Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais - Pr Presidente: Roberto José do Santos
Lição 09 -A Evangelizaçâo das Crianças - 28.08.16 - EBD CPAD - 21.08.16
Mateus 18.2-6; Marcos 10.13-16
Por: Pr. João Barbosa e Prof.  Laudicéa Barboza                                                                
INTRODUÇÃO:
A Grande Comissão dada por Jesus também inclui as Crianças. A ordem do Mestre para nós, seus discípulos foi: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15). A Criança é uma criatura, por isso está inserida nesta ordenança. O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069 de 13.07.1990 no seu Artigo Segundo, considera Criança, para os efeitos da Lei, a pessoa de até 12 anos de idade incompletos, e Adolescente, aqueles entre doze e dezoito anos. 

As crianças precisam e devem ser evangelizadas e discipuladas para que tenham um encontro pessoal com Jesus Cristo. A evangelização das Crianças é urgente, pois Deus almeja a salvação delas. Quanto mais cedo elas forem evangelizadas, maior será a sua chance de escapar aos perigos físicos, morais e espirituais que as rodeiam.

DESENVOLVIMENTO:
I  -  A Criança é pecadora e pode perder-se: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe” É o que declara Davi no Salmo 51.5. Portanto, em consequência do pecado de Adão, todos os seres humanos vêm ao mundo na condição de pecadores (Rm 5.12). Nós temos que ter a consciência de que nossas crianças também precisam conhecer as boas novas da salvação. Devemos evangelizá-las, pois, estão em perigo (Mateus 18: 14). 

Quando Jesus diz que não é da vontade do Nosso Pai que nenhum destes pequeninos se percam, é porque eles estão em perigo. Jesus sabia que as crianças estariam correndo risco de se perder neste mundo e se contaminar no lamaçal de pecado. Porque Jesus diria (Mt 8.14) isto, se não houvesse possibilidades de os pequeninos se perderem?
Sabe-se também que quando a Criança desembarca de sua nave uterina no tempo estabelecido por Deus, já abre os olhos dentro de um mundo pecaminoso e rodeado de toda sorte de influências e armadilhas materiais (seculares) e espirituais (maléficas). Tais artifícios são potenciais candidatos a chegarem primeiro na disputa de quem vai ocupar aquela mente e aquele coraçãozinho receptivo às primeiras aprendizagens. 
E não obstante o fato de como bebês, não terem consciência do pecado, por serem ainda moral e mentalmente incapaz de praticá-lo, são capazes de aprender desde a mais tenra idade. Mas Jesus adverte que aqueles que servem de instrumento para por coisas pecaminosas diante das crianças, receberão a extrema  condenação (Mt 18.5-7).
II  -  A Criança pode crer e ser salva: De acordo com pesquisa feita pela APEC (Aliança Pró-Evangelização de Crianças), constatou-se que 85% dos evangélicos se converteram quando tinha entre 4 a 14 anos.  A estatística pode variar de acordo com o país e seu perfil confessional, mas não deixa de revelar que a semente plantada em terra fértil dá bons frutos. Portanto podemos afirmar com toda certeza de que não há idade para a criança ser evangelizada.
Veja os dados publicados por Lionel Hunt, em seu livro “Handbook on Childrens’s Evangelismo”, divulgando uma interessante pesquisa sobre a melhor idade para ser evangelizado:
FAIXA ETÁRIA
PERCENTUAL DE CONVERSÃO
Antes dos 5 Anos
                        1
Dos 5 aos 15 Anos
                       85
Dos 15 aos 30 Anos
                      10
Após os 30 Anos
                        4
As Crianças ouvem a mensagem do Evangelho e atendem mais prontamente que os Adultos. George W. Truet constatou que 96% dos 1.200 crentes entrevistados, receberam a Jesus antes dos 21anos. E ainda o US Center for World Missions divulgou que, no mundo, 85% das pessoas que decidem entregar suas vidas à Jesus têm entre 4 e 14 anos. Em Cusco, no Peru, uma pesquisa mostrou que as Crianças representam hoje, 85% dos cristãos. 
Apesar disso, investe-se muito pouco nelas; apenas 15% do total dos recursos. Não raro, as igrejas experimentam grande evasão de membros entre os filhos de cristãos.  O número chega a ser maior que a dos novos convertidos. Quem é capaz de determinar a idade ideal para a Criança reconhecer que é pecadora e se entregue a Jesus? É muito difícil julgar a idade da razão. 
Como a Criança pode começar a andar entre 9 e 15 meses, o desenvolvimento intelectual também varia de uma criança para outra. Fatores como ambiente, nível de estímulo, alimentação, cultura, podem influenciar positiva ou negativamente nesse processo. Não nos cabe, portanto, julgar a melhor idade. 
Quem faz a obra, quem converte o coração é o Espírito Santo de Deus (1Co 2.12-14). Quem somos nós para delimitar ou sondar a ação do Espírito Santo na vida das Crianças? Cada uma delas tem seu momento. O que não podemos é deixar de evangelizá-las desde cedo.
III  -  Como Evangelizar as Crianças?: As Crianças podem ser evangelizadas na Escola Dominical, em Escolas Bíblica de Férias. Some-se a tudo isso uma “Evangelização Personalizada”. Evangelizando pelas ruas, praças, e todos os lugares onde quer que elas se encontrem. 
Reúna os pequeninos para ouvir o maravilhoso Plano da Salvação. Respeite a sua faixa etária, o seu alcance de linguagem objetiva para os menores e o tempo de duração de atenção pertinente a cada faixa etária. Faça tudo através de uma história bíblica e não esqueça de se munir de muitos recursos visuais de acordo com a história a ser contada. 
Encontre um questionamento, uma situação que faça a ponte entre as situações quotidianas das crianças e ainda a sua faixa etária, para abordar a história e posteriormente fazer com que ela de alguma forma sinta necessidade de estar inserida naquele contexto mudando a sua forma de ver o mundo que a rodeia, através dos quatro pilares para a Educação estabelecidos para o Homem Moderno dos nossos dias:
1.    Aprender a Conhecer Jesus – Pela Prática da Escuta na Hora da História Bíblica.
2.    Aprender a Pensar sobre Jesus – Pelo Debate, pelo Questionamento, pela Liberdade de ouvir e ser ouvido.
3.     Aprender a Fazer como Jesus – Na representação, na identificação dos personagens, na reprodução da história através da oralidade, da memorização dos textos bíblicos, da prática da escrita, da dramatização, do desenho livre, do painel coletivo, tudo com pertinencia ao tema. E na oportunidade de se contextualizar com a sua história de vida, seguro de que conhece, sabe, e é capaz de fazer, passando ajudar a si e aos outros que o rodeiam.
4.    Aprender a Ser como Jesus – Após tê-lo recebido mediante a apresentação do Plano da Salvação, já tão bem conhecido dos Professores de Crianças, apresentado através de recursos criativos com cores vibrantes. Através das formas mais variadas possíveis, com fundamentação em textos bíblicos, pelo Espírito Santo de Deus, a criança é convencida na relação cor e contexto de aplicação baseado nas cinco cores que ilustram o Plano da Salvação.
CONCLUSÃO: Como aplicar o Plano da Salvação através das cores
COR AMARELA Quem é Deus? Deus nos ama. Ele é o nosso Criador. Ele nos ama tanto que preparou um lugar especial para nós no Céu, onde as ruas são de ouro puro e cristal e seu desejo é que estejamos juntos dele. Mas tem um problema, o nosso Deus é Santo, é Puro, e onde ele habita não há impurezas, nenhuma sujeira.
a)    COR ESCURA – Lá no Céu, onde Deus habita, não entra pecado. Pecado é tudo o que pensamos, tudo o que falamos, tudo que fazemos, que não agrada a Deus.  A Bíblia diz em Romanos 3.23 que “Todos pecaram e não merecem a glória de Deus,” Por isso ficaram separados dele. Mas Deus prova o seu amor para conosco nos dando um presente.
b)    COR VERMELHA – Ele enviou o seu Filho Unigênito, seu único filho para morrer na cruz por nossos pecados. Ele derramou o seu sangue para nos salvar. Ele morreu. Mas no terceiro dia Ele ressuscitou e está vivo no Céu intercedendo por todos nós. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7)
c)     COR BRANCA – Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor de nossas vidas, Ele perdoa os nossos pecados, limpa o nosso coração e o deixa branco como a neve. Então faz morada em nosso coração e nos tornamos Filhos de Deus (1Jo 3.2).
d)     COR VERDE – Agora temos uma nova vida com Cristo e passamos  a crescer espiritualmente, orando, lendo e obedecendo a Bíblia que é a   Palavra de Deus. Indo para a Igreja, para a Escola Dominical e para o Círculo de Oração Infantil. O Verde nos ensina que se crescermos espiritualmente, um dia chegaremos ao Céu para vivermos eternamente com Jesus.

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 3º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Claudionor de Andrade
ANDRADE, Claudionor de. O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas Novas a toda Criatura. CPAD. Rio de Janeiro 2016
GUIMRÃES, Cláudia. Pastoreando as Crianças desta Geração. Editora Vida. São Paulo, 2004
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças  APEC – Editora Hagnus - São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário