5  –  Orientais: Seicho-No-Iê, Igreja Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Harekrishna, Meditação Transcendental, Igreja da Unificação (Moonismo), Perfeita Liberdade, tc.
III .6 – Unicistas: Voz da Verdade, Igreja Local, Adeptos donme de Yehoshua e suas variantes(ASNYS), Só Jesus, Tabernáculo da Fé, Cristadelfianismo.

CONCLUSÃO:
Enquanto estas e outras seitas se multiplicam, e seus guias desencaminham milhões de pessoas, os Cristãos Evangélicos permanecem indiferentes, desatento á exortação de Judas 3: “Batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”.
O fato de conhecermos o erro em que se encontram os seguidores de seitas, nos ajuda a apresentar-lhes a verdade de que necessitam (Jo 8.32,36). Entre eles se encontram muitas pessoas sinceras que precisam de libertação e o conhecimento da Palavra de Deus. Se estivermos preparados para abordá-los e demonstrar-lhes a verdade em sua própria Bíblia, podemos ganhá-los para Cristo.


Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 3º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Claudionor de Andrade
ANDRADE, Claudionor de. O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas Novas a toda Criatura. CPAD. RJaneiro 2016
FRANGIOTTI, Roque – História das Heresias. Século I-VII. Editora Paulus. São Paulo, 1995
MANZANARES, Cesar Vidal. As Seitas perante  Bíblia. Edições São Paulo. São Paulo 1994
Série Apologética – V.1 Como identificar uma Seita. IPC. São Paulo 2015

PH.D R.N. Champlin. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia – V 5 – Editora Hagnos.São Paulo, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário