Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Lição 07 – Honrarás Pai e Mãe - 15.02.2015

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre / 2015
                                             Exodo 20.12; Ef 6.1-3; Mc 7.10-13    

Reflexão: “Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá”. (Ex 20.12).


O quinto mandamento está registrado em êxodo 20.12, assim: “Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá”. A versão Deuteronômica é um pouco mais longa:

Honra a teu pai, e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Dt 5.16).

Ela nos lembra da fonte da ordem e acrescenta uma segunda bênção à versão de Êxodo, prometendo prosperidade além de vida longa.

É claro, vida longa sem prosperidade não é uma bênção, por isso, tal como no quarto mandamento, Deuteronômio apenas deixa claro o que já estava implícito em Êxodo.

Com este mandamento, passamos do grupo dos primeiros quatro mandamentos às vezes denominado de “primeira” tábua da lei – para os últimos seis – a “segunda” tábua.

A primeira tábua se concentra no nosso dever para com Deus, enquanto a segunda tábua 
se concentra no nosso dever para com os outros.

Já vimos que os primeiros quatro mandamentos tem muito a dizer sobre nosso relacionamento com outras pessoas.
Até mesmo o mandamento do sábado se importa profundamente com a misericórdia e a justiça.

Só servimos a Deus de coração se verdadeiramente também expressamos nosso amor para com os outros.

“Honrar” é o verbo ativo do quinto mandamento, a ação que Deus quer que realizemos. 
Honra é o respeito que um “inferior” oferece a um “superior”.

O alcance geral do quinto mandamento é o cumprimento dos deveres que mutuamente temos um para com os outros nas nossas diversas relações como inferiores, superiores ou iguais.

Qual é a honra que os inferiores devem aos superiores? A honra que os inferiores devem aos superiores é toda a devida reverência em coração, em palavras e em procedimentos;

a oração e ações de graça por eles; a imitação das suas virtudes e graças; a pronta obediência aos seus mandamentos e conselhos legítimos; a devida submissão às suas correções;

a fidelidade, a defesa, a manutenção e o apoio devido à pessoa e à autoridade deles, conforme os seus diversos graus e a natureza das suas posições;

suportando as suas fraquezas e cobrindo-as com amor, para que seja uma honra para ele e para o seu governo.

Quais são os pecados dos inferiores contra os seus superiores?
Os pecados dos inferiores contra os seus superiores são: Toda a negligência dos deveres exigidos para com eles; 

a inveja, o desprezo, a rebelião contra a pessoa e a posição deles
 em seus conselhos, mandamentos e correções legítimos; a maldição, a zombaria e todo comportamento rebelde e escandaloso que venha a ser uma desonra e vergonha para ele e para o seu governo.

Examinamos o conceito bíblico de honra, e agora chegamos a expressão “teu pai e tua mãe” no mandamento.

O sentido dessa expressão pode parecer óbvio. Temos falado de pais e mães extensivamente, sem qualquer necessidade particular de definirmos termos.

O que significa as palavra “pai” e ‘mãe” no quinto mandamento? As palavra “pai” e ‘mãe” no quinto mandamento, abrangem não somente os próprios pais, mas também,

todos os superiores em idade e dons, e especialmente todos aqueles que por ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na família, quer na igreja, quer no estado.

A estrutura das metáforas familiares na Escritura – A Escritura usa pai e mãe para uma ampla faixa de relacionamentos além da família literal.
Esses termos designam governantes (Gn 45.8; Jz 5.7; Is 49.23).

Chefes militares (2Re 5.13), Profetas (2re 2.12), Mestres da sabedoria (Sl 34.11; Pv 1.8;10.15).

Líderes de igreja (1Co 4.15; Gl 4.19; 1Tm 1.2; Tt 1.4) e pessoas mais idosas (Lv 19.32; 1Tm 5.1).

A linguagem do quinto mandamento se aplica ao próprio Deus. “O filho honra ao pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai onde está aminha honra?

E se eu sou o senhor onde está o meu temor, diz o Senhor dos exércitos ó sacerdotes que desprezais o meu nome (Ml 1.6).

Deus pode invocar o primeiro mandamento para exigir honra para si. Mas, em vez disso, aqui em Malaquias ele escolhe invocar o quinto mandamento.

Assim, qualquer pecado contra Deus – ou seja, todo pecado é uma violação do quinto mandamento. Esse é “o sentido amplo” do quinto mandamento:

Uma ordem para honrar a Deus como Pai. Esse aspecto do mandamento tem um sentido mais rico para com os crentes do      Novo Testamento, pois foram ensinados por Jesus a chamar Deus especificamente de Pai (Mt 6.9; Ef 3.14-25).

Esses usos metafóricos de pai e mãe estendem o alcance do quinto mandamento a muitas esferas da sociedade e a muitas estruturas de autoridades diferente.

Como veremos, toda estrutura de autoridade gera uma obrigação semelhante a dos filhos para com seus pais.

E a fidelidade em cada uma dessas relações resulta na promessa divina de vida longa e prosperidade.

A promessa de prosperidade – Paulo chama o quinto mandamento de “o primeiro mandamento com promessa”. (Ef 6.2). 
E esse é, literalmente o caso.

O segundo mandamento (Ex 20.6), inclui uma declaração de que Deus faz “misericórdia até mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos, mas não especifica quais bênção este amor os trará.

Ex 20.6 é uma declaração do amor de Deus no presente, porém não é bem uma promessa, pois não é uma predição de algo específico que acontecerá no futuro aos que forem obediente.

Assim, no decálogo, a promessa é algo distintivo do quinto mandamento. Apesar disso, essa promessa não é uma passagem isolada nas Escrituras como um todo.

É um princípio geral da lei bíblica que a obediência a Deus, traz as bênçãos de vida longa e prosperidade (Dt 5.32 –  6.3).

Este mandamento deixa antever o recebimento de muitas bênçãos, decorrentes de uma atitude de respeito e obediência aos pais.

Por outro lado, temos muitos trechos bíblicos que apontam os problemas que podem advir quando o quinto mandamento é quebrado.

A peculiaridade do quinto mandamento é exatamente essa: Ele vem com uma promessa anexada – prolongamento de vida.

O mandamento é individual. A promessa é concedida coletivamente a toda sociedade. A aplicação não foi restrita à sociedade de Israel. Certamente o direcionamento principal era Israel, como lemos em Dt.5.16.

Mas toda e qualquer sociedade que respeita a instituição da família se manterá forte e viva por mais tempo.

Toda aquela que despreza e destrói essa fundação procedente de Deus, se deteriorará com incrível rapidez, como está ocorrendo com a nossa sociedade atual, que destrói os valores absolutos, conforme Sl 11.1-3.

Deus reforça a família, como célula principal da sociedade, demandando obediência e honra aos pais concedendo promessas pessoais e genéricas à sociedade que demonstra esse respeito.

A abrangência do quinto mandamento – Honra e obediência aos pais é um mandamento repetido em vários locais e de várias formas pela palavra de Deus. Ele compreende, por extensão, o respeito devido aos velhos e às autoridades em geral (Lv 19.3,32)

 “Cada um respeitará à sua mãe e a seu pai... e diante das cães te levantarás e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus...”

A punição para desobediência aos pais, estabelecida na lei civil do estado de Israel, no Antigo Testamento, era terrivelmente severa (Dt 21.18-21).

Deus queria que todos constatassem a gravidade da ofensa, para preservar uma sociedade ordeira.

O NT apresenta de forma bastante explícita o quinto mandamento, dirigindo-se tanto aos filhos como aos pais (Ef 6.1,4; Cl 3.20,21).

Devemos estar conscientes da abrangência e da importância pessoal, social e familiar do quinto mandamento.


Fonte de pesquisa:
SOARES Esequias – Comentarista da Revista do Mestre – EBD CPAD – 1tri 2015
SOARES Esequias. Os Dez Mandamentos – Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. CPAD. 1ª. Edição. RJaneiro, Outubro / 014
CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia Vl 3
REIFLER, Hans Ulrich. A Ética dos Dez Mandamentos. Soc.
Teologia Sistemática – Vl.8 Editora Hagnus. SPaulo, 2003.
FRAME, John M. A Doutrina da Vida Cristã. Editora Cultura Cristã. SPaulo, 2013
PORTELA, Solano. A Lei de Deus Hoje. Editora Os Puritanos. SPaulo, 2000
KEVAN, Ernest. A Lei Moral. Editora Os Puritanos. SPaulo, 2000
Bíblia de Estudo Macartur – Versão Almeida Revista e Atualizada
Bíblia B. K. J. Sociedade Bíblica Íbero-Americana., SPaulo 2012
Comentário Bíblico Broadman V.1 – Gênesis - Èxodo. Editora Juerpe. Rio de Janeiro 1986.

Obs – As referências bíblicas desses estudo são da versão B.K.J atualizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário