Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A Verdadeira Sabedoria se manifesta na Prática – Lição 09 – EBD CPAD – 3º. Tri – 31.07.14


Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Tg 3.13-18

 I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.   Conscientizar-se de que a nossa conduta pessoal demonstra se a nossa sabedoria é humilde ou demoníaca
2.  Mostrar que onde prevalecem a inveja e sentimento faccioso, prevalece também o mal
3.   Analisar as qualidades da verdadeira sabedoria


 CONSIDERAÇÕES

A carta de Tiago é um conjunto de sermões que trata de modo muito prático a forma como um servo de Deus deve viver. E isso inclui o agir com sabedoria em toda e quaisquer situação na vida quotidiana.
Na visão do apóstolo, mais que palavras sendo apresentadas de forma correta e em bom sentido, vale mais as atitudes coerentes. Essas sim, têm mais sentido do que as palavras faladas sem exemplos de vida.
Tiago se dirige aos membros da igreja, partindo do pressuposto de que eles oram a Deus pedindo sabedoria, cuja virtude é uma dádiva de Deus aos homens.
A conduta pessoal demonstra se a nossa sabedoria é divina ou demoníaca – Sabedoria Terrena (Tg 3.13-16) – Tiago pergunta: “Quem, dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder quotidiano, mediante obras praticadas com humildade que tem origem na sabedoria.
No entanto, se abrigais em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade.
Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca. Pois, onde existe inveja e rivalidade, ai há confusão e todo tipo de atitudes maléficas” (Tg 3.13-16).
Tiago incentiva o homem sábio a mostrar, por meio de sua conduta, que recebeu o dom da sabedoria. Tiago parece indicar que, entre os homens cristãos, sábios e entendidos são uma minoria, pois nem todos que pertencem à comunidade cristã adquire sabedoria.
Tiago usa o verbo mostrar com o sentido de “provar” que o homem possui verdadeira sabedoria e entendimento. Confirme isto, por meio de sua conduta diária.
Onde prevalecem a inveja e sentimento faccioso, prevalece também o mal (Tg 3.16) Como pastor experiente Tiago sabia, que entre os membros da igreja, havia algumas pessoas cujo espírito era caracterizado pela inveja, amargura e egoísmo.
Daí ele usar o plural “quem dentre vós?” E com uma oração condicional, que as evidências apontam para um fato, em outras palavras, ele está ciente da condição espiritual de seus leitores. Se continuarem a dar lugar a inveja e ao egoísmo serão consumidos por ele.
Tiago descreve a inveja com o adjetivo “amargura”. Ele não explica a causa dessa inveja amargurada. Sua descrição, porém, aponta para uma transgressão do décimo mandamento “não cobiçaras”.
Dar lugar a inveja e amargura, é pecado. E estar cheio de ambição egoísta vai contra o ensinamento da lei régia; “Amarás ao teu próximo”.
As pessoas cheias de inveja e egoísmo normalmente falam sobre isso a qualquer pessoa que esteja disposto para ouvir.
Um coração que nutre “inveja amargurada e ambição egoísta” é desprovido de sabedoria lá do alto.
Tiago diz que essa pessoa vive uma mentira que tem como origem o Diabo. Tiago dá as coisas os seus devidos nomes: Tal sabedoria não desce do céu, mas é diabólica. Uma coisa inevitavelmente à outra numa sequência de causa e efeito. Se há inveja, então há confusão.
O que é inveja? Inveja é um desgosto com ressentimento e ódio da boa condição ou benção de outra pessoa.
Tiago chama a inveja de amargurada (Tg 3.14). A inveja destrói a confiança mútua, desintegra a unidade e é de criação demoníaca.
Como Tiago nos mostra a inveja transforma-se em confusão. Além disso, o sentimento faccioso, ou ambição egoísta, invariavelmente leva a toda espécie de coisas ruins. Porque os motivos egoístas se sobrepõem e eliminam o amor a Deus e ao próximo.
A ambição em si é uma força benéfica, que busca promover o bem estar dos outros. Quando torna-se egoísta a ambição leva à prática de coisas ruins.
Ao observar a inveja e as brigas entre os coríntios, Paulo os admoesta por serem carnais (1Co 3.3).
As qualidades da verdadeira sabedoria – Sabedoria Celestial (Tg 3.17,18) – A verdadeira sabedoria tem sua origem em Jesus Cristo e, por isso, apresenta as características de Cristo no crente que a recebe. Além disso, o crente revela essa sabedoria a todos os que estão ao seu redor – crentes e descrentes.
A verdadeira sabedoria desce dos céus como dom de Deus para o crente que a pede (Tg 1.5.17). Essa sabedoria torna-se evidente quando a pessoa toma decisões que são dependentes da vontade de Deus e estão em harmonia com essa vontade.
A sabedoria celeste tem sua própria característica:
1ª. Característica: “pura” – Nesse texto, a pureza é a primeira das sete virtudes que Tiago usa para descrever a sabedoria. Ela representa a sabedoria como imaculada, inviolada, inocente, como o próprio Cristo é puro (1Jo 3.3).
A expressão pura é sinônimo de “santa”. Comparamos a pureza como a luz que a tudo ilumina  e afasta as trevas, e que não é influenciada por nada.
A sabedoria pura é uma sabedoria não contaminada e sem qualquer defeito moral, sem motivos interiores, livre de espírito faccioso; livre da ambição humana e da auto- glorificação.
Tal sabedoria é isenta das corrupções humanas, que fazem parte integrante da sabedoria mundana; não contempla qualquer facção e nem exaltação de um homem sobre outro; não contempla maldade moral, mas seu intuito constante é a prática do bem e seu propósito é glorificar unicamente a Deus.
2ª. Característica: “pacífica” – Não é contenciosa, nem facciosa e nem beligerante; não busca seus próprios interesses às custas de outrem conforme faz a carnal sabedoria humana.
Pelo contrário, confere a paz; alimenta-se da harmonia (Pv 3.17). Os seus caminhos são caminhos deliciosos e todas as suas veredas de paz.
“Bem aventurado são os pacificadores, porquanto serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
3ª. Característica: “moderada” – Razoável, cheia de consideração, gentil, sem exagero, comedida e prudente. Qualidade esta que os homens facciosos e ambiciosos não possuem.
4ª. Característica: “tratável” – Que cumpre tratos, cumpre acordos, esforça-se para cumprir o que promete. Ela também é honesta, sempre justa. Essa sabedoria é aberta à razão. Capaz de ouvir o ponto de vista de outros e mudar a sua própria opinião.

5ª. Característica: “misericordiosa e de bons frutos” – Produz profundo sentimento de misericórdia no homem interior. Um homem verdadeiramente sábio será pleno de misericórdia, tal como Deus, que através de sua misericórdia nos permite continuar em tolerância, mesmo com os nossos erros.

6ª. Característica: “imparcial” – Literalmente não dividida em julgamento, sem variação. O homem verdadeiramente sábio, já se desfez da mente dúplice entre as coisas terrenas e espirituais e vive exclusivamente para a dimensão eterna; pode julgar com imparcialidade, tratando os homens com justiça e com honestidade.

7ª. Característica: “verdadeira” – Sem hipocrisia ou fingimento: O homem verdadeiramente sábio não precisa ser insincero nem hipócrita; porquanto nada tem a ocultar e não busca suas próprias vantagens.

Tal homem não precisa viver como um ator, desempenhando um papel falso, antes, vive na sinceridade (Rm 12.9; 2Co 6.16). Essa sabedoria não opera por detrás de uma máscara, supostamente para o bem de outro.

A verdadeira sabedoria é humilde; não pode ser obtida em troca de ouro, e nem de prata será pesada com o seu preço. Feliz é o homem que a encontra (Pv 3.13-17). A sabedoria celestial, portanto, entra neste mundo pecaminoso mas não é afetada por ele.

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas.  Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
Bíblia King James – Atualizada. São Paulo 2012, Editora Abba e SBA
RICHARDS, Laurence O.Comentário Histórico Cultural do NT. RJaneiro 2012, CPAD
KISTEMAKER, Simon. Comentário do NT: Tiago e Epístola de João. SPaulo, 2006,, Editora Cultura Cristã.
ARCHER, Gleason. Enciclopédia de Temas Bíblicos
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.4 Editora Hagnus –
CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia e Teologia – Vol.6 Editora Hagnus –
BARROS, Arami C. de. Doze homens e uma Missão. São Paulo, 200, Agnus
GEISLER, Norman e... Manual Popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia. SPaulo, 1999. Editora Mundo Cristão


Nenhum comentário:

Postar um comentário