Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO - Programa 050 de 06.01.12

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresentação do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Em nossa Rádio Missionária  nasendadacruz.com  ouça diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou” 
Texto Bíblico Chave
 Mateus 24.1-14
 “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo  aconteça, mais ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

INTRODUÇÃO: Sinais, milagres e prodígios são obras sobrenaturais cujo objetivo é demonstrar o poder de Deus sobre o mundo natural e que podem levar os incrédulos a reconhecer a soberania de Deus (Jo 3.2; 4.48; 14.11). Os sinais podem ser religiosos, políticos, sociais e físicos. Os discípulos perguntaram a Jesus: “Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mt 24.3).  Os últimos dias serão assinalados por acontecimentos espantosos (At 2.19,20).

O QUE SÃO OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO:
A segunda volta de Cristo a este mundo acontecerá em duas fases distintas:
 1ª Fase: Jesus vem para arrebatar a sua igreja e será um rapto, só os  crentes verão.

O apóstolo disse que esse acontecimento será num abrir e fechar de olhos ante a última trombeta. “Porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão primeiro, depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, ao encontrar o Senhor nos ares” ( I Ts 4.3-17; 1 Co 15.51,52; Mt 24.40,41; Hb 9.28).

2ª Fase:  Será visível, com poder e grande glória e todo olho verá. (Ap 1.7; Mt 24.27,30).
Por isso, quando a Bíblia diz, os sinais de sua vinda, pode se referir ao arrebatamento da Igreja ou a sua vinda em glória para destruir o reino do Anticristo, julgar as nações e estabelecer o seu reino milenial (Mt 25.31,32; Ap 20.1-6).

OS FATOS HISTÓRICOS DE ISRAEL QUE MARCAM A VOLTA DE CRISTO:
Os Evangelhos de Mt 24.25; Mc 13; Lc 21; descrevem os sinais que antecedem o arrebatamento da Igreja.
Analisemos alguns fatos históricos relacionados à Israel:
O Reino do Norte, ou das Dez Tribos, que, após o reinado de Salomão se rebelara, e, sob Jeroboão se organizara como reino separado do de Judá, em 722 aC, o reino do Norte foi conquistado pela Assíria e levado para o cativeiro. (2 Reis 18.9-12).
O Reino de Judá permaneceu fiel á descendência de Davi e, em três períodos distintos, foi subjugado ao cativeiro de Babilônia.
Em 605 aC. quando foi deportado o rei Jeoaquim e com ele seguem-se para a Babilônia Daniel e seus três companheiros, todos ainda adolescentes.
Em 589 a C. quando Jerusalém foi sitiada; e em 587 aC. quando Jerusalém capital de Judá foi destruída e o templo incendiado, desde então Israel jamais teve plena autonomia.

Mas em 14 de maio de 1948, quando foi criado o Estado de Israel o primeiro ministro Benguriom, leu Isaias 66.8 “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto, e já deu à luz seus filhos”.

Quando Israel declarou sua independência e cessou a administração britânica, o Egito, atacou Israel por ar, terra e mar, seguidos por Síria, Iraque, Jordânia e Líbano. Israel saiu vitorioso daquela que foi chamada de guerra da Independência.
Seu território que herdara da ONU  era de 14.300 quilômetros quadrados, passou para 20.800 quilômetros quadrados.

Depois veio a guerra de outubro de 1956, conhecida como guerra de Suez.
Israel também saiu vitorioso e houve um período de 10 anos sem conflitos até junho de 1967, quando os árabes se mobilizaram contra o Estado Judeu. 
Os Estados Unidos e a Grã Bretanha, pediam aos judeus que abandonassem a terra.
Os árabes eram dezenas de vezes mais poderosos que Israel, mas Israel atacou primeiro, naquela que ficou conhecida como a Guerra dos Seis Dias.
O território de Israel passou de 20.800 quilômetros  quadrados para 88.000 quilômetros quadrados, embora, depois tenha sido obrigado a fazer concessão aos egípcios e aos palestinos.

Voltou a ser atacado em 1973, naquela que ficou conhecida como a guerra de Yonquipur.
Israel saiu vitorioso. Nesta guerra Israel reconquistou Jerusalém para se cumprir o que disse Jesus “Jerusalém será pisada pelos gentios até que os tempos dos gentios se completem” (Lc 21.24).
“A figueira já floresceu”. (Lc 21.29,30).
Hoje Israel é uma nação soberana e respeitada no Conselho das Nações.
Na guerra de 1967, as rádios de Israel transmitiram as palavras do Senhor dita pelo profeta Amós “Removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, e plantarão vinhas e beberão o seu vinho, e farão pomares e lhes comerão o fruto. E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus” (Amós 9.14,15).

OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO:
Jesus predisse alguns acontecimentos que não seria o fim.
Falsos Cristos (Mt 24.5), guerra e rumores de guerras (Mt 24,6), mas ainda não é o fim.
Jesus falou de nações lutando contra nações, reinos contra reinos,  de fome e terremotos em vários lugares, com distúrbios internacionais e físicos no mundo, tudo isto, são princípio das dores.
“Mas o fim não será logo” (Lc 21.9).
Os grandes sinais da volta de Jesus são:

Israel como nação soberana, o avanço da ciência como nunca houve.
O domínio do átomo da informática e da cibernética.
O conhecimento dobra a cada dois anos (Dn 12.4; Naum 2.4).
As transmissões de um fato chega em qualquer parte do mundo em tempo real (Ap 11.7-11).
Um correio eletrônico dá a volta ao mundo em um segundo, uma confederação de países da Europa formando um bloco unido.
Já tem o Euro, o passaporte comum, o parlamento europeu, só falta o governador comum o (Anticristo) (2 Ts 2.4; Dn 7.7, 23-25; Ap 13.1-8).
Mas o grande sinal que aponta para o fim, é a evangelização do mundo de forma geral, em todos os continentes (Mc 13.10; Mt 24.14)

Então virá o fim.
Jesus mandou evangelizar todas as nações, povos, tribos e línguas (Mt 28.18-20; Mc 16.15).

Pesquisas de antropólogos e linguistas revelam que há mais de 5.000 línguas e dialetos e mais da  metade ainda não têm uma porção da Palavra de Deus.
Portanto, ide ensinai.

Fontes:
CHANPLIN. Enciclopédia de Bíblia Filosofia eTeologia -  Edit. HAGNOS
COENEN. Lotar e BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Edit. Vida Nova
CHANPLIN. Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
CHANPLIN. Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
HINDSON, Tim Lahaye Ed. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Editores Gerais. Editora CPAD
ALMEIDA, Abraão de. Babilônia, Ontem e Hoje. Editora CPAD
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva. Editora Vida Nova
Revista Isto É nº. 2197 de 21.12.2011 – Págs. 84-91
Bíblias:
De Estudo Pentecostal. Editora CPAD
De Estudo Defesa da Fé. Editora CPAD
Em Ordem Cronológica: Nova Versão Internacional. Editora Vida
De Estudo Profética Tim Lahaye. Editora Hagnos
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário