Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A Família e a sua Natureza - 24.09.17

Subsídios Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
A Família e sua Natureza
Texto Bíblico: Gênesis 2.8-14
Por: Pr. João Barbosa
                                         
 I  - INTRODUÇÃO: Denomina-se família a um grupo de pessoas ligadas por casamento filiação ou adoção. A família é uma instituição divina. 

Ela é a base da sociedade e tem como modelo idealizado pelo Senhor conforme está escrito em Gn 2.22, um homem e uma mulher, unidos pelo matrimônio. 

Muitos são os desafios para a família e por isso, precisamos da sabedoria divina para poder vencê-los, haja vista os exacerbados ataques do inimigo para exterminá-la.

II – DESENVOLVIMENTO
 1. A FAMÍLIA NO PLANO DIVINO:
 1. 1 – O propósito de Deus “...Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como adiante dele” (Gn 2.18). 

A expressão adiante dele implica em companhia. As pessoas casadas vivem por mais tempo; elas são dotadas de uma melhor psicologia; os seus sistemas vitais funcionam melhor; há menos frustração sexual; há amor e companheirismo nelas. 

Temos aí os primórdios da instituição do matrimônio, uma das bases do desenvolvimento mútuo.

1. 2 – Um lugar de proteção e sustento – O lar deve ser o melhor lugar do mundo para o ser humano estar. É ele um lugar de proteção e sustento. 

Deus que é perfeito escolheu o melhor lugar do mundo que criou para receber a primeira família – o jardim do Éden, aquele local especial de acolhimento, proteção e provisão (Gn 1.29,30).  

O casal desfrutava da companhia de Deus e nada lhe faltava. Sabemos que a escassez e as privações trazem conflitos para a vida em família, por isso é desejo de Deus que cada família tenha a sua provisão diária (Mt 6.11).

1. 3 – A primeira família – Vendo que o homem não poderia viver sozinho, Deus retirou uma costela de Adão e criou Eva, sua companheira (Gn 2.22). 

Após criar a mulher o Senhor ordenou o casamento, estabelecendo então a mais importante instituição de uma sociedade, a família (Gn 2.24). 

Este foi o modelo idealizado pelo Senhor para o casamento, conforme está escrito em Gn 2.22, um homem e uma mulher, unidos pelo matrimônio.

2. A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA:
2.1 – O ataque do inimigo – Iludida, seduzida e tentada pelo Maligno, Eva caiu no pecado da desobediência (Gn 3.1-5). 

Adão sem questionar, entrou pelo mesmo caminho (Gn 3.6). O casal poderia ter recusado a sugestão do Diabo, mas não o fizeram e depois de pecarem, caíram na condenação divina.
Como se pode observar desde a sua instituição, a família foi alvo dos ataques do inimigo. 

Porém Deus é soberano Senhor e jamais seus propósitos serão frustrados (Jó 4.22). O propósito do inimigo é matar, roubar e destruir, mas Jesus veio ao mundo para destruir os intentos do maligno (Jo 10.10).

2.2 – Os resultados da queda no relacionamento familiar – Depois da queda (o pecado) podemos ver  sentimentos como o medo, a culpa e a vergonha, perturbando a vida do casal (Gn 3.8-12). 

A vida de Adão e Eva era perfeita, porém o pecado trouxe a disfunção para o seio da família. O pecado sempre faz o relacionamento familiar adoecer.

2.3 – A vida familiar depois da queda – A partir da queda a vida familiar já não foi a mesma.  A mulher passou a ter filhos com muitas dores (Gn 3.16), e o seu desejo, ou seja, a sua vontade estaria submetida à vontade do seu marido. 

O homem passaria a comer e manter sua família com o suor do seu rosto, também com dores (Gn 3.17). Dessa forma a subsistência da família seria bem mais difícil. A terra também foi afetada pelo pecado produzindo espinhos e cardos (Gn 3.19).

E finalmente a morte física - uma consequência da transgressão do homem (Gn 3.19). Como punição pela desobediência Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden (Gn 3.20-24). 

Entre tantas desilusões trazidas pelo pecado podemos saber que Jesus veio ao mundo para resgatar as famílias da maldição do pecado. Cristo se fez pecado por nós, e na cruz levou as nossas iniquidades sobre si (Is 53.4). Deus deseja abençoar nossas famílias.

3. A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS SÉCULOS:
 3.1 – Família patriarcal – Ao longo dos séculos, seguindo os estilos de épocas, tivemos muitas mudanças na constituição familiar, o que não altera o princípio estabelecido por Deus – um homem e uma mulher (Gn 22.22-24). 

Já tivemos a família patriarcal, monogâmica, consanguínea, etc. Todavia, isso não altera o valor da família. 

O modelo patriarcal que é apreciado em todo o Antigo Testamento, permite ao homem a vivência com mais de uma mulher. Não era este o modelo permitido por Deus, que o tolerou, embora nunca fosse esta a sua vontade. 

No sistema patriarcal as esposas e os filhos não tinham liberdade de escolha, pois a palavra final era sempre do patriarca.

3.2 – A família nuclear - monogâmica – Este foi o modelo idealizado pelo Senhor. Um homem e uma mulher unidos pelo matrimônio. 

A poligamia – palavra equivalente ao termo concubinato – vai contra o princípio divino do marido e da esposa ser uma só carne (Gn 2.24; Mt 19.5).  

  3.3 – A família na atualidade – Por estar inserida dentro de um contexto social, a família está sujeita a mudanças. 

No entanto, o propósito de Deus para a formação da família, partindo da união através do casamento entre um homem e uma mulher continua inalterado, haja vista os princípios divinos serem eternos e imutáveis (Mt 24.35). 

Na atualidade contemplamos os exacerbados ataques do inimigo contra as famílias. Resguardando-nos dos ataques externos dissertaremos apenas os de nível espiritual:

a) A carne: Referimo-nos aqui à natureza carnal que se opõe ao Espírito Santo e volta-se para tudo que é contrário à vontade de Deus. 

Esta luta é tão intensa que nos leva a pensar que somos incapazes de vencer. Mas Deus, em Cristo nos dá solução (Rm 7.15-24; 8.1,2;) 

A família cristã precisa da direção do Espírito Santo para combater a natureza carnal. Assim evitará o adultério, os vícios e todas as mazelas que visam destruir a família.   

b) O mundo: Ou amamos a Deus ou amamos ao mundo (1Jo 2.15). 

Não há a mínima possibilidade de servirmos a dois senhores (Mt 6.24). Esteja certo de que existe vitória para as famílias que escolherem amar a Deus. 

E isto acontecerá a partir do momento que depositarmos nossa fé nele (1Jo 5.4).

c) O Diabo: Encontramos na Bíblia sagrada uma única forma de vencer o Maligno. Se a família sujeitar-se a Deus e resistir o Diabo, este fugirá (Tg 4.7). 

O segredo está em primeiro submeter-se a Deus. E quando resistir ao adversário não esquecer-se de usar  armadura de Deus (Ef 6.10-17), em especial o escudo da fé, com o qual poderemos apagar todos os dardos inflamados do maligno (Ef 6.16).

IV – CONCLUSÃO
O Senhor Jesus Cristo durante o seu ministério valorizou a família. Ele veio ao mundo através de uma família. 

Tinha pai, mãe, irmãos e irmãs (Mt 13.55-57). Teve um crescimento físico, social, intelectual e espiritual, no seio de uma família (Lc 2.52). 

No seu ministério nem sempre encontrava uma estalagem mas  sempre tinha a hospitalidade de uma família – a casa de Lázaro, Maria e Marta (Lc 10.38-42). 

Em muitos milagres operados por Jesus ele demonstrou um cuidado muito especial para com a família (Mt 8.14,15; Lc 7.12-16). 

Seu primeiro milagre foi realizado em uma festa de casamento (Jo 2.12). Ensinou os discípulos a orar chamando Deus de Pai Nosso (Mt 6.9); enfatizou o quarto mandamento mandando honrar pai e mãe (Mt 15.3-6; c 7.10-13).

Teve sempre um trato todo especial para com as crianças, abençoando-as e acolhendo-as de maneira exemplar (Mt 10.13-16).

Consultas:
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
SOARES Esequias. A razão de Nossa Fé – Assim Cremos, assim vivemos. CPAD RJaneiro 2017
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007                  
LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. Rio de Janeiro 2013. 1ª. Edição. CPAD
VEITE Jr. Gene Edwuard.  Tempos Pós-Modernos – Uma avaliação do pensamento cristão e da cultura de nossa época. São Paulo 1999. 1ª. Edição  Editora Cristã.
KOSTENBERGER, Andréas J. Deus, Casamento e Família – Reconstruindo o fundamento bíblico. São Paulo 2011 – Editora Vida Nova

CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl-1. Editora Hagnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário