Total de visualizações de página

sábado, 11 de fevereiro de 2012

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE - Lição 07 - 1º. Trimestre 2012 - EBD-CPAD – Esboço

     Filipenses 4.10-19
      Pr. João Barbosa

Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.comhttp://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas.
Ouça a Nossa Rádio Missionária: nasendadacruz.com e
desfrute das temáticas de urgência mundial proferidas através do Programa Missionário Andando Por Onde jesus Andou e das Mensagens pregadas pelo Pr. João Barbosa em Portugal, além de muita música evangélica de boa qualidade.  
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.   Conscientizar-se de que a prosperidade também ocorre na adversidade.
2.   Reconhecer que a prosperidade fundamenta-se na dependência de Deus.
3.   Identificar a unidade e a solidariedade como fundamentos necessários para a prosperidade.
Esboço
A expressão Paulina, cuja, é alvo temático na lição em destaque “Tudo posso naquele que me fortalece” tem sido objeto de interpretação equivocada, fora do seu contexto, por incontáveis pseudos intérpretes da referida expressão.
Tais pessoas induzem uma expectativa de que realmente, tudo podemos fazer sendo esta a compreensão de muitos cristãos, quase que de forma geral.
Entretanto todo estudioso da Bíblia tem a ciência da importância dada ao contexto imediato de toda passagem bíblica que quisermos interpretar.
No caso, o apóstolo Paulo estava a escrever para a igreja em Filipos, quando se achava preso em Roma e queria agradecer-lhes pela oferta generosa que o enviaram.
Na oportunidade o apóstolo reafirma, antes de mais nada, sua total dependência de Cristo e agradece pela lembrança dos amados irmãos, bem enfatizando:
“Não digo isto por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição” (Fp 4.11-14).
Assim Paulo demonstra que toda a nossa suficiência acha-se em Deus e não em nós mesmos. Apesar de estar atravessando um momento de grandes dificuldades, os apóstolos dos gentios conforta os irmãos de Filipos, mostrando que durante o seu ministério muito cresceu espiritualmente, aprendendo  tanto a ter fartura como a padecer necessidades.
Um ensinamento que se sobressai na carta de Paulo aos Filipenses é que a real felicidade fundamenta-se tanto em nosso relacionamento com Deus quanto com o próximo (Fp 2.1-6; 4.2).
O segredo do contentamento e da satisfação, porém, em qualquer circunstância, é reconhecermos           que Deus nos concede em cada situação de dificuldade, tudo quanto necessitamos para uma vida vitoriosa.
A alegria do cristão independe de circunstâncias, pois é a demonstração da verdadeira paz com Deus. O contentamento do crente não depende da abundância ou da escassez dos bens materiais, mas da suficiência em Cristo.
Era uma constante vivência do apóstolo Paulo a declaração de que Deus pela sua infinita graça, sempre nos faz triunfar em Cristo.
Este era o caráter revertido em frutos no ministério do apóstolo Paulo, que o levava a manifestar em todo lugar o cheiro do seu conhecimento como resultado da certeza de que Deus o conduzia, bem como conduz a cada crente dos dias atuais em um verdadeiro triunfo, não obstante aos ataques das hostes infernais da maldade nos lugares celestiais, tentando desviar a nossa sinceridade e devoção a Cristo.
O triunfo dos seguidores de Cristo em qualquer circunstância é o resultado evidente e visível do exalar o suave aroma de Cristo pela vida redimida que reflete a glória do Senhor, experimentando a sua presença, o seu amor, a sua graça, a sua justiça e o seu poder através da oração e do Espírito Santo, ao permanecermos nele e na sua Palavra, até sermos transformados à sua semelhança (Cl 1.3).

Afirma o apóstolo João em sua primeira carta: “Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4). A fé que vence o mundo é uma fé que vê as realidades eternas, que experimenta o poder de Deus e que ama a Cristo de tal maneira que os prazeres pecaminosos, os valores seculares, o proceder ímpio, o materialismo egoísta, não somente perdem sua atração para nós, como também temos por eles repugnância, aversão e antipatia.

Os adeptos da Teologia da Prosperidade tomam a expressão “Tudo posso naquele que me fortalece”, ignorando o contexto do referido texto para utilizá-lo indevidamente, fazendo com que muitos incautos acreditem que podem possuir o que quiserem. Crendo que já que é Deus quem lhes garante isso, Ele o apoiará em todas as circunstâncias, transformando o tão decantado verso “posso todas as coisas” em um mantra que garante tudo na vida, independentemente da vontade divina.
O próprio Jesus nos ensina “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).
Enganosamente, falsos mestres da Teologia da Prosperidade deixam de ensinar a verdadeira realidade, de que a prosperidade tem sua fundamentação na dependência de Deus, como nos deixa bem claro o viver do apóstolo Paulo quando afirma; “...porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas...”.
Através da citada declaração o apóstolo Paulo deixa bem claro que embora já houvesse experimentado escassez e abundância, jamais deixou de confiar no Senhor. Experimentou muitas necessidades, a dor, o sofrimento e a escassez. Tudo isto, porém, serviu para fortalecer a sua fé e o seu caráter cristão, motivo pelo qual o Senhor Jesus não o livrou de tais padecimentos. Todavia, Ele o fortaleceu e o capacitou para enfrentar todos os momentos difíceis com coragem.

Abaixo apresentamos um quadro descritivo de parte das situações adversas vividas pelo apóstolo Paulo:
1. Ele enfrentou “muitas tribulações” ao servir a Deus (At 14.22).
2. Foi afligido no “espírito”, por causa do pecado dominante na sociedade (At 27.16).
3. Derramou muitas lágrimas (2 Co 2.4).
4. Experimentou angústia de espírito, por causa do pecado tolerado dentro das igrejas (2 Co 2.1-3).
5. Vivenciou tribulações por causa do seu compromisso com a pureza moral e doutrinária da igreja (2 Co 7.5).
6. Sofreu três naufrágios e foi apedrejado (2 Co 11.25).
7. Enfrentou muitos perigos ( 2 Co 11.26).
8. Curtiu frio, fome e nudez (2 Co 11.27).
Uma análise especulativa a respeito da vida de Paulo contraria os prognósticos da Teologia da Prosperidade, pois podemos observar que Paulo não ficou rico no seu exercício ministerial. Pelo contrário, iniciou o seu ministério fazendo tendas (At 18.3) e terminou a sua carreira em uma prisão em Roma (Fp 1.3; At 28.30).
No final de seus dias, o apóstolo precisou que Timóteo lhe enviasse uma capa, para se aquecer no cárcere (2 Tm 4.13). Tal fato evidencia uma grande verdade: a alegria do cristão independe de circunstâncias, pois é a demonstração da verdadeira paz com Deus.
Portanto, ao contrário de que muita gente possa imaginar, a prisão do apóstolo estava sendo uma fonte de bênçãos para o progresso do Evangelho assim como fora a sua liberdade (Fp 1.13,14).
O importante para ele era que o Senhor Jesus fosse exaltado através do seu testemunho, ainda que dentro de uma masmorra.
O crente, seja ele rico ou pobre, deve sempre depender do Senhor, porque sem Ele, nada podemos fazer.
Nossa suficiência procede dEle. Por conseguinte, o “tudo posso” do apóstolo Paulo revela nossa total e completa dependência de Deus. O apóstolo não moldava a sua vida pelas circunstâncias. Cristo era o centro de sua existência. O mesmo Deus que o fortalecia na abundância, também o sustentava na escassez.
 Dessa forma também podemos afirma com ousadia “Tudo posso naquele que me fortalece”.

                                                          
Fontes:
GONDIM, Ricardo. O Evangelho da Nova Era – Uma análise e refutação bíblica da chamada Teologia da Prosperidade. Press Aba
GONÇALVES, José. Lição EBD-CPAD – 1º. Trimestre 2012. Manual do Mestre
CHAMPLIN, R. N e BENTES, M.J. Ph.D. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Editora Hagnos.
OLSON, Roger. História da Teologia Cristã – 2000 Anos de Tradição e Reformas. Vida Acadêmica
DESMOND, T. Alexander e ROSNER, Brian. S – Novo Dicionário de Teologia Bíblica – Editora Vida.
CHAFER. Teologia Sistemática. (V.7,8) Editora Hagnus
HAGIN, E. Kenneth. Como Ser Dirigido Pelo Espírito de Deus. Graça Editorial
 Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário