Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2016

A Torre de Babel Por Miss. Laudicéa Barboza






INTRODUÇÃO:
A palavra “Babel” tem uma origem hebraica. Vem de balal, que significa confundir.
Tratava-se de um zigurate como um templo para adoração das estrelas. Foi também em Babel que surgiu a infame adoração à mãe e seu bebê.
DESENVOLVIMENTO: Segundo fontes históricas, a esposa de Ninrode, Semíramis, teve um filho chamado Tamuz, que teria sido concebido de forma supostamente miraculosa. Conforme a tradição, Tamuz foi morto por um animal selvagem e miraculosamente ressuscitou.
Com o tempo, a lenda de Semíramis e Tamuz espalhou-se pelo mundo, mas os nomes de seus personagens foram alterados conforme cada cultura. Na Assíria, a mãe chamava-se Ishtar, e o filho, Tamuz.
Na Fenícia, eram Astarote e Baal. No Egito eram Isis e Osiris ou Hórus. Na Grécia eram Afrodites e Eros. Em Roma, Vênus e Cupido.
 Na história da Torre de Babel, de acordo com as Escrituras, toda a terra possuía uma mesma língua, um único idioma. E os homens não tinham dificuldade em se comunicarem.
E aconteceu que, um grupo partiu do Oriente, e acharam uma planície na terra de Sinar; e passaram a morar ali. Passado um tempo, se organizaram a fim de fazer tijolos e queimá-los, fazendo o tijolo por pedra, e o betume por cal.
Posteriormente, entraram em consenso de edificar uma cidade e uma torre cujo topo tocasse os céus, e dar a esta torre um nome, para que o povo que ao redor dela habitasse não fosse espalhado sobre a face de toda a terra.
Após esta decisão, há o relato de que  o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens estavam construindo.
 “Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma linguagem. Isto é apenas o começo e agora, não há restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Vinde, desçamos e
confundamos ali a sua língua, para que um não entenda a língua do outro” (Gn 11,6:7).
 De sorte que o Senhor os dispersou e pararam de edificar a cidade.
O nome de Babel foi dado por ter sido ali o lugar onde a Torre não foi edificada, por que o Senhor a destruiu e confundiu a língua do povo, e por ter sido dessa forma que os fez se espalharem sobre a face de toda a terra.
Considerando que a separação das línguas já havia sido mencionada em Gênesis 10, capítulo anterior da Bíblia, acredita-se que isso tenha ocorrido entre a quarta e a quinta geração depois do dilúvio. Indicando que Moisés registrou as nações antes de contar os acontecimentos que causaram a divisão (Dt 32.8).
A Torre foi o primeiro projeto de construção de edificar uma cidade, desde a iniciativa de Caim (foragido, que matou o próprio irmão Abel).
Esse povo pertencia a uma linhagem de rebeldes e ímpios. Um povo orgulhoso e soberbo, com uma postura que desagradava a Deus.
Inclusive, Babel é posteriormente associada com a Babilônia, nomenclatura usada em toda a Bíblia como um símbolo de orgulho e rebeldia contra Deus.

CONCLUSÃO:
Em Apocalipse 17.18, Babel ou Babilônia é apresentada simbolicamente como uma mulher montada na besta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário