Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OS BEBÊS PODEM APRENDER QUE FORAM CRIADOS POR DEUS

Interação Pedagógica


           PREPARANDO O AMBIENTE PARA A  APRENDIZAGEM
                                      
Todos sabemos que os Bebês requerem cuidados especiais.
É preciso estar atentos com a limpeza e higiene do ambiente.
Os produtos de limpeza a serem usados devem ser neutros.
Odores fortes podem causar problemas alérgicos e respiratórios, que prejudicam a saúde da criança.
Semanalmente os brinquedos devem ser lavados, assim como os lençóis, as lixeiras, as luminárias, etc.
É preciso passar pano no chão, aspirar tapetes, desinfetar armários, móveis, mesas e cadeiras, e o ar deve ser sempre renovado.
Quando em uma salinha de Berçário, o professor deve chegar cedo e abrir as janelas.
Mas em casa a Mamãe ou a Vovó também deve seguir todos os requisitos para a segurança do Bebê.

1. INTERAJA COM O BEBÊ ENSINANDO O VERSÍCULO
     (Ele nos fez......Sl 100.3)
Podemos orientar os Bebês a conhecer Deus, o seu Criador.
Muitas pessoas duvidam da capacidade de aprendizagem dos Bebês sobre Deus.
Entretanto, é plenamente possível ensinar-lhes as verdades bíblicas, haja vista, serem muito inteligentes e estarem prontos a aprender.
Para ensinar ao Bebê sobre as verdades de Deus (o versículo bíblico) mantenha-o bem próximo a você.
Coloque-o no colo confortavelmente em um ambiente propício à aprendizagem e tenha sempre à mão uma Bíblia ilustrada, aberta em ilustrações que correspondam ao ensino que ele vai receber.
Seu cérebro fotografará as imagens e arquivos mentais através da conexão dos neurônios serão criados em sua mente.
Algo que devido á idade receptiva à aprendizagem jamais se apagará.
 Converse com ele sobre a Bíblia e diga-lhe que aquele livro é a Palavra de Deus, não importa a sua idade, se tem 2 meses ou 2 anos, a informação não voltará vazia.
Ao dizer-lhe que o livro é a Palavra de Deus, fale o versículo correspondente ao tema – Deus me criou.
 Repita para o Bebê várias vezes: “Ele nos fez...”

Para aprender a história bíblica, o Bebê deve estar acomodado em uma cadeira especial para Bebê, se possível, no “Bebê-Conforto”.

Permita que se veja no espelho. Então diga:
Deus criou.....(fale o nome da criança).
Ele criou você com uma boquinha (aponte para a boca).

Ele criou você com dois olhinhos (aponte para os olhos) e criou você com um nariz, também (aponte para o nariz).

Fale: Deus é bom. Deus criou você.
Conte essa história para ele por toda a semana, diariamente.

Ensine o versículo á criança de 1 e 2 anos, (Ele nos fez......Sl 100.3),  enfeitando com papel de presente uma caixa de papelão.
Coloque dentro dela um espelho.
A caixa deve ficar sobre uma mesa.
Explique que Deus criou o céu, as flores, os animais.
 Mas hoje, ele vai conhecer alguém mais especial e muito importante que Deus criou.
Depois convide-o para olhar para dentro da caixa.
Ele verá sua própria imagem refletida no espelho.

É hora de explicar que fomos criados por Deus.
Recite o texto bíblico e experimente fazê-lo vivenciar a experiência juntos e em vários momentos.

Para contar-lhe a história bíblica sente com ela no chão sobre um tapete, se tiver com 2 ou mais crianças, forme um círculo.
Mostre-lhes figuras ou fotos de diferentes crianças.
A medida que forem vendo as figuras ou fotos, vá dizendo:
Deus nos criou.
Ele criou essa criança.

Mostre a figura ou a foto, e se for conhecida, cite o nome dela.
Depois, diga que Deus também a criou (cite o seu nome).
Vamos agradecer a Deus por ter nos criado. Amém.
 2. INTERAJA COM O BEBÊ LOUVANDO
 As crianças de 0 a 2 anos aprendem através da música, através do olhar, do ouvir, ou simplesmente por imitar aqueles que o cercam no seu dia a dia.

Desde cedo devemos proporcionar ao Bebê impulsos sonoros, pois assim terá mais capacidade para desenvolver sua capacidade cognitiva.

Para o Bebê, a música não tem unicamente a finalidade de entretenimento.
A música é para ele uma importante ferramenta de aprendizagem.
Por isso valorize a música na vida do seu Bebê.
Cante com ele, faça gestos e bata palmas.
                                        Logo, logo ele irá reproduzir tudo que viu e ouviu.
 3. INTERAJA COM O BEBÊ BRINCANDO
 Embora nos primeiros meses de vida a criança passe a maior parte do tempo dormindo, ela não é um ser passivo.
Precisa de interação para se sentir acolhida.
E a melhor maneira é brincar com ela.
Nesta fase o bebê não precisa de brincadeiras muito elaboradas.
 Conversar, pegá-lo no colo e fazer leves cócegas; já tem um sentido lúdico.
Brinque com o Bebê cobrindo o rosto com um lenço e em seguida incentive a criança a tirá-lo com perguntas do tipo Cadê?

Depois de alguns segundos é só puxar o lenço, e dar um sorriso acompanhado do “achou”!
E repetir: “Deus criou o Bebê”!
Também vale esconder os brinquedos ou tapar os olhos com as mãos

As crianças de 1 e 2 anos estão em uma fase de familiarização com as relações de causa e efeito,  por isso ficam atraídas por objetos que possam empilhar.
Tirar e por bugigangas dentro de uma caixa também pode ser o máximo para elas.

Então pegue a mesma caixa que utilizou para ensinar o versículo e coloque dentro dela alguns bichinhos de borracha e alguns bonecos.
Deixe que esvazie e encha a caixa por algumas vezes e na medida que pegue os brinquedos vá dizendo para ela:

“Deus criou o coelhinho, Deus criou o peixinho, Deus criou o gatinho.
De acordo com o animal que for sendo retirado, vá dando o destaque.

Dê nomes conhecidos aos bonecos e por fim diga: “Deus criou você também”.

5. COMO SE COMPORTAM OS BEBÊS
Por volta dos 7 meses, o Bebê é muito simpático e social.
Porém em torno dos 8 meses, começam a ter atitudes que deixam pais, e pessoas que lidam com eles como os professores, totalmente desconcertados.
                                    Recusam o colo que não seja da mamãe ou do papai.
Muitas vezes, nem a vovó, o vovô, ou parentes próximos estão livres de serem rejeitados.
Porém essa é uma reação normal da criança, faz parte do processo do seu amadurecimento, onde ela recusa contato fora do seu ambiente doméstico.

Por isso, deve-se evitar a troca de Professores e Auxiliares nas Classes do Berçário.
O famoso rodízio deve ser evitado.
A adaptação da criança na classe será mais fácil quando o estranho for superado.
Então a criança será capaz de estabelecer novos contatos.

6. CURIOSIDADES SOBRE OS BEBÊS
.A convivências dos pequeninos com outras crianças deve ser estimulada logo cedo.
Porém, é comum acontecerem algumas brigas ocasionais.
As crianças de 1 e 2 anos não são muito interativas em grupos.
As brincadeiras são muito pessoais.
.A sociabilização só vai ser maior a partir do terceiro ano, no maternal.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Segundo afirma Piaget, a criança de 0 a 2 anos está no seu estágio sensório-motor e aprende a partir de reflexos neurológicos básicos.
O Bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio.
Também é marcado pela construção prática das noções de objeto, espaço, causalidade e tempo.

As noções de espaço e tempo são construídas pela ação, configurando assim, uma inteligência essencialmente prática.
Segundo a teoria de Piaget o comportamento é aprendido pela observação dos modelos, os quais podem exercer uma influência direta ou indireta sobre o comportamento do indivíduo.
 A criança aprende progressivamente através de várias fontes, tais como a família, a escola, os amigos e os “media”.
Atualmente para além da televisão, destaca-se mais os “medias” – a internet, uma porta aberta para o mundo, que contribuem para a sociabilização da criança.

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua como objeto da cultura.
Desde a idade do berçário, 0 a 2 anos, pais e professores devem observar e registrar as ações das crianças ao longo da brincadeira para propor desafios diferenciados, de acordo com a idade e a situação.

Quando brinca, a criança usa seus recursos para explorar o mundo, amplia sua percepção sobre o ambiente e sobre si, organiza o pensamento, além de trabalhar seus afetos e sensibilidades.
 Entre 0 e 2 anos, os Bebês praticam os chamados jogos de exercício – as brincadeiras sensório-motoras, designadas por Piaget, como quando os pequenos descobrem novos objetos ou imitam os gestos corporais e vocais de seus parceiros mais experientes, colocando em ação um conjunto de condutas que os ajudam a desenvolver suas potencialidades.


Fontes:
Texto baseado no Manual do Berçário ½ da Escola Dominical – CPAD
Comentarista:Telma Bueno
revistaescola.abril.com.br
Wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário