Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Lição 11 – A Segunda Vinda de Cristo - 10.09.17 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: A razão da nossa Fé – Assim cremos e assim vivemos:
1 Tessalonicenses 4.13-18; Lucas 21.25-27
                       Por: Pr. João Barbosa                                                         
                                     http://nasendadacruz.blogspot.com
O escritor aos Hebreus falando do sacrifício expiatório de Cristo diz que ele apareceu uma vez para tirar os pecados de muitos; aparecerá segunda vez sem pecado aos que o esperam para a salvação (Hb 9.28).

Esta vinda, aos que o esperam para a salvação está diretamente relacionada ao arrebatamento da igreja ou à primeira parte da sua vinda.

A volta triunfal de Cristo será visível e em glória, e todo olho o verá, mesmo os que o traspassaram (Ap 1.7; Zc 12.10; Mt 24.29,30; 16.27).

No arrebatamento, o Senhor Jesus Cristo, virá para os seus santos (1Ts 4.13-18; 1 Co 15.51-58), e os levará sem que o mundo perceba.

Na sua volta triunfal em glória, o Senhor Jesus virá com os seus santos para livrar Israel das garras do Anticristo e todo olho verá (Ap 1.7).

O arrebatamento acontecerá antes da septuagésima semana de Daniel (Dn 9.24-27). A volta triunfal acontecerá no final da setuagésima semana de Daniel. Naquele dia estará os seus pés sob o monte das Oliveiras (Zc 14.4,5; Jd 14,15).

Assim como o Filho de Deus foi publicamente rejeitado e repudiado, naquele dia ele será publicamente apresentado por Deus em sua vinda em glória (Mt 16.27; 25.31).

A segunda vinda de Cristo como relatada pelo apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses 4.13-18 e 1Coríntios 15.51-58 contém as principais revelações sobre o arrebatamento da igreja.

O AT e os evangelhos sinópticos, falam muito sobre a segunda vinda de Cristo, todavia, a revelação específica sobre a vinda de Cristo para levar a sua igreja deste mundo, tanto os crentes que estiverem vivos como os que já tiverem dormido no Senhor só foi revelada uma noite antes da crucificação (Jo 14.1-3).

Pelo fato de os apóstolos naquela ocasião não entenderem a diferença entre a primeira e a segunda parte da segunda vinda de Cristo, mal puderam ser instruídos quanto à diferença entre o arrebatamento da igreja e o retorno de Jesus para julgar a terra e estabelecer o seu Reino Milenial.

Um estudo cuidadoso dessas duas passagens de Tessalonicenses e Coríntios é muito importante para colocar estes assuntos dentro de uma perspectiva bíblica apropriada.

Fases do Arrebatamento – Podemos entender porque o apóstolo Paulo ao consolar o coração dos crentes tessalonicenses os exortou dizendo: Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer consigo (1Ts 4.14).

No dia em que Jesus descer dos céus com alarido, com voz de arcanjos, com trombetas de Deus, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.15).

Naquela ocasião quando a trombeta de Deus for tocada e o arcanjo levantar sua voz, os mortos em Cristo que estão no pó sem importar o estado físico que estavam quando morreram, lá onde estiverem, eles ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão (Jo 5.25).

Paulo diz em sua carta aos Coríntios que tudo acontece num momento, num abrir e fechar de olhos ante à última trombeta.

O momento que Paulo se refere é a partícula indivisível do tempo. Os mortos ressuscitam em corpos incorruptíveis, afirma o apóstolo, e nós seremos transformados (1Co 15.52).

Paulo nos mostra que haverá duas ordens de ressurreição. Cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois, os que são de Cristo na sua vinda (1Co 15.23).

Por isso, Cristo ressuscitou dos mortos (1Co 15.20).
A ressurreição de Cristo é a garantia de que todos os crentes que dormirem firmes no Senhor ressuscitarão naquele dia.

Embora tenha havido algumas ressurreições tanto no Antigo como no NT (1Re 17.17-24; 2Re 4.32-35; 13.20,21) esses casos são chamados de ressuscitamento em vez de ressurreição pois, estes que se levantaram tornaram a morrer outra vez de morte natural.

No NT temos o caso de Lázaro (Jo 11.41-44), a filha de Jairo (Lc 8.41-55), o filho da viúva de Naim (Lc 7.11-15), entre outros.

Não há dúvida de que este mundo ainda há de provar um tempo de “grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora”, como profetizado pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 24.21).
Em Ap 3.10, Ele prometeu que guardaria os crentes “da grande tentação que há de vir sobre todo o mundo”. 

Tal tempo terá que ser pior do que qualquer coisa conhecida na história da humanidade; muito pior do que a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C, um milhão de vítimas.
Do que a peste negra (nove milhões de mortos), do que a primeira guerra mundial, (20 milhões de mortos) do que a devastação da segunda guerra mundial e o holocausto de Hitler (seis milhões de judeus e pelo menos (quatro milhões de cristãos mortos).

As Escrituras dão mais espaços para descobrir a vindoura tribulação do que qualquer outro evento profético.

Os profetas hebreus a mencionam trinta e nove vezes, chamando-a de “tempo de angústia de Jacó” (Jr 30.7). “Angústia”, tribulação (Dt 4.30) e muitas outras variantes que indicam tribulação.

O NT a chama de “o dia do Senhor” (1Ts 5.2). A ira de Deus (Ap 4.10; 15.1-7; 16.1) e a ira do Cordeiro (Ap 6.16,17).

Em Ap de 6 – 19, é descrito esses eventos da grande tribulação. Daniel o profeta hebreu que Jesus mais citou predisse que esses tempos difíceis durariam sete anos e seriam inaugurados com a assinatura de uma aliança de sete anos entre Israel e o “príncipe que há de vir” (chamado em outro lugar de Anticristo ou Besta).

Então ele predisse que essa “Besta” ou governante político quebraria tal aliança no meio da tribulação e profanaria o templo (Dn 9.26,27; 2Ts 2.9). Esse período é chamado de grande tribulação.

Com a vinda de Cristo em glória com a igreja glorificada, para por termo a grande tribulação, Cristo destruirá o Anticristo, julgará as nações e estabelecerá o reino milenial que é um reino literal e visível.




Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 3º. Trimestre 2017. Comentarista: Pr. Esequias Soares
SOARES Esequias. A Razão da nossa Fé – Assim cremos, assim vivemos. CPAD RJaneiro 2017
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São Paulo, 2010.
WALVOORD John F. Todas as Profecias da Bíblia. Edit. Vida, SPaulo, 2012
OLSON N. Lawrence. O Plano Divino Através dos Séculos. CPAD. RJaneiro, 1979.
HAYE. Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. São Paulo, 2005.
TOGNINI, Enéas. O Arrebatamento da Igreja. Edições Enéas Tognino. 1ª.  Edição 1970. SPaulo, 1970










Nenhum comentário:

Postar um comentário