Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Maior e o Menor no Reino dos Céus - Mt 11.11; Hb 7.7


Por Pr. João Barbosa da Silva (Capelão)


ETEADALPE
Abertura do Ano Letivo 2015 – 1º. Semestre

Introdução – A grandeza de João Batista é ilustrada neste texto através das palavras de Jesus.

O caráter de João não se assemelhava a um caniço. João era homem de determinação, dotado de vontade firme e dedicado à sua missão.

Não era como certas autoridades dos judeus que buscavam favores políticos e enfraqueciam a sua independência religiosa.

Não frequentava os palácios dos reis procurando favor de indivíduos investidos de alta posição; mas tinha prazer em ser um homem simples.

Era profeta do nível mais elevado. Foi o maior dos profetas antigos de toda a história de Israel.

Ser maior ou menor não é uma questão de idade, de posição social, de cargo importante que a pessoa exerça na sociedade, de posição eclesiástica ou pelo seu conhecimento intelectual.

Ser maior é uma questão da medida de Cristo. Somos maiores, ou menores de acordo com a nossa condição para com Cristo.

Desenvolvimento: Em Mateus 11.11 o Senhor Jesus afirma: “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele”.

Qual é a razão de João ser classificado por Jesus como sendo maior de que seus antecessores patriarcas, profetas, legisladores e reis?

É que todos estes desejaram ver ao Messias, e não o viram (Jo 8.56). A razão de João ser o maior homem nascido de mulher em todos os tempos é que ele foi o homem que desenvolveu a mais profunda comunhão com Jesus, a ponto de afirmar aos demais:

Eu vi, o Espírito Santo descer sobre ele em forma corpórea de uma pomba” (Jo 1.32).

Embora tenha sido por pouco tempo, o contato de João com Jesus superou em muito e em significado, a todos os demais que o antecederam.

Mesmo Abraão, Moisés e Davi, sendo grandes não viram a Cristo da forma como João o viu.

O tempo determinado por Deus para Jesus iniciar seu ministério terreno havia chegado (Mt 13.1,2 – “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaias: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, e endireitai as suas veredas”).

Mas duas coisas precisavam acontecer: O seu batismo nas águas do rio Jordão por João – o Batista (Mt 3.16,17 – “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.

E eis que uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”);

e sua unção com o Espírito Santo e com poder, por Deus o Pai (At 10.38 – “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré como Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele).

(Jo 1.29-31 – “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha ter com ele, e disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

É este a favor de quem eu disse: Após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.

Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água”).

Em sua pregação no deserto da Judéia, João afirmava: “Eu vos batizo com água, para arrependimento de pecado;

mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar, ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11).  

Mesmo João não conhecendo Jesus, haveria um sinal que o distinguiria dos demais homens, que seria o Espírito Santo vindo sobre ele em forma corpórea de uma pomba (Jo 1.33 – “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo”).

Mas Jesus se distinguia tanto dos demais homens, que João o conheceu antes de qualquer sinal no céu, e se opunha a efetuar o batismo de Jesus (Mt. 3.13.15 – “Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia, para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu”).

O sinal que distinguia Jesus dos demais homens, o Espírito Santo vindo sobre ele em forma corpórea de uma pomba, só aconteceu depois que ele foi submergido e saiu das águas do rio Jordão (Mt 3.16,17).

Esta proximidade de João com Jesus, da qual nenhum de seus antecessores ou predecessores teve, tornou-o maior que qualquer homem nascido de mulher.

Então ser maior ou menor depende de nossa comunhão com Deus.

Quando Jacó desceu ao Egito para se encontrar com seu filho José, todos pensavam que o maior homem da terra era o Faraó.

Mas, quando José apresentou Jacó a Faraó, o Senusert III, este prostrou-se diante de Jacó e Jacó o abençoou (Gn 47.7,10 – “Trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó ..... E, tendo Jacó abençoado a Faraó, saiu de sua presença”).

O próprio José compreendeu que Deus o havia colocado por pai de Faraó e Senhor em toda sua casa e governador de toda a terra do Egito (Gn 45.8 – “Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda sua casa, e como governador em toda terra do Egito”).

De acordo com a Bíblia Palavra Chave (Pág.1260. Ref.1288), Faraó ajoelhou-se, prostrou-se em sinal de reverência.

Jacó era maior do que Faraó porque o homem com quem Deus tratava não era Faraó, mas Jacó.

Por isso o escritor aos Hebreus diz: “Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior” (Hb 7.7- ARC).

Mas Jesus disse também que o menor no reino dos céus é maior do que João Batista porque no reino dos céus, a comunhão dos salvos com Cristo, ainda será maior e mais sublime do que o encontro de João Batista com Jesus no rio Jordão (1Jo 3.2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhante a ele; porque assim como o é o veremos”).

Conclusão: Quanto maior a comunhão do homem com Deus, maior será o seu galardão (2 Tm 4.6-8 – “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente as mim, mas a todos os que amarem a sua vinda”).


Bibliografia
CHAMPLIN. R.N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vl  I. Editora Hagnos. SPaulo
Bíblia de Estudo Macartur – Versão Almeida Revista e Atualizada. SBB
Bíblia de Estudo Palavra Chave Hebraico – Grego. CPAD
Bíblia de Estudo da Mulher. CPAD
LEE. Witness. Estudo-Vida de Gênesis Vl II, III. Editora Árvore da Vida. SPaulo, 1989
DAVIDSON. F. O Novo Comentário da Bíblia. Edição Vida Nova. SPaulo, 2008

RADMACHER. Earl D. Comentário Bíblico do Novo Testamento com recursos adicionais. Editora Gospel. RJaneiro, 2010 

4 comentários:

  1. Tem gente que acha que ser maior ou menor é tantas coisas e esquece a medida de cristo,

    Apocalipse 2:2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos;

    Era uma igreja que tinha mais coisas do que muitas igrejas de hoje , masis ainda faltava uma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que acha que ser maior ou menor é tantas coisas e esquece a medida de cristo,

    Apocalipse 2:2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos;

    Era uma igreja que tinha mais coisas do que muitas igrejas de hoje , masis ainda faltava uma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Ainda ontem um jovem da igreja me pediu um esclarecimento sobre esse texto sobre o maior entre os homens e o menor no reino dos céus. Remeterei a ele este esclarecedor artigo. Muito bom!

    ResponderExcluir