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sábado, 2 de agosto de 2014

ESTRUTURA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DAS LIÇÕES DA EBD







Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima - PE Brasil
Pr. Presidente: Roberto José dos Santos

Superintendente EBD - Pastor Robson Emanoel

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL
(Por Profª. Laudicéa Barboza  Comentarista do 
Currículo Infanto-Juvenil em vigor)

Caro Dirigente, Secretária, Coordenador do Depto Infanto Juvenil, Professores, Pais e Apoios Pedagógico:
Em 2007 a CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) lançou seu novo Currículo para a EBD Infanto-juvenil com algumas alterações como podemos ver abaixo:

a)    Delineação de novas idades para as faixas Etárias com seus respectivos Mascotes tendo algumas EBDs estabelecido cores representativas de acordo com a capa das revistas para incrementar a decoração de cada sala e imprimir afetividade aos Mascotes dando-lhes nomes e caracterização dentro das aprendizagens significativas abordadas no tema de cada trimestre.

Berçário da EBD em Portugal
Berçário: 0-1 ano e 1-2 anos em uma única revista – Seu Mascote é um Bebezinho (Manequinho) Representado os primeiros passos com Jesus (convencionado por nossa Coordenação) - (Cor da decoração da sala de aula: Rosa Bebê)







Maternal: 3 e 4 anos – Abelha (Mel)  Representando o Serviço Cristão - (Cor da decoração da sala de aula: Azul Celeste)
               




Jardim: 5 e 6 anos
– Peixe – (Flip) Representando o Símbolo do Cristianismo - (Cor
        da decoração da sala de aula: Verde Limão)

          
        




r

Primários: 7 e 8 anos – Ovelha (Bela) Representando Mansidão e Obediência - (Cor
        da decoração da sala de aula: Vermelho)

      






Juniores: 9 e 10 anos – Leão  (Tony) Representando Força e Autoridade (Cor da decoração da sala de aula: Vinho-uva, Roxo)

   








   Pré Adolescentes: 11 e 12 anosHarpa – Representando Louvor e Adoração (convencionado por algumas EBDs) -(Cor da decoração da sala de aula: Laranja)
       
    




 


Adolescentes: 13 e 14 anosComputador – Representando a busca pelo Conhecimento (convencionado por algumas EBDs) - (Cor da decoração da sala de aula: (Amarelo
      
     
J

Juvenis: 15 a 17 anos: Capelo e Diploma – representado o Futuro Promissor (convencionado por algumas EBDs) – Azul Royal

b   
EBD Lisboa - Pt




Estabelecimento de duração de 02 anos para o Currículo de todas as Faixas Etárias do Depto Infanto Juvenil
c     Linguagem adequada á cada Faixa Etária
       Novas atividades na Revista do Aluno
e    


 
Novas Ilustrações e figuras

Observação: ´Sabemos que existem circunstâncias que não nos permitem acompanhar na íntegra os dispositivos indicados para a classificação e distribuição dos alunos em suas respectivas faixas etárias.


EBD da Ass. Deus em Henrique Dias
Matinha - Abreu e Lima - PE - Brasil

Entretanto, de acordo com as leis pedagógicas podemos readaptar os agrupamentos de alunos de faixas e interesses aproximados. 

Para isso, nas congregações com alguma dificuldade quer docente ou discente, ou até mesmo de espaços para acomodar cada faixa etária separadamente, pode ser feita a seguinte adaptação:

Crianças de 3 a 6 anos, Maternal e Jardim respectivamente, poderão desenvolver competências de Principiantes – referindo-nos a às competências de uma dessas duas faixas etárias. 

EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil
COMADALPE 


Embora a criança de 2 anos não tenha muito proveito nesse ensino, pois praticamente não alcança, os objetivos propostos,  poderá ser incluída nesse grupo e, com certeza, esse conhecimento ficará armazenado no seu subconsciente e lhe servirá quando tiver mais idade, influenciando o seu currículo interno.




EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil
COMADALPE 



Enquanto as  crianças de 7 a 10 anos, respectivamente Primários e Juniores, serão oportunizadas para aprendizagens através de competências levantadas para os Intermediários, referindo-nos a às competências de uma dessas duas faixas etárias.

EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil
COMADALPE





Já os Pré-adolescentes 11 e 12 anos poderão compartilhar competências com os Adolescentes de 13 e 14 anos dentro de uma perspectiva Adolescente.





EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil
COMADALPE 


No entanto, a faixa Juvenis 15 a 17 anos, devido as suas temáticas muitas vezes voltadas para o avanço científico e tecnológico, bem como circunstâncias que prendem às mudanças de âmbito social desse novo mundo, dispense algumas dificuldades para algumas escolas.

Haja vista a precariedade de elementos preparados para articular tais competências com esses novos jovens, cuja visão de mundo volta-se para o pós-moderno, muitos gestores optam por inseri-los entre os jovens acima de 17 anos.

Tal ação antipedagógica torna-se uma perda considerável para a faixa dos Juvenis devido ao fato de exatamente, nessa faixa de tomada de posição para a vida, eles precisarem como jovens cristãos, estar preparados para escolher o melhor que é ficar com o que estabelece os parâmetros da Palavra de Deus em todas essas situações propostas acima.

Depto de Adolescentes da Ass. Deus em Av.Brasil - Maranguape
Abreu e Lima - PE - Brasil 
Ou seja, devem estar aptos a vivenciar um estilo jovem, porém cristão, e à luz da Bíblia Sagrada, tornando-se capaz de entrar e sair onde quer que seja necessário pronto para enfrentar os desafios que se lhe apresentem quer no aspecto cultural, social, moral ou espiritual.

Esta opção de fundir classes em suas faixas etárias, não é a ideal, mas muitas vezes a real, pelo motivos já explicitados. Portanto, para quem deseja desenvolver um ensino bíblico com qualidade, em que ensinar não significa apenas transmitir conhecimentos.

Lição 7.7 do Maternal para 16.08.14
EBD COMADALPE


Mas ensinar significa aprender a aprender, bem como uma descoberta curiosa, algo característico do ser humano, é mister atentar para os agrupamentos de forma correta, seguindo as idades correspondentes à cada faixa etária, haja vista haver necessidades físicas e psíquicas inerente à idade do aprendiz.

Dessa forma, aprender passa a ser uma tentativa de descobrir e compreender coisas novas, além de uma incessante batalha pela aquisição do conhecimento para ser vivenciado e tornar o aluno capaz de ajudar-se a si próprio e ao outro, quer em casa, na escola, na rua, no trabalho e até mesmo na própria igreja.
DEJEADALPE
Abreu e Lima - PE - Brasil
Levando-os assim a uma condição de caminhar com segurança, por entre as pedras, os garranchos, espinhos, atropelos e armadilhas do seu mundo exterior em nossa era pós-moderna.

Terceiro milênio – em cujo ferve um enorme e apetitoso caldeirão de todo tipo de pecado onde os valores estão cada vez mais desqualificados em uma verdadeira inversão e perversão quando o certo passa a ser o errado e vice-versa.

Não podemos deixar de reconhecer e agradecer a Deus, por lado a lado em nosso mundo, caminhar com grandes benefícios para esse novo homem pós-moderno, o avanço científico, tecnológico, cultural, social e até mesmo espiritual.

EBD Lisboa-Pt



Modernas formas de aprender e uma nova ótica e visão do mundo tem trazido expectativas de crescimento, maior qualidade de vida e importantes mudanças de comportamento na sociedade.







EBD- Lisboa-Pt
O segredo é saber entrar e sair nesse emaranhado mundo pós-moderno. E aprender na Escola Dominical com um currículo que a cada dois anos permeia praticamente toda a Bíblia do Antigo ao Novo Testamento.

Essa valiosa contribuição da EBD é um poderoso antídoto contra as mazelas destrutivas e um recomendável caminho para se aprender a viver sem dor – porque aprender, muitas vezes doe.

Lição 7.8 do Maternal para 23.08.14
EBD COMADALPE
Assim, convidamos todos os que fazem a EBD, engajarem-se nessa visão bíblica-pedagógica de ensinar com estratégias motivadoras desenvolvendo competências significativas para a vida do aluno.

Contextualizando-as com a Palavra de Deus e transversalizando esse ensino bíblico com a vida de cada aluno, a fim de que possa ajudar a si mesmo e ao seu semelhante através do plano da salvação.

Segundo Carvalho (2007), “...não se pode pensar em educação tendo apenas o mobiliário e a figura do professor à frente expondo suas ideias, pois educar não é somente professar, instruir, ensinar.

Encontro de Professores do Maternal da
EBD COMADALPE para articular
competências das lições a serem trabalhadas
no mês de agosto/2014 
Essa nobre tarefa vai além das raias da informação ou simples instrução. Educar tem a ver com transmissão, assimilação de valores culturais, sociais e espirituais.

Quem exerce apenas tecnicamente a função de ensinar não tem consciência de sua missão educativa, formadora de pessoas e de “mundos”.





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