Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Preparo do Líder para o Exercício de sua Função
2Timóteo 3.16; 1Pedro 1.20,21
ELADALPE

Reflexão: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra
(2Tm 3.16,17)

Perfil do Líder  - Influenciador de pessoas.

I   - Requisitos para ser um Líder:
a) Ter uma vida devocional particular com Deus
b) Ser consciente de que o tempo gasto com Deus é o que determina a verdadeira profundidade, altura e largura do seu ministério ou função.

II  - Preparo do Líder para atender as necessidades do seu grupo:
Nunca se perde tempo buscando a direção de Deus para cada mensagem. Pregar ou ensinar é a comunicação divina da verdade através da personalidade humana do pregador ou ensinador.

Podemos classificar a transmissão de uma mensagem de três formas: expositiva, temática e textual.

A mensagem expositiva – É tomar um trecho das Escrituras e responder a duas perguntas – o que disse? (no passado)  o que diz? (nos dias atuais).

A mensagem temática – Nesta o orador pode escolher o seu esboço.

A mensagem textual – É aquela em que os pontos principais do sermão são regidos pelo texto lido, e o pregador pode colocar entre os pontos o que quer que se sinta levado a colocar.

III - Etapas da preparação de uma mensagem ou sermão:
1. Leia minuciosamente, medite e ore a respeito do texto das Escrituras sobre o qual vai pregar ou ensinar. Faça isto sem o auxílio de qualquer estudo externo. Só você o Espírito Santo e a Bíblia.

2. Anote pensamentos e perguntas que você achar necessário fazer.

3. Consulte Comentários Bíblicos, Dicionários, Chaves Bíblicas e outros meios instrutivos. Use ampla seleção de recursos de estudos em pesquisas. Tome abundante notas.

4. Desenvolva o título, o assunto e o esboço. A mensagem inteira pode ser expressa em uma só frase ou palavra.
Por exemplo no estudo da vida de Daniel, o acordo que foi feito entre ele e seus três companheiros (Dn 1.8; 11-17), a palavra “disciplina” ou “fidelidade”, resume toda a mensagem.

No evangelho de João 21.6, quando Jesus mandou os seus discípulos lançarem mais uma vez a rede à direita, a palavra “confiança” resume toda a mensagem.
O título é fiel ao texto e desperta interesse.

5. Considere a introdução minuciosamente e em detalhes. Ponha a pessoa no texto e o texto nas pessoas, ou seja, use as técnicas de contextualização e transversalização.

6. Medite longamente na conclusão. Todo e qualquer sermão deve ter princípio (introdução) meio (que é o desenvolvimento do conteúdo) e fim (a conclusão).

Na conclusão você deve fazer com que os ouvintes voltem para casa com a lembrança do que foi ensinado. A última impressão do que o sermão deixou para os ouvintes está situada na conclusão.

7. Creia naquilo que fala – Não há dúvida de que a igreja primitiva viveu no reino do sobrenatural. Sinais e maravilhas eram coisas comuns naqueles primeiros dias da igreja.

Muitos na igreja primitiva haviam presenciado o ministério de milagres de Jesus Cristo. Isso está evidenciado no sermão de Pedro no Dia de Pentecostes.

Disse Pedro: “Varões israelitas, escutai estas palavras: a Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis” (At 2.22).

Os resultados desse sermão do apóstolo Pedro foram milagrosos: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas” (At 2.41).

8. exemplo de vida – “Escrevo-te estas coisas para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.14,15).

A igreja é o lugar onde a verdade escrita de Deus é comunicada, onde a verdade é proclamada e vivenciada. O estilo de vida que o mundo vive não é a forma designada por Deus para a sua igreja. Pois o mundo não vive de acordo com o querer de Deus.

Aquele que lidera deve ser um exemplo para a família para a igreja e para a sociedade.

A igreja apresenta a realidade ao mundo; ela é a consciência da sociedade. A igreja mostra a verdade de forma que as pessoas possam vê-la e entendê-la. Ela mostra Jesus.

Ainda que o mundo tente obstruir a verdade de Jesus, o Espírito Santo convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

A igreja deve mostrar Jesus em tudo que faz. O Senhor Jesus é encontrado de capa a capa ao longo da Bíblia. Ele é visto em todo AT e é a figura central do NT.

A Bíblia diz-nos; “No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.1-4;14).

“A Bíblia é a carta de navegação de Deus pela qual o navio do crente é governado, para nos impedir de afundar e para mostrar-nos onde é o porto e como alcançá-lo sem bater em pedras ou obstáculos”.


Bibliografia: Texto baseado no Manual do Pastor Pentecostal – Edição CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário