Total de visualizações de página

sábado, 6 de setembro de 2014

O Perigo da Busca pela Autorrealização Humana – Lição 10 – EBD CPAD – 3º. Tri – 31.09.14

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Tg 4.1-10

 I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.  Analisar qual é a origem dos conflitos e discórdias na vida do crente e da igreja.
2.  Mostrar que o crente não pode flertar com o sistema do mundo. 
3.  Compreender que a autorrealização não pode vir em primeiro lugar em nossas vidas.

 CONSIDERAÇÕES

Temos a impressão de que a igreja cristã primitiva era marcada pela paz e harmonia, um tempo depois de Pentecostes, quando era um o coração e a alma da multidão dos que criam, conforme Atos 4.32.
Esse retrato da igreja, porém, vai se dissipando com o passar de menos de uma década. Se considerarmos que os episódios narrados nos capítulos de 1 a 8 de Atos ocorreram entre os anos 30 a 33 d.C., conforme assegura Frank Ferreira em sua obra “História da Igreja Cristã das Origens aos dias atuas pág. 27.
Os destinatários da epístola de Tiago, brigam, contendem e estão cheios de sentimentos facciosos que os leva a pecar, como indica Tiago ao escrever aos crentes judeus da diáspora.
A origem dos conflitos e das discórdias (Tg 4.1-3) – “Donde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mau, para gastardes em vossos deleites”.
Tiago faz uma pergunta que ele mesmo responde. Ele quer saber a origem dessas guerras e contendas que haviam entre os irmãos. Tiago responde sua própria indagação com uma pergunta retórica de resposta afirmativa:
Acaso elas não vêm de seus desejos, que lutam dentro de vocês? O termo desejos é a palavra chave. Isso significa que, durante sua vida, a pessoa escolhe prazeres carnais contrários à Palavra de Deus.
O homem se torna escravo dos prazeres que seu coração deseja e separa-se de Deus (Rm 1.24; 2Tm 4.3; Tg 1.14; 2Pe 3.3; Jd v 16, 18).
Quando Deus não mais governa a vida do ser humano, a busca pelos prazeres assume o controle, e a paz é perturbada pelas brigas e contendas frequentes.
Quando o ser humano entrega as rédeas aos seus desejos, ele deixa de obedecer ao mandamento “Não cobiçarás”. A cobiça controla sua vida e esse poder malévolo pode até mesmo matar (1Re 21.1-14).
Em resumo, quando a pessoa quebra o mandamento de não cobiçar, ela continua não tendo como preencher os seus desejos e, consequentemente, sua vida enche-se de contendas e brigas. O que está errado? Tiago dá a resposta.
“Vocês não têm porque não pedem a Deus”. Nesse versículo Tiago repete os ensinamentos de Jesus no sermão do Monte. Jesus diz: “Pedi, e dar-se-vos-á ... pois todo que pede recebe (Mt 7.7,8).
Deixar de pedir a Deus em oração, é deixar de receber. Podemos pensar que os descrentes é que se recusam a orar, mas os crentes muitas vezes também deixam de “levar tudo a Deus em oração”.
Tiago ensina uma lição sobre a oração. Ele afirma, que, mesmo quando oramos e não recebemos uma resposta, a causa disso não está Deus, mas no ser humano. Quando o crente pede a Deus qualquer coisa em nome de Jesus, o Senhor honra esse pedido (Jo 14.13,14).
O contexto no qual Jesus faz a promessa, porém, fala, por um lado, da fé em Jesus, e, por outro, da glória de Deus Pai, ou seja, quando o crente ora a Deus em nome de Jesus, deve não apenas crê que Deus irá ouvi-lo e responder sua oração.
Deve também se perguntar se seu pedido santificará o nome de Deus, fará avançar a causa do reino de Deus e estará em harmonia com a vontade de Deus (Mt 6.9,10).
Se esses forem os motivos do crente quando ora, Deus lhe concederá o seu pedido. Muitas pessoas nem se dão ao trabalho de orar. Se oram, vão até Deus com motivos errados.
Falta-lhes fé. Paulo diz: “Tudo que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23). O escritor aos Hebreus é ainda mais direto: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).
Como uma pessoa saber ao certo se tem fé em Deus se ela nunca ora a Deus? Como pode ela esperar que Deus atenda sua oração se ela se recusa a obedecer à injunção apostólica “Orai se cessar” (1Ts 5.17).
Deus se recusa a ouvir aqueles que buscam sofregamente seus prazeres egoístas. A ganância é idolatria, e isso é abominação aos olhos de Deus.
Deus não ouve as orações que vêm de um coração cheio de motivos egoístas. Ganância e egoísmos são insultos para Deus.
A busca egoísta (Tg 4.4-5) – Como todo motorista sabe, sair da sua faixa é perigoso, pois ele foi ensinado a ficar na sua faixa na estrada. Essa é uma regra de trânsito básica para se dirigir de modo seguro. Um cristão também não pode sair do rumo em que foi ensinado.
Ele não pode ser um amigo de Deus e um amigo do mundo, pois “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar o outro; ou se devotará a um e desprezará o outro” (Mt 6.24).
Um cristão não pode buscar suas ambições egoístas e ainda assim permanecer fiel a Deus. Na verdade, quando ele se volta para os prazeres deste mundo, dá as costas para Deus.
Daí Tiago afirmar: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” Tg 1.4).
Tiago está escrevendo para cristãos judeus que estão familiarizados com o termo adúltera e quando aplicado ao relacionamento matrimonial entre Deus como marido e o seu povo como esposa infiel.
Por exemplo, Deus disse ao profeta Oseias: “vai, toma uma mulher de prostituição, e terás filho de prostituição; porque a terra se prostituiu desviando-se do Senhor (Os 1.2).
Jesus chama os fariseus, saduceus e intérpretes da lei de “geração má e adúltera” (Mt 12.39; 16.4; Mc 8.38). Além disso, Jesus se refere a si mesmo indiretamente como noivo, (Mt 9.15). E Paulo diz que Cristo é o esposo da igreja (2Co 11.2; Ef 5.22-25, Ap 19.7; 21.9).
A amizade do mundo é ódio para com Deus. O quer significa a palavra mundo? Ela representa “o sistema da humanidade como um todo (suas instituições, estruturas, valores e costumes) organizados sem Deus”.
É o sentido que Paulo transmite em sua segunda carta a Timóteo porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e foi para Tessalônica (2Tm 4.10).
Tiago é enérgico ao dizer que uma pessoa não pode ter amizade com o mundo e com Deus ao mesmo tempo. O mundo não tolera amigos de Deus, pois estes são considerados inimigos.
O contrário também é verdade. Deus considera um “amigo do mundo” como um inimigo. O apóstolo João adverte: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2.15).
Quando uma pessoa intencionalmente se volta para o mundo, para tornar-se parte dele, ela tomou uma decisão consciente de rejeitar Deus e os ensinamentos de sua palavra.
Assim qualquer um que deliberadamente escolhe em favor do mundo e contra Deus, terá Deus como seu inimigo. E o escritor aos Hebreus afirma: “Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo” (Hb 4.5).
A busca da autorrealização (Tg 4. 6-10) – Placas ao longo da estrada orientam o viajante sobre como chegar ao seu destino em segurança. Essas placas são, necessariamente, breves, descritivas e diretas. Tiago nos oferece várias placas que são de ajuda ao viajarmos pela estrada da vida.
Condizentes com o ritmo apressado da vida, as frases são concisas, vívidas e diretas: “Sujeitai-vos, pois a Deus; resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.
Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tg 4.7-10).
Assim como as placas de estrada instrui o motorista a obedecer às leis de trânsito para dirigir com segurança, essas exortações de Tiago dizem ao leitor como ir até Deus.
Humilhe-se, submeta-se a Deus, sujeite-se à sua vontade, resista ao Diabo, chegue-se para Deus e ele se chegará para você.
Quando oramos seja feita a tua vontade, deixamos de lado o orgulho, e somos submissos a Deus, e estamos obedecendo a seus mandamentos. Quando observamos a lei de Deus, Satanás tenta interferir, conduzindo-nos à tentação. Por isso, Tiago acrescenta: “Resisti ao Diabo”.
Quando nos mantemos firmes contra as ciladas do Diabo (Ef 6.11; 1Pe 5.9), também pedimos a Deus livra-nos do mal (Mt 6.13). E a Bíblia nos garante que o Diabo fugirá de nós (Tg 4.8). Isso é fato, pois os Evangelhos e Atos dos Apóstolos estão repletos de exemplos de Satanás e seus demônios fugindo de diante da autoridade divina.
Quando somos obedientes à vontade de Deus, Satanás não pode nos fazer desviar e vê-se obrigado a fugir (At 8.7; Mc 1.23-26; Lc 10.19). Como devemos nos aproximar de um Deus Santo? Tiago usa termos do AT quando escreve “Purificai as mão, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”.
Davi exclama: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mão e puro de coração” (Sl 24.3.4).

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas.  Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
Bíblia King James – Atualizada. São Paulo 2012, Editora Abba e SBA
RICHARDS, Laurence O.Comentário Histórico Cultural do NT. RJaneiro 2012, CPAD
KISTEMAKER, Simon. Comentário do NT: Tiago e Epístola de João. SPaulo, 2006,, Editora Cultura Cristã.
ARCHER, Gleason. Enciclopédia de Temas Bíblicos
FERREIRA Franklin. A Igreja Cristã na História. Das Origens aos dias Atuais. São Paulo: Editora Vida Nova, 2013
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.4 Editora Hagnus –
CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia e Teologia – Vol.6 Editora Hagnus –
BARROS, Arami C. de. Doze homens e uma Missão. São Paulo, 200, Agnus
GEISLER, Norman e... Manual Popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia. SPaulo, 1999. Editora Mundo Cristão


Nenhum comentário:

Postar um comentário