Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Lição 10 - O Poder da Evangelização na Família - 04.09.16

Texto Bíblico em Estudo
Atos 16.25-34
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais - Pr Presidente: Roberto José do Santos
Por Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza
http://nasendadacruz.blogspot.com
Introdução: A salvação pela fé em Jesus deve ser pregada aos filhos e aos familiares não crentes, tanto por meio de palavras quanto por um testemunho bom, eficaz e amoroso.
Desenvolvimento: 1. Evangelizando os Filhos – Em Provérbios 22.6 somos exortados a ensinar à criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. Esse texto conhecido tem levado muitas pessoas a uma interpretação errônea, quando substituem o termo no pelo simples o.

Simples mesmo, mas de uma distância de valor linguístico a mil anos luz, haja vista, que, O é um simples determinante (artigo). Portanto o Caminho todo mundo pode ensinar. O Professor, o Malfeitor, etc. Entretanto no Caminho, implica em uma ação porque no é uma combinação de em, que significa (dentro de) + o.

Logo, essa colocação linguística faz toda diferença na vida das Crianças, por preceito bíblico. No, é algo de muita responsabilidade que Deus confere aos pais, haja vista esse termo no, dentro de, exigir uma ação de exemplo, isto é: Ensinar o que Faz, situar-se dentro do próprio ensinamento. 

2. Evangelizando o Cônjuge – A Palavra de Deus é rica em oferecer condições de se ganhar tanto o esposo quanto a esposa para Jesus. Para os homens o apóstolo Paulo bem ensina em (1.Co 7.12-14; Ef 5.25; 1Pe 3.7; Gl 5.22).
Para as mulheres - esposas que por não ter o marido salvo vivencia o peso do jugo desigual, a Palavra de Deus também ensina em 1Pe 3.1-6, onde é aberto um leque de possibilidades que se a mulher sábia seguir com determinação, amor, prudência e sobriedade, sem dúvida alguma, pelo exemplo conduzirá o seu esposo aos pés da cruz e aos braços do Salvador:

Simplesmente, pela sua obediência, seu porte cristão, sua doçura nas palavras, sua forma de conduzir o lar em harmonia seja qual for a circunstância, e sobretudo, pela sua beleza interior, algo que ele, marido, só encontrará em você, mulher que tem vida de exemplo e profunda intimidade com Deus. É simples, é possível, é viável.

3. Evangelizando os Parentes – Os Parentes podem ser ganhos para Cristo não só pela pregação do Evangelho. O bom testemunho da Família, é a maior chave para trazer os demais parentes à salvação e conduzi-los a desfrutar das riquezas da vida cristã (At 16.31; 10.24; Js 6.23,24).

Mas o Plano da Salvação de Deus para o ser humano, afastado dele pelo pecado dos nossos pais primitivos – Adão e Eva (Gn 3.8-21), precisa e deve ser ensinado para todos, quer sejam familiares ou não.

Pode-se afirmar que a fé se aprende. E diz a Bíblia Sagrada: Ela vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Portanto, a fé não é algo aleatório. No entanto, segundo determina os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação do homem moderno, aprender implica em:

a) Conhecer, no caso, a Palavra de Deus, o que acontece na Escola Dominical, no Círculo de Oração Infantil, no Culto Infantil, no Discipulado Infantil, e, mas, sobretudo dentro (no) Lar, pelo Culto Doméstico e a vida diária, nos relacionamentos familiares, na forma comportamental dos pais em relação a Igreja, a própria Família e a Sociedade.

b) Pensar, isto é analisar, refletir e avaliar se aquilo que o ensinam pela Palavra de Deus, é real no mundo e nas ações de quem o está levando a Conhecer. E daí, pais, professores e líderes da igreja, a Criança vai cobrar e vai reproduzir, nosso exemplo, nosso exemplo e nosso exemplo. Somos responsáveis pelo resultado da Aprendizagem dos nossos filhos, alunos e toda essa Geração Descartável por não estarmos cumprindo o nosso verdadeiro papel.
Evangelho é vida, Evangelho é exemplo.
 Só levar a Conhecer Jesus, no mundo atual, não está sendo mais suficiente para que as pessoas se convertam e adquiram Valores Cristãos que lhes proporcionem força, ousadia e autonomia para estar sempre preparado para responder com mansidão e temor, a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em si (1Pe 3.15) e dizer:  

Mudar de vida através de aceitar o Evangelho, é bom pra mim, é bom prá você também, amigo. Eu quero isso para minha vida. Vem. Eu posso te ajudar através desse meu novo Estilo de Vida.

É fácil, é prazeroso. A única coisa que precisas fazer é de verdade, confessar Jesus publicamente, aceitando-o como teu Salvador. E a partir daí um novo horizonte vai surgir para o teu viver.

c) Fazer em nosso caso, conforme a Palavra de Deus orienta, exorta, ensina. E outra vez aqui estamos nós com a responsabilidade de não só levar a Criança a Conhecer, e a Pensar, com uma situação séria e comprometida: Fazer, agir conforme o que ensinamos para que possamos ser o referencial do Fazer daqueles que estão sob nossa custódia de aprendizagem (filhos, alunos, netos, familiares, vizinhos, o mundo inteiro).

O mundo todo possui uma lente de longo alcance sobre nós que nos dizemos pais evangélicos cristãos, professores da Casa de Deus, em qualquer Departamento que exerçamos liderança e sem dúvida alguma no Ministério da Igreja.

d) Ser no nosso caso, como Deus quer, como Deus deseja, fazer a sua vontade, agradando-o e sobretudo cumprindo a Grande Comissão que é  uma etapa avançada da Aprendizagem de tantos quantos estão sob nossa responsabilidade como líderes da Família e da Igreja.

Conclusão: A nossa família deve ser o nosso primeiro campo missionário. De que adianta ganharmos o mundo para Cristo e termos a nossa família distanciada de Deus, sem salvação (M 5.19). Uma família salva sempre terá motivos para falar de Cristo onde quer que ela se encontre. Entre os parentes, os amigos, na rua, nos coletivos, na escola, na faculdade, na academia, em toda parte.
O exemplo fala mais alto do que as palavras, e é peculiar do salvo ter o seu falar, o seu linguajar, o seu fazer, inerente de quem é luz do mundo e sal da terra (Mt 5.13-16).
                             O próprio Jesus ao proferir o Sermão da Montanha afirmou:
[... porque da abundância do seu coração fala a boca].Lucas 6.45.

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 3º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Claudionor de Andrade
ANDRADE, Claudionor de. O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas Novas a toda Criatura. CPAD. RJaneiro 2016
GEISLER Norman L. Ética Cristã – Opções e Questões Contemporâneas – Editora Vida Nova.São Paulo, 2010
KOSTENBERGER Andreas J e JONES, Com David  W. Deus: casamento e Família – Reconstruindo o Fundamento Bíblico. Edições Vida Nova, São Paulo 2011
FRAME John M.A Doutrina da Vida Cristã – Como viver num mundo caído, mas em comunhão com o Deus Vivo. Editora Cultura Cristã. São Paulo, 2013

VEITH, Edward Gene. Tempos Pós-Modernos: Uma aviação cristã do pensamento e da cultura da nossa época. Editora Cultura Cristã, São Paulo, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário