Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Lição 12 - A Evangelização Real na Área Digital - 18.09.16


Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco – Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais  Pr Presidente. Roberto José dos Santos
Por Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza
http://nasendadacruz.blogspot.com
Esboço da Lição – Texto Bíblico: Tito 2.11-15
Introdução: O verdadeiro conhecimento vem de Deus; somente a salvação traz o conhecimento que liberta. De Deus virá a era da informação total (Pv 1.7; 1Tm 2.4; Hb 2.4).
I   - Pecadores digitais na mão de um Deus real: Na era digital a necessidade de evangelização é mais do que real.
A era da informação instantânea, apesar de suas facilidades constitui-se num grande desafio evangelístico, haja vista, apesar de vivermos na era da informação e da comunicação é lamentável o fato de tão grande contingente de pessoas no nosso planeta, ainda não terem ouvido nada, ou quase nada, a repeito do Evangelho de Cristo através do seu plano redentor para a humanidade perdida e sem esperança.
I.1 - Pecados em séries - Nos dias de Davi mesmo ocultamente, ao cometer adultério com Bate-Seba (2Sm 11.1,2), o seu reino tornou-se instável por causa da sua desobediência contra Deus (Lc 12.2; Dn 2.22; 2Sm 15.17).
Essas situações que favorecem o pecado são sempre íntimas e sigilosas. Foi assim que Davi consumou um adultério e um assassinato (2Sm 11).
O caso de Amnon e Tamar também é bastante emblemático (2Sm 13). Temos nos dias de hoje uma geração de usuários que irresistivelmente vivem seus dias na intimidade e no sigilo dos aparelhos eletrônicos.
Escondidas atrás das telas, as pessoas se sentem mais à vontade, mais seguras em transgredir as leis e os mandamentos do Deus que tudo vê. (Lc 12.2; Dn 2.22)
I.2Rede de intrigas – Os mesmos recursos que, rapidamente, proporcionam conhecimentos e saberes também possibilitam pecados e apostasias em tempo real, e comportamentos pecaminosos disseminados nas redes sociais são velozmente imitados (Gn 18.20).
Amnon, filho de Davi, utilizou-se de uma rede sofisticada de relacionamentos, administrada por Jonadabe, a fim de seduzir sua irmã Tamar (2Sm 13.1-14).
E, assim, utilizando como pretexto amor e doença estuprou a jovem, levando a vergonha e o ódio à casa real de Israel.
I.3O e-mail fatal – Os mesmos recursos que, rapidamente, proporcionam conhecimentos e saberes também possibilitam pecados e apostasias em tempo real.
A carta de Davi dirigida a Joabe pode ser considerada hoje, como o email-fatal (2Sm 11.14-16; 12.9).
Estamos na era digital, mas o pecado da humanidade é real e somente o Evangelho de Cristo pode dar esperança a humanidade.
Que venhamos a utilizar a tecnologia de forma sábia, contribuindo para a expansão do Reino de Deus.
O correio eletrônico facilita-nos o dia-a-dia, encurta-nos as distancias e ajuda-nos a resolver as pendências.
Infelizmente, essa ferramenta tão útil vem sendo utilizada também para arruinar reputações, caluniar e até matar e roubar.
A verdade é que, mesmo virtual, o pecado é real e leva ao inferno, caso não haja arrependimento.
O conhecimento moderno não está contribuindo para o avanço moral e ético da sociedade. Deparamo-nos com muita quantidade, mas pouca qualidade. Esta é a real situação dos nossos tempos.
Nunca o homem conheceu tanto sobre si, e tão pouco sobre Deus (Os 4.1).
II   - Consertando a rede para Cristo: Hoje, quem se propõe a falar de Cristo aos pecadores digitais tem uma grande rede a consertar: a Internet evangelística (Mc 1.19,20).
II.1Vocação: Falar de Cristo através da Internet é um ministério que exige vocação, pois o ambiente global de computadores acha-se poluído com sites ruins e falsos, que acabam pregando outro evangelho (Gl 1.6).
Existe a necessidade de falar de Cristo em poucos minutos, o que ainda não nos é costumeiro. A visão cosmonauta direciona para o instantâneo, para o prático, o econômico em relação ao tempo.
A mensagem que pregamos é antiga como o mundo (Gn 3.15), e por ser exatamente ela tudo que esse mundo sem Deus precisa, só compete a nós fazermos a sua proclamação de forma correta.
II.2 Mensagem: –Em rápida observação não demoramos descobrir na mídia grande parte de pregadores direcionando suas mensagens clamando por ceifeiros, colaboradores e sócios que possam fazer doações e mais doações. Em troca precipitam um turbilhão de bênçãos que viriam em forma de bônus para quem der as maiores ofertas.
Ao invés de estarem falando algo sobre a santidade de Deus, o pecado ou arrependimento, pregam um evangelho que não é o ensinado por nosso Senhor Jesus Cristo e pelos apóstolos, porque o Evangelho é poder de Deus e salvação para todo aquele que crê (Rm 1.16,17).
II.3 Habilidade: A maioria de nós não é nascido no ambiente virtual da era da informação. No entanto, para se utilizar da mídia para veicular a mensagem do evangelho é necessário habilidade.
Faz parte dessa tarefa o manuseio eficiente com a larga disponibilidade de comunicação que a mídia oferece através de eficientes recursos.
Sabemos que a atenção de quem navega pela Internet é seletiva. Então, por mais que as igrejas marquem território nos sites da Internet, deve-se levar em conta que um missionário que use bem essas ferramentas entra em lugares tanto reais quanto virtuais a fim de alcançar as almas para Cristo.
III – Evangelho real para pescadores digitais: Precisamos pregar o evangelho real para os pecadores digitais. É costumeiro se ouvir falar que para um grande pecador há um grande Salvador. Para que a mensagem pela Internet seja eficiente, alguns fatores devem ser considerados:
III.1 Fator Habacuc:  (Hb 2.2). A mensagem veiculada pela Internet a exemplo de Habacuc deve ser clara, breve, e objetiva.
De forma direta e incisiva o evangelista deve apresentar de eficientemente o plano da salvação incluindo o apelo e a oração. Dessa forma, não combina mensagens prolixas e cheias de subjetivismos.
III.2 Fator Eliseu:  (2Re 4.9). Nossos sites e páginas sociais devem ser de tais conteúdos que venham glorificar a Cristo. A nossa postura diante de tudo que circula na mídia e a nossa reputação será suficiente para levar almas aos pés de Cristo (Tt 2. 15).
III.3 Fator Paulo:  (At 17.23). A partir de um ponto de contato inteligente, o evangelista deve introduzir eficazmente o Evangelho de Cristo. Para isto, deve estar inteirado dos eventos, problemas e crises que atingem a sociedade; e aproveitando a oportunidade apresentar Cristo, o Salvador do mundo.
 III.4 Fator Filipe:  (At 8.30). Quem se propõe a evangelizar pela Internet, deve estar sempre preparado para interpretar a Palavra de Deus, pois a Internet é um território minado por vírus doutrinários.
É indispensável ao evangelista um preparo real, manejando bem a Palavra da verdade (1Tm 2.15).
Conclusão: Nossa missão consiste em falar de Cristo a todos, por todos os meios. Onde estiver um pecador ali deveremos estar nós real ou virtualmente para alcançá-lo com a verdade que liberta.
Para dizer-lhe que Jesus Cristo salva, batiza com o Espírito Santo, cura as enfermidades e, em breve virá buscar-nos para morarmos com Ele na sua glória (Tt 2.13).

Bibliografia: Lições Bíblicas EBD CPAD - 3º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Claudionor de Andrade
ANDRADE, Claudionor de. O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas Novas a toda Criatura. CPAD. RJaneiro

VEITH, Edward Gene. Tempos Pós-Modernos: Uma avaliação cristã do pensamento e da cultura da nossa época. Editora Cultura Cristã, São Paulo, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário