Igreja Evangélica Assembleia de Deus
em Abreu e Lima Pernambuco
Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios
Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão
Texto da Lição: Hc 1.1-17
Por: Pr. João Barbosa
INTRODUÇÃO:
No
contexto histórico anterior a este livro, grandes eventos haviam sacudido o
mundo.
A nação do
Norte fora levada para o cativeiro pelo poder da Assíria.
Porém o
poderoso império assírio em 612 a.C. fora esmagado pelo ressurgimento do
império neo-babilônico liderado por Nabucodonozor em 606/605 a.C.
Babilônia
esmagou os exércitos egípcios na batalha de Carquemis.
Portanto,
surgira uma nova potência mundial, e Judá, encontrava-se entre suas vítimas em
potenciais, e em 605, 598, 587 os caldeus devastaram Judá.
Desenvolvimento:
Os
babilônios foram levantados por Deus para castigar a apóstata Judá.
O profeta
Habacuque não entende como é que Deus pune Judá através de uma nação mais
corrupta e depravada como a Babilônia.
As queixas do profeta (Hc 1.1 – 2.20).
Deus silencia (Hc 1.2-4).
Deus
responde que uma nação inimiga julgará Israel (Hc 1.1, 5-11).
Deus se utiliza
de uma nação mais ímpia que será julgada (Hc 1.12 – 2.20).
Deus
responde que Israel será salvo mas a Babilônia será destruída (Hc 2.2-20).
Habacuque
entoa um Salmo em forma de oração (Hc 3.1-19).
A Teofania do poder (Hc 3.2-15).
A persistência da fé (Hc 3.16-19).
O tema
central da profecia de Habacuque é que o justo viverá por fé (Hc 2.4). Esta é a
única referência em todo AT.
Mas os escritores
do NT se utilizaram amplamente desta referência (Rm 1.17; Gl 3.10-12; Hb
10.38,39).
Vivendo pela fé – Poucas expressões nas Escrituras tiveram impacto tão
duradouro quanto a declaração do Senhor a Habacuque de que o justo pela sua fé
viverá (Hc 2.4).
Se você é crente
em Cristo nestes dias de crise, este versículo tem um papel importante em sua
herança espiritual.
Martinho
Lutero adotou este versículo como seu lema durante a Reforma Protestante no
começo do século XVI.
Mas,
provavelmente Habacuque não compreendia toda dimensão da verdade explosiva
contida na declaração de Deus.
Ela
aparece como parte de um prelúdio a um cântico de provocação que o profeta foi
instruído a cantar contra a Babilônia (Hc 2.1-6).
O Senhor
estava dizendo porque os babilônios seriam
julgados.
Basicamente
eles eram um povo orgulhoso no sentido de que não temiam a Deus.
Por sua
vez, a pessoa justa aquela que merecia aprovação e a bênção de Deus acharia
graça diante dEle por causa da sua fé no Senhor.
Na verdade,
a palavra hebraica traduzida por fé, “emuná”
– que significa firmeza ou fidelidade.
O
israelita que seguia o pacto com fidelidade, cumprindo a lei de Deus, era
considerada uma pessoa justa ou santa (Sl 15).
O que
estava em questão não era a etnia judaica da pessoa e sim a obediência a Deus.
O problema
dos babilônios não era um problema de etnia, eles eram gentios e o fato de
viverem uma vida cheia de perversidades e idolatria, viviam arrogantemente como
se seus interesses pessoais fosse tudo o que importassem.
Por isso,
o Senhor os humilharia de acordo com os cinco ais proclamados por Habacuque (Hc
2. 6-20).
No NT
Paulo destacou a ideia de a pessoa viver somente pela fé (Rm 1.17; Gl 3.10-12).
Em Cristo,
temos uma compreensão mais profunda, desta frase (Hc 2.4).
Viver pela
fé não significa obedecer a lei apenas para os outros verem como muitos líderes
judeus daquela época presumiam, e sim comprometer-se de todo coração com o
Senhor.
CONCLUSÃO:
É com o
reconhecimento de que apenas Cristo é capaz de tornar alguém justo perante
Deus, e viver conforme Habacuque expressa em seu cântico:
“Porque ainda, que a figueira não floresça,
nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam
mantimentos;
as ovelhas da malhada sejam arrebatadas,
e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no
Deus da minha salvação.
Jeová, o Senhor, é minha força, e fará os
meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”. (Hc 3.17-19).
Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD
CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL
Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e
outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário
Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vls 5 e 7.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário