Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ANJOS – QUEM SÃO ELES?

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Em nosso SITE nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Texto Bíblico Chave
“E havia um homem de Zorá da tribo de Dan, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos. E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho.......Então, Manoá disse ao anjo do Senhor: ora, deixa que te detenhamos e te preparemos um cabrito. Porém o anjo do Senhor disse a Manoá: ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e, se fizeres holocausto, o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que fosse o anjo do Senhor”.   
                                    (Juízes 2. 3,9,10,13,15-18,20 )
 ESBOÇO
 Os anjos não são eternos, mas fazem parte do universo que Deus criou através de Jesus Cristo o seu eterno Filho, conforme Colossenses 1.16, 17; - “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. João 1. 3 – “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.
O grande sacerdote Esdras em uma expressão de adoração a Deus diz: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército....” (Ne 9.6; Sl 148.2,5).
 O apóstolo Paulo nos diz que Deus criou todas as coisas, as visíveis e as invisíveis, por meio de Cristo e para ele, e se expressa com muita propriedade sobre o mundo dos anjos, com a seguinte expressão “sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades”.  Os anjos exercem juízo moral. Isto se percebe no fato de alguns deles terem se rebelado contra Deus e caído de seus postos (2 Pe 2.4; Jd 6).
Os anjos são espíritos incorpóreos (Hb 1.14; Lc 24.39), ou criaturas espirituais.  Por esta razão não podemos vê-los, a menos que Deus nos dê uma capacidade especial e específica capaz de enxergá-los (2 Re 6.17; Lc 2.13; 1.11).
Os anjos são invisíveis nas suas atividades normais de nos guardar e proteger (Sl 34.7; 91.11; Hb 1.14). E muitas vezes se unem aos crentes quando estão em adoração a Deus (Hb 12.22). Todavia, em algumas circunstâncias eles apareceram em forma corpórea a diversas pessoas nas Escrituras (Mt 28.5; Hb 13.2).
Os guinósticos ensinavam que entre Deus e os homens havia uma interminável série de emanações formadas por poderes superiores a quem chamavam de aeons, por isso, cultuavam aos anjos, contrariando o ensino bíblico que somente Deus deve ser adorado. “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura” (Is 42.8; 49.11). Deus não divide sua honra com ninguém. O apóstolo Paulo afirma que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo, Homem (1 Tm 2.5).
Muitas vezes ensinos errôneos e falsos induzem os homens a viverem apegados a preceitos e normas que não têm fundamentos na Palavra de Deus. Os Colossenses estavam sendo pressionados pelos hereges guinósticos, a seguirem determinadas ordenanças e até exigiam, a prática de culto aos anjos (Cl 2.18); da abstinência de alimentos e a guarda dos dias de festas, sábados e luas novas.
O apóstolo Paulo ao tomar conhecimento, escreveu em sua carta aos Colossensses: “Portanto ninguém vos julgue pelo comer, pelo beber, ou por causa dos dias de festas ou luas novas ou dos sábados que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl 2.16,17; Hb 8.5; 10.1).
A verdadeira doutrina da salvação consiste num ato de fé na morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. No Novo Testamento há poucas recomendações a respeito do que comer. Os judaizantes procuravam perturbar os novos convertidos exigindo que os mesmos cumprissem os preceitos alimentares da lei de Moisés.
Mas os apóstolos, orientados pelo Espírito Santo, deram instrução apropriada. Tiago levantou a voz e disse: “Pelo que julgo que não se deve perturbar àqueles, dentre os gentios que se convertem a Deus, mas, escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue“ (At 15.19,20).
Há um perigo no culto aos anjos. O apóstolo João conta que ao ouvir e ver toda a glória da Cidade Santa, a Nova Jerusalém, prostrou-se aos pés do anjo para o adorar. Mas o anjo disse: “Não faças tal, adora a Deus. Eu sou teu conservo e de teus irmãos” (Ap 19.10; 22.8,9).
Os anjos não aceitam ser adorados. Ao longo de toda Escrituras, homens e mulheres que tiveram visões com anjos não lhes prestaram adoração.
Os anjos apareceram ao patriarca Abraão (Gn 18.2) à Agar (Gn 16.13), livraram a Ló da destruição das cidades ímpias de Sodoma e Gomorra (Gn 19.15).
Jacó, no deserto, teve uma visão de uma escada onde anjos de Deus subiam e desciam (Gn 28.12). E lutou com um anjo no Val de Jaboque, quando retornava de Padan Arã (Gn 32.22-30).  
Os anjos acampam ao redor dos que servem a Deus (Sl 34.7;91.11), livram os servos do Senhor (Dn 3.28;6.22). Os anjos livraram aos amigos de Daniel na fornalha de fogo e a Daniel na cova dos leões.
Anunciaram o nascimento de Jesus (Lc 2.13).
São enviados a favor dos que hão de herdar a salvação (Hb 13,14). E não cessam de louvar a Deus (Sl 148.2).
Mas os anjos não são divinos nem são eternos, pois, foram criados por Deus (Cl 1.16). Por isso, não merecem adoração ou culto. Paulo menciona os anjos eleitos (1 Tm 5.21), e os apóstolos Pedro e Judas referem-se aos anjos que não guardaram  sua habitação – anjos caídos (2 Pe 2.4; Jd v.6).
Em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala das hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais (Ef 6.12).
O livro de Cantares, faz referência a uma luta que a Igreja, ali, prefigurada na pessoa da Sulamita, trava contra leões e leopardos, nos cumes de Amaná, de Senir e de Hermom (Ct 4.8).
Amaná, significa verdade. Senir, significa armadura (Ef 6.11,13,14).
Isto fala da luta que o povo de Deus trava contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Esta luta é travada contra anjos de natureza caída e demônios.
Na cruz, Jesus derrotou os anjos caídos (Cl 2.15).
Embora os anjos eleitos sejam de grande importância para a igreja e muitos são dotados de grande poder, não podemos adorá-los.
Eles desejaram até pregar o Evangelho, mas lhes foi negado, pois, pregação do Evangelho é privilégio dos homens regenerados por Cristo (1 Pe 1.12).
Toda revelação para que o homem e a Igreja saibam como se relacionar com Deus, já foi revelada nas Escrituras. Não se faz necessário quanto a isso, revelação de anjos.
Uma renomada revista semanal datada de 21 de dezembro de 2011, trouxe um artigo intitulado: “A volta dos anjos”, onde afirma que o mundo vive uma nova era dos anjos e acrescenta: eles desceram dos altares e estão sendo escalados pelas pessoas para atuar ao lado delas nas tarefas mais prosaicas do seu dia-a-dia.
E descreve as atividades destes seres para com os seres humanos, como no ato de cozinhar, estacionar um carro, achar um objeto perdido ou ir bem numa prova. E prossegue aquele escritor, que no campo do esoterismo os anjos são incluídos nas mais diferentes correntes místicas, tais como na cromoterapia, na yoga, no reiqi, na cabala, ma astrologia, nos cristais, e chama isto de a nova era angelical; dando a entender ser esta a verdade no que se refere aos anjos, embora existam alguns pontos positivos quando ele se refere à hierarquia dos anjos e fala de serafins, querubins, tronos, domínios, virtudes, potestades, principados, arcanjos e anjos.

Fontes:
CHANPLIN. Enciclopédia de Bíblia Filosofia eTeologia -  Edit. HAGNOS
COENEN. Lotar e BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Edit. Vida Nova
CHANPLIN. Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
CHANPLIN. Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
HINDSON, Tim Lahaye Ed. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Editores Gerais. Editora CPAD
ALMEIDA, Abraão de. Babilônia, Ontem e Hoje. Editora CPAD
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva. Editora Vida Nova
Revista Isto É nº. 2197 de 21.12.2011 – Págs. 84-91
Bíblias:
De Estudo Pentecostal. Editora CPAD
De Estudo Defesa da Fé. Editora CPAD
Em Ordem Cronológica: Nova Versão Internacional. Editora Vida
De Estudo Profética Tim Lahaye. Editora Hagnos
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário