Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Subsídios Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre: Uma Promessa de Salvação - 01.10.17

Uma Promessa de Salvação - 01.10.17
Texto Bíblico: Gênesis 3.9-15
Por: Pr. João Barbosa
                                         
O significado de salvação na Bíblia – No Antigo Testamento, o termo salvação, frequentemente, diz respeito à libertação da escravidão e à preservação da vida.

O principal verbo hebraico traduzido como salvar é yasha que tem o sentido de ajudar, libertar, livrar e salvar, e é utilizado cerca de duzentos e cinco vezes na Bíblia.

Esse verbo ocorre em contextos de livramento de grandes perigos, com risco de morte (Ex 2.17), sendo usado para indicar tanto afastamento da ameaça de derrota (Js 10.6), como a libertação do jugo opressor (Jz 12.2).

Segundo a lei mosaica, aquele que ouve o choro de alguém que precisa ser salvo dos maus tratos tem obrigação de fazer algo para livrá-lo (Dt 22.27; 28.29; 2Sm 14.4).

O verbo yasha aparece em muitas súplicas em situações de guerra, em questões judiciais (Sl 3.7; 20.9;72.4;86.2) com a ideia de preservação de uma ameaça iminente, ainda que o sofrimento seja merecido (Gn 49.18; 1Sm 14.45; Is 2.3).

O conceito de salvação no Novo Testamento inclui a maioria dos elementos e aspectos aludidos no AT, acrescentando-lhe dimensões espirituais.

O termo grego soteria compreende tanto a salvação nacional como pessoal. A nacional pode ser lembrada em Lc 1.69. A salvação pessoal pode ser vista em At 27.34, no episódio do naufrágio de Paulo. Em Fp 1.19, no livramento de Paulo da prisão.

A libertação espiritual é especialmente aludida em At 4.12 e em Rm 10.10. Ela se dá por meio do arrependimento e da fé em Jesus Cristo.

No NT, o termo soteria e o verbo sozo dizem respeito ao poder de Deus de libertar da escravidão do pecado (Fp 12.12).

São encontrados nos episódios dos que falam da futura libertação dos que creem e esperam a volta de Cristo (Rm 3.11; 1Ts 5.8,9), e da libertação da nação de Israel no segundo advento da vinda de Cristo (Lc 1.71; 2Ts 2.10; Ap 12.10).

Jesus, o Salvador – Com as boas novas do nascimento do salvador Jesus, dadas pelo anjo Gabriel a Maria, veio a seguinte revelação: E dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21).
O fato de Cristo ter a importante missão de salvar é muito nítido em sua declaração de Mc 10.45. O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Jo 12.27).

Agora a minha alma está perturbada: E que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora. Posteriormente, a missão de Jesus como o salvador do mundo é demonstrada em sua boa vontade em ir para a cruz, quando poderia ter invocado os poderes celestiais para vir e resgatá-lo (Mt 26.53,54).

Entretanto, em vez disso, Jesus, de forma voluntária, deu a sua vida, como está registrado nos quatro evangelhos.

Os líderes religiosos judeus que estavam perto do local da crucificação disseram algo verdadeiro:
Salvou os outros e não pode salvar a si mesmo (Mc 15.31). Contudo, ele não precisava de salvação. Ele é a salvação.

A natureza da salvação – A salvação consiste, em essência, no ato ou estado de livramento do dano ou perigo, físico ou espiritual, temporal ou eterno.

A salvação tem três tempos. A salvação de Deus inclui o passado, o presente e o futuro. A libertação passada aponta adiante para a libertação presente e futura, que por sua vez, lembram a libertação passada e se baseia nela.

Conceito bíblico de salvação – A palavra salvação em latim é composta por salvare – tornar seguro e por salus – boa saúde, ajuda.

Salvação, portanto, é um termo muito amplo. Que evoca bem estar físico, mental, social, espiritual, Isto se junta ao que a Bíblia diz com relação à cura divina, redenção, remédio e completude, inteireza e integralidade.

Salvação também significa a ação ou resultado de livramento, ser preservado de algum perigo. A salvação não é uma ideia ou projeto, a salvação é o próprio Cristo (Rm 10.9; At 16.31; Tt 2.11).

A palavra paz, é em hebraico shalom. Paz é algo que não foi violado. Tudo tem sua raiz na palavra salvação. “Salvação” tem origem também na palavra grega sóter.

O vocábulo “sotereologia” é um termo teológico composto por duas palavras gregas:
Soteria que significa salvação, cura, recuperação, redenção, remédio e bem estar. E do substantivo logia, cujo significado primário é “estudo tratado ou ensino”.

A salvação é exatamente isso que Jesus disse a mulher do fluxo de sangue que o tocou: “Filha, tua fé te salvou” (Mc 5.34).
Salvação significa que Cristo fez a expiação pelo pecador ocupando seu lugar na cruz (ação passada). Que o crente foi resgatado e santificado (ação presente) e espera sua glorificação (ação futura).

A provisão de salvação – Em ambos os testamentos Deus é retratado como “o Deus que salva” (Sl 68.20). Seu “reino” é sua soberania salvadora, eterna (Sl 145.13; Ap 11.15). Envolvendo tanto seu ato salvador como regente quanto o domínio onde se exerce seu governo salvador.

A essência dos dois testamentos é o anúncio de que a salvação foi oferecida por Deus: No primeiro (Dt 6.21-23), que trouxe libertação física. No segundo, na cruz (Cl 1.19,20) trouxe emancipação espiritual.

Quando o povo de Deus enfrentava adversidade, e sua confiança era depositada no poder militar ou artifício humano, sempre fracassava.

Pois o caminho da vitória é sempre a dependência exclusiva de “Deus nosso Salvador” (Sl 79.9; Pv 21.31). Foi Deus quem levantou Moisés (Sl 105.26) e os juízes (Jz 2.18) para livrar o seu povo.

A salvação abrange todas as dimensões da vida; por isso basta aceitar A Cristo como Salvador e Senhor (Rm 10.9,10). A salvação também pode ser negligenciada (Hb 2.3), por isso, devemos nos apropriarmos de todos os seus benefícios.

Como livramento da condenação do inferno, libertação do poder do pecado e do poder das trevas (Cl 1.13; 1Pe 1.18,19; Rm 8.1).

No AT vários meios foram usados para se alcançar a salvação. Alguns impessoais como a coluna de nuvem no deserto e redemoinho no Mar Vermelho (Ex 14.19-21). E alguns pessoais como aconteceu com Gideão (Jz 6 – 8) e Ester (Et 4 – 7).

Mas seja qual for o meio, Deus, e somente Deus é quem traz salvação (2Cr 20.17; Os 1.7). “Eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum” (Is 43.11).

A salvação no NT – Há dois elementos crucialmente distintos no conceito de salvação no NT. Primeiro: Enquanto anteriormente poderia se dizer que Deus traz salvação sobre a terra (Sl 74.12; Ex 14.13).

Agora pode-se dizer que a salvação pertence ao nosso Deus que se assenta no trono e ao Cordeiro (Ap 7.10; 1Ts 5.9; 2Tm 2.10).

Jesus Cristo o Cordeiro de Deus veio a este mundo para trazer salvação (Jo 1.29; Tt 2.11). Ele veio para salvar os pecadores (1Tm 1.15) e buscar e salvar o que estava perdido (Lc 19.10).

Os benefícios da salvação obtidos por Cristo são aplicados aos cristãos individualmente pelo Espírito Santo, o substituto perfeito de Cristo (Jo 14.16,18; Gl 4.6).

No pensamento judaico a nova dispensação seria marcada pela plenitude do Espírito (Ez 11.19; 36.26,27; Lc 24.49; At 1.4,8).

Os primeiros atos de salvação foram aplicados por Deus ainda no Éden antes da expulsão do homem. A promessa de um salvador (Gn 3.15).

Um animal inocente foi morto para que sua pele servisse de vestimentos pra Adão e Eva (At 3.21), e para que o homem não lançasse mão da árvore da vida, para que comesse do seu fruto e em pecado vivesse para sempre, Deus o expulsou do jardim e pôs um querubim para impedir o retorno do homem ao seu antigo habitat (Gn 3.23.24).


Consultas:
POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida. CPAD RJaneiro 2017
ALEXANDER, T.Desmond. Novo Dicionário de Teologia Bíblica. Editora Vida. SPaulo, 2009
RADMACHER. Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Ed Central Gospel, RJaneiro, 2010
ELWELL Walter A. Enciclopédia Histórico -Teológico da Igreja Cristã. Editora Vida Nova. SPaulo 2009
SAUTTER Gerhard. New Age – A Nova Era à Luz do Evangelho. Editora e Livraria Esperança. SPaulo 1992

CAMPOS. Hebee. Carlos de. O Habitat Humano – O Paraíso Perdido. Edit. Hagnus. SPaulo, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário