Total de visualizações de página

domingo, 15 de fevereiro de 2015

93º. Encontro de Líderes da COMADALPE ELADALPE – CAIXA D’ÁGUA 1

Por: Miss. Laudicéa Barboza


Com a participação de 183 inscritos aconteceu o Encontro de Líderes em destaque.
O procedimento de duas horas aulas pela manhã e duas horas aulas à tarde versou com o objetivo de oferecer aos líderes de departamentos diversos da

igreja, suporte para desenvolver suas funções de modo coerente e eficiente dentro da proposta do pastor Presidente, Roberto José dos Santos e as Coordenações estabelecidas para cada Departamento.


 A primeira aula da manhã foi ministrada pelo Pr. Marcos Gonçalves que desenvolveu o tema – “O Líder e seus Conflitos”.

A segunda aula foi apresentada pelo Pr. Paulo Filho sob o tema – “O Líder e a Família”.

Após um merecido intervalo para almoço no próprio local do evento, os participantes retornaram às aulas, recebendo o Pr. Dário José com a ministração do tema “O Culto cristão, sua liturgia e seu serviço”.

A aprendizagem deste ensino teve seu ápice na distinção entre o culto “ato” e o culto “atitude”. Enquanto o culto ato resulta em toda uma solenidade, um processual litúrgico com horário pré-estabelecido para início e fim, bem como um ritual de oração, cânticos, leitura da palavra, ofertório, pregação, apelo, oração e bênção dos apóstolos;

O culto atitude – o culto do “verdadeiro adorador” é um processo contínuo na vida daquele que sente a salvação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Este continua após sairmos do templo, haja vista a nossa postura de crente nos elevar a um patamar de atitudes direcionadas pelo nosso pensar, agir, ver ouvir e falar de tal forma que esteja onde e como estivermos estamos prestando um culto a Deus.

É o nosso culto racional que comunica raciocínio, expressão, compreensão e avaliação do nosso estar no mundo adorando a Deus em Espírito e em verdade, portanto tem tudo a ver com o que fazemos e como fazemos.

Em 1Co 10.31 o apóstolo Paulo nos exorta: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Este é o objetivo principal da vida do crente: agradar a Deus e promover a sua glória.

Viver para a glória de Deus deve ser uma atitude fundamental em nossa vida, o alvo da nossa conduta, e teste das nossas ações.

A nossa vida deve ser um culto como atitude. Assim todos os dias vivemos um culto para Deus, quer acordados, quer dormindo, quer trabalhando, quer descansando.

Já nos pedia o apóstolo Paulo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2).
Neste versículos podemos vivenciar o culto racional que deve ser enriquecido pela prestação do serviço a Deus cantada pelo salmista no Salmo 100.1,2:
Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com cânticos”.
Concluindo os trabalhos foi ministrada a segunda aula da tarde pelo Pr. João Barbosa da Silva, sob o tema: O Preparo do Líder para o Exercício de sua Função.
A aula foi dividida em quatro sub tópicos:
1.    O Perfil do Líder
2.    Requisitos para ser um Líder
3.    O Preparo do líder para atender as necessidades dos seus liderados
4.    Etapas para preparação de uma mensagem ou um sermão.

O ápice da aprendizagem no preparo de uma mensagem ou sermão foi o lembrete de que todo e qualquer sermão deve ter princípio (introdução) meio (que é o desenvolvimento do conteúdo) e fim (a conclusão).

A conclusão deve fazer com que os ouvintes voltem para casa com a lembrança do que foi ensinado o que só funcionará se quem estiver ensinando creia naquilo que ensina.

O Pastor João Barbosa concluiu sua aula mostrando aos líderes presente que aquele que lidera deve ser um exemplo para a família para a igreja e para a sociedade 

e que a Bíblia é a carta de navegação de Deus pela qual o navio do crente é governado, para nos impedir de afundar e para mostrar-nos onde é o porto e como alcançá-lo sem bater em pedras ou obstáculos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário