Abordagem
de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º.
Trimestre / 2015
Exodo 20.12; Ef 6.1-3; Mc
7.10-13
Reflexão: “Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na
terra que o Senhor, teu Deus te dá”. (Ex 20.12).
O quinto mandamento está registrado em êxodo 20.12, assim: “Honra o teu pai e a tua mãe, para
que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá”. A versão Deuteronômica é um pouco mais
longa:
“Honra a teu pai, e a tua mãe,
como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para
que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Dt 5.16).
Ela nos lembra da fonte da ordem e acrescenta uma segunda bênção à versão
de Êxodo, prometendo prosperidade além de vida longa.
É claro, vida longa sem prosperidade não é uma bênção, por isso, tal
como no quarto mandamento, Deuteronômio apenas deixa claro o que já estava
implícito em Êxodo.
Com este mandamento, passamos do grupo dos primeiros quatro mandamentos
às vezes denominado de “primeira” tábua da lei – para os últimos seis – a
“segunda” tábua.
A primeira tábua se concentra no nosso dever para com Deus, enquanto a
segunda tábua
se concentra no nosso dever para com os outros.
Já vimos que os primeiros quatro mandamentos tem muito a dizer sobre
nosso relacionamento com outras pessoas.
Até mesmo o mandamento do sábado se importa profundamente com a
misericórdia e a justiça.
Só servimos a Deus de coração se verdadeiramente também expressamos
nosso amor para com os outros.
“Honrar” é o verbo ativo do quinto mandamento, a ação que Deus quer que
realizemos.
Honra é o respeito que um “inferior” oferece a um “superior”.
O alcance geral do quinto mandamento é o cumprimento dos deveres que
mutuamente temos um para com os outros nas nossas diversas relações como
inferiores, superiores ou iguais.
Qual é a honra que os inferiores devem aos
superiores? A honra que
os inferiores devem aos superiores é toda a devida reverência em coração, em
palavras e em procedimentos;
a oração e ações de graça por eles; a imitação das suas virtudes e
graças; a pronta obediência aos seus mandamentos e conselhos legítimos; a
devida submissão às suas correções;
a fidelidade, a defesa, a manutenção e o apoio devido à pessoa e à
autoridade deles, conforme os seus diversos graus e a natureza das suas
posições;
suportando as suas fraquezas e cobrindo-as com amor, para que seja uma
honra para ele e para o seu governo.
Quais são os pecados dos inferiores contra os
seus superiores?
Os pecados dos inferiores contra os seus superiores são: Toda a
negligência dos deveres exigidos para com eles;
a inveja, o desprezo, a
rebelião contra a pessoa e a posição deles
em seus conselhos, mandamentos e
correções legítimos; a maldição, a zombaria e todo comportamento rebelde e escandaloso
que venha a ser uma desonra e vergonha para ele e para o seu governo.
Examinamos o conceito bíblico de honra, e agora chegamos a expressão
“teu pai e tua mãe” no mandamento.
O sentido dessa expressão pode parecer óbvio. Temos falado de pais e
mães extensivamente, sem qualquer necessidade particular de definirmos termos.
O que significa as palavra “pai” e ‘mãe” no
quinto mandamento? As palavra
“pai” e ‘mãe” no quinto mandamento, abrangem não somente os próprios pais, mas
também,
todos os superiores em idade e dons, e especialmente todos aqueles que
por ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na
família, quer na igreja, quer no estado.
A estrutura das metáforas familiares na Escritura – A Escritura usa pai
e mãe para uma ampla faixa de relacionamentos além da família literal.
Esses termos designam governantes (Gn 45.8; Jz 5.7; Is 49.23).
Chefes militares (2Re 5.13), Profetas (2re 2.12), Mestres da sabedoria
(Sl 34.11; Pv 1.8;10.15).
Líderes de igreja (1Co 4.15; Gl 4.19; 1Tm 1.2; Tt 1.4) e pessoas mais
idosas (Lv 19.32; 1Tm 5.1).
A linguagem do quinto mandamento se aplica ao próprio Deus. “O filho
honra ao pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai onde está aminha honra?
E se eu sou o senhor onde está o meu temor, diz o Senhor dos exércitos ó
sacerdotes que desprezais o meu nome (Ml 1.6).
Deus pode invocar o primeiro mandamento para exigir honra para si. Mas,
em vez disso, aqui em Malaquias ele escolhe invocar o quinto mandamento.
Assim, qualquer pecado contra Deus – ou seja, todo pecado é uma violação
do quinto mandamento. Esse é “o sentido amplo” do quinto mandamento:
Uma ordem para honrar a Deus como Pai. Esse aspecto do mandamento tem um
sentido mais rico para com os crentes do Novo
Testamento, pois foram ensinados por Jesus a chamar Deus especificamente de Pai
(Mt 6.9; Ef 3.14-25).
Esses usos metafóricos de pai e mãe estendem o alcance do quinto
mandamento a muitas esferas da sociedade e a muitas estruturas de autoridades
diferente.
Como veremos, toda estrutura de autoridade gera uma obrigação semelhante
a dos filhos para com seus pais.
E a fidelidade em cada uma dessas relações resulta na promessa divina de
vida longa e prosperidade.
A promessa de prosperidade – Paulo chama o quinto mandamento de “o
primeiro mandamento com promessa”. (Ef 6.2).
E esse é, literalmente o caso.
O segundo mandamento (Ex 20.6), inclui uma declaração de que Deus faz
“misericórdia até mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus
mandamentos, mas não especifica quais bênção este amor os trará.
Ex 20.6 é uma declaração do amor de Deus no presente, porém não é bem
uma promessa, pois não é uma predição de algo específico que acontecerá no
futuro aos que forem obediente.
Assim, no decálogo, a promessa é algo distintivo do quinto mandamento. Apesar
disso, essa promessa não é uma passagem isolada nas Escrituras como um todo.
É um princípio geral da lei bíblica que a obediência a Deus, traz as
bênçãos de vida longa e prosperidade (Dt 5.32 – 6.3).
Este mandamento deixa antever o recebimento de muitas bênçãos,
decorrentes de uma atitude de respeito e obediência aos pais.
Por outro lado, temos muitos trechos bíblicos que apontam os problemas
que podem advir quando o quinto mandamento é quebrado.
A peculiaridade do quinto mandamento é exatamente essa: Ele vem com uma
promessa anexada – prolongamento de vida.
O mandamento é individual. A promessa é concedida coletivamente a toda
sociedade. A aplicação não foi restrita à sociedade de Israel. Certamente o
direcionamento principal era Israel, como lemos em Dt.5.16.
Mas toda e qualquer sociedade que respeita a instituição da família se
manterá forte e viva por mais tempo.
Toda aquela que despreza e destrói essa fundação procedente de Deus, se
deteriorará com incrível rapidez, como está ocorrendo com a nossa sociedade
atual, que destrói os valores absolutos, conforme Sl 11.1-3.
Deus reforça a família, como célula principal da sociedade, demandando
obediência e honra aos pais concedendo promessas pessoais e genéricas à
sociedade que demonstra esse respeito.
A abrangência do quinto mandamento – Honra e obediência aos pais é um
mandamento repetido em vários locais e de várias formas pela palavra de Deus.
Ele compreende, por extensão, o respeito devido aos velhos e às autoridades em
geral (Lv 19.3,32)
“Cada um respeitará à sua mãe e a seu pai... e diante das cães te
levantarás e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus...”
A punição para desobediência aos pais, estabelecida na lei civil do
estado de Israel, no Antigo Testamento, era terrivelmente severa (Dt 21.18-21).
Deus queria que todos constatassem a gravidade da ofensa, para preservar
uma sociedade ordeira.
O NT apresenta de forma bastante explícita o quinto mandamento, dirigindo-se
tanto aos filhos como aos pais (Ef 6.1,4; Cl 3.20,21).
Devemos estar conscientes da abrangência e da importância pessoal,
social e familiar do quinto mandamento.
Fonte de pesquisa:
SOARES Esequias – Comentarista da
Revista do Mestre – EBD CPAD – 1tri 2015
SOARES Esequias. Os Dez Mandamentos –
Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. CPAD. 1ª. Edição.
RJaneiro, Outubro / 014
CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia Teologia
e Filosofia Vl 3
REIFLER, Hans Ulrich. A Ética dos Dez
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Teologia Sistemática – Vl.8 Editora
Hagnus. SPaulo, 2003.
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Cristã. Editora Cultura Cristã. SPaulo, 2013
PORTELA, Solano. A Lei de Deus Hoje.
Editora Os Puritanos. SPaulo, 2000
KEVAN, Ernest. A Lei Moral. Editora
Os Puritanos. SPaulo, 2000
Bíblia de Estudo Macartur – Versão Almeida
Revista e Atualizada
Bíblia B. K. J. Sociedade Bíblica
Íbero-Americana., SPaulo 2012
Comentário Bíblico Broadman V.1 –
Gênesis - Èxodo. Editora Juerpe. Rio de Janeiro 1986.
Obs – As referências bíblicas desses estudo são da versão B.K.J
atualizada
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