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terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Comentário nº.1 – Escatologia, O Estudo das Últimas Coisas - 03.01.16

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre 2016
Mateus 24.4,5,11 – 13; 1 Tessalonicenses 1.10
Reflexão: O Estudo da Escatologia Bíblica traz ao coração dos salvos a esperança de um dia estarem para sempre com o Senhor Jesus Cristo.

Definição: O termo “Escatologia” tem origem, em duas palavras gregas:
Escathos, “último”, e logos, “estudo”, “mensagem”, “palavra”. Significa Doutrina das Últimas Coisas, e se refere a eventos relacionados tanto com o indivíduo como com o mundo, os quais ainda vão acontecer.

Para entender corretamente a Escatologia Bíblica, é preciso vê-la como um dos aspectos integrantes de toda a revelação bíblica (Is 46.9,10). A Escatologia não deve ser vista como algo encontrado somente em livros como Daniel, Ezequiel, Zacarias e Apocalipse. Mas como aquele princípio que domina e permeia toda mensagem bíblica. Assim se expressava Jurgen Moltmam:

Do começo ao fim e não apenas no epílogo, o Cristianismo é Escatologia, é esperança, o olhar e o andar para frente. E por causa disso, também, é revolucionar o presente.
O escatológico não é um dos elementos do Cristianismo, mas é o agente da fé cristã. Em si, a chave a qual tudo está ajustado.
Por isso, a Escatologia não pode ser apenas uma parte da doutrina cristã. Antes, a perspectiva escatológica é característica de toda a programação cristã de cada existência cristã, e de toda a Igreja.

Existem três grandes correntes de pensamento em Escatologia, cada uma com uma perspectiva diferente, acerca da Vinda do Reino de Deus o qual pode ser: Presente, Futuro, ou tanto o Presente como o Futuro.
Todo pensamento escatológico é gerado de acordo com o entendimento sobre esses três pontos. Seguimos o ponto futuro. Nessa perspectiva futura, vemos duas grandes divisões: Escatologia Geral e Escatologia Individual.

1.            Escatologia Geral  - Na Escatologia Geral temos:
a)            O Fim dos Tempos;
b)            O Arrebatamento da Igreja;
c)            A Grande Tribulação;
d)            A Vinda de Cristo;
e)            O Milênio;
f)             O juízo Final;
g)            O Estado Eterno.

2. Escatologia Individual – Na Escatologia Individual temos os aspectos futuro da vida das pessoas, e importantes temas para a compreensão da vida futura, tais como:
a) O Estado Intermediário – Vida após a Morte;
b) A Ressurreição dos Mortos;
c) O Destino Final.

O Estudo da Doutrina das Últimas Coisas é de fundamental importância para os que esperam a Vinda de Jesus em duas fases:

Uma, para levar a igreja, antes da Grande Tribulação.
Outra, ao final da Grande Tribulação, já com sua igreja glorificada para destruir os Exércitos Confederados do Anticristo, e livrar Israel, julgar as nações e estabelecer o seu Reino Milenar. A presente Era, para a verdadeira Igreja, termina com a translação da Igreja à presença do Senhor.

Essa translação da Igreja é uma das considerações mais importantes da Escatologia do Novo Testamento (Jo 14.1-3; 2Ts 2.1;1Ts 4.3-18; 1Co 1.8; 15.51.52; Fp 3.20,21; 2Co 5.1-9).

Esta é uma das questões em que os estudiosos da Bíblia mais discordam na atualidade. Intérpretes da “Escola Pré milenarista” estão divididos em campos como os Parcialistas, que levantam a questão de quem participará do arrebatamento, e os Pré tribulacionistas, meso tribulacionistas e pós tribulacionistas, que levantam a questão da ocasião do Arrebatamento em relação ao Período Tribulacional.

Considerando que o Segundo Advento de Cristo é o evento mais importante da Escatológica do Novo Testamento, passamos a dar uma definição das várias palavras usadas no Novo Testamento em relação ao Segundo Advento de Cristo”:
Parousia, apokalupsis e Epiphanéia.

Na opinião de grandes teólogos, esses três termos são usados em sentido geral e não técnico, e referem-se tanto ao Arrebatamento, quanto ao Retorno glorioso de Cristo à Terra.

1.            Parosia – É a palavra mais usada nas Escrituras em referência ao Retorno de Cristo. Ela ocorre vinte e quatro vezes no NT, numa variedade de conexões.

Como sua etmologia indica, a palavra significa “estar perto” ou “ao lado”. Ela envolve tudo o que a palavra portuguesa presença, denota.
Dai, passou a significar não só presença, mas o ato pelo qual a presença é realizada, a vinda do indivíduo.

Um breve resumo de seu uso no NT inclui 1Co 16.17; 2Co 7.6,7; Fp 1.26; 2Ts 2.9; 2Pe 3.12. Todos esses versículos são Casos Gerais e não Técnicos. Este termo é usado frequentemente com relação ao “Arrebatamento da Igreja”. E é claro nas seguintes passagens bíblicas: 1Co 15.23; 1Ts 2.19; 4.15; 5.23; 2ts 2.1; Tg 5.7,8; 2Pe 3.4; 1Jo 2.29.

No entanto, a palavra também é usada com relação ao “Retorno de Cristo” á Terra com a Igreja em várias passagens: Mt 24.3,27,37,39; 1Ts 3.13; 2Ts 2.8; 2Pe 1.16.
É inevitável concluir que a mesma palavra é usada em todas essas passagens, em sentido geral e não específico. Sua contribuição à Doutrina, é revelar a presença corporal de Cristo.

Apokalupsis – A segunda palavra importante para “a vinda” é Apokalupsis. Esta palavra ocorre dezoito vezes na forma de substantivo e vinte e seis vezes na forma de verbo.

Kalupsis é derivada de “apo” e “kalupto”, a última significando “cobrir”, ou “esconder”, e com o prefixo, “descobrir”, ou “desvendar”, e assim “revelar”.

Uma pesquisa daquelas passagens em que a palavra, é usada em relação a Cristo, demonstra que em várias ocorrências ela é usada para descrever a Segunda Vinda de Cristo (1Pe 4.13; 2Ts 1.7; Lc 17.30). Em outras passagens, ela é usada com referência à Vinda de Cristo nos ares para buscar a Igreja (1 co 1.7; Cl 3.4; 1Pe 1.7,13).

3. Epifaneia – É a terceira palavra usada para o Retorno de Cristo. Esta palavra é usada para indicar a Primeira Vinda de Cristo à Terra, em sua encarnação (Lc 1.79; 2Tm 1.10).
Quando empregada em referência ao Retorno do Senhor, em dois casos ela se refere ao Arrebatamento da Igreja, e em dois casos ela se refere ao Arrebatamento da igreja, e em

Outros dois casos parece referir-se á Segunda Vinda de Cristo.
É sã exegese classificar 1Tm 6.14 e 2Tm 4.8, como referencia ao arrebatamento. Já a 2Tm 4.1 e Tt 2.13, parece referir-se à sua Segunda Vinda visível onde todo olho verá (Ap 1.7).

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 1º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato
RENOVATO Elinaldo. O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glórias para os Salvos. CPAD. RJaneiro 2015
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São Paulo, 2010.
ERICSON. Millard J. Teologia Sistemática. 1ª. Edição. Editora Vida Nova. São Paulo, 2015.

HAYE. Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. São Paulo, 2005.

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