Pr. Presidente: Roberto José dos Santos
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL
(Por Profª. Laudicéa
Barboza Comentarista do
Currículo Infanto-Juvenil em vigor)
Caro Dirigente,
Secretária, Coordenador do Depto Infanto Juvenil, Professores, Pais e Apoios
Pedagógico:
Em 2007 a CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) lançou seu novo Currículo para a EBD Infanto-juvenil com algumas alterações como podemos ver abaixo:
Em 2007 a CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) lançou seu novo Currículo para a EBD Infanto-juvenil com algumas alterações como podemos ver abaixo:
a)
Delineação de novas idades para as faixas Etárias com seus respectivos
Mascotes tendo algumas EBDs estabelecido cores representativas de acordo com a
capa das revistas para incrementar a decoração de cada sala e imprimir
afetividade aos Mascotes dando-lhes nomes e caracterização dentro das
aprendizagens significativas abordadas no tema de cada trimestre.
da decoração da sala
de aula: Verde Limão)
da decoração da sala
de aula: Vermelho)
Juniores: 9 e 10 anos – Leão (Tony) Representando Força e Autoridade (Cor da decoração da sala de aula: Vinho-uva, Roxo)
Pré Adolescentes: 11 e 12 anos – Harpa – Representando Louvor e Adoração (convencionado por algumas EBDs) -(Cor da decoração da sala de aula: Laranja)
Adolescentes: 13 e 14 anos – Computador – Representando a busca pelo Conhecimento (convencionado por algumas EBDs) - (Cor da decoração da sala de aula: (Amarelo
J
Juvenis: 15 a 17 anos: Capelo e Diploma – representado o Futuro Promissor (convencionado por algumas EBDs) – Azul Royal
b
Estabelecimento de duração de 02 anos para o Currículo de todas as Faixas Etárias do Depto Infanto Juvenil
EBD Lisboa - Pt |
Estabelecimento de duração de 02 anos para o Currículo de todas as Faixas Etárias do Depto Infanto Juvenil
c Linguagem adequada á cada
Faixa Etária
Novas atividades na Revista do
Aluno
Observação: ´Sabemos que existem
circunstâncias que não nos permitem acompanhar na íntegra os dispositivos
indicados para a classificação e distribuição dos alunos em suas respectivas
faixas etárias.
EBD da Ass. Deus em Henrique Dias Matinha - Abreu e Lima - PE - Brasil |
Entretanto, de acordo com as leis pedagógicas podemos readaptar os agrupamentos de alunos de faixas e interesses aproximados.
Para isso, nas congregações com alguma dificuldade quer docente ou discente, ou até mesmo de espaços para acomodar cada faixa etária separadamente, pode ser feita a seguinte adaptação:
Crianças
de 3 a 6 anos, Maternal e Jardim respectivamente, poderão
desenvolver competências de Principiantes – referindo-nos a às
competências de uma dessas duas faixas etárias.
EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil COMADALPE |
Embora a criança de 2 anos não tenha muito proveito nesse ensino, pois praticamente não alcança, os objetivos propostos, poderá ser incluída nesse grupo e, com certeza, esse conhecimento ficará armazenado no seu subconsciente e lhe servirá quando tiver mais idade, influenciando o seu currículo interno.
EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil COMADALPE |
Enquanto as crianças de 7 a 10 anos, respectivamente Primários e Juniores, serão oportunizadas para aprendizagens através de competências levantadas para os Intermediários, referindo-nos a às competências de uma dessas duas faixas etárias.
EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil COMADALPE |
Já os Pré-adolescentes 11 e 12 anos poderão compartilhar competências com os Adolescentes de 13 e 14 anos dentro de uma perspectiva Adolescente.
EBD - Abreu e Lima - PE - Brasil COMADALPE |
No entanto, a faixa Juvenis 15 a 17 anos, devido as suas temáticas muitas vezes voltadas para o avanço científico e tecnológico, bem como circunstâncias que prendem às mudanças de âmbito social desse novo mundo, dispense algumas dificuldades para algumas escolas.
Haja vista a precariedade de elementos preparados para articular tais
competências com esses novos jovens, cuja visão de mundo volta-se para o
pós-moderno, muitos gestores optam por inseri-los entre os jovens acima de 17 anos.
Tal ação antipedagógica torna-se uma perda considerável para a faixa
dos Juvenis devido ao fato de exatamente, nessa faixa de
tomada de posição para a vida, eles precisarem como jovens cristãos, estar
preparados para escolher o melhor que é ficar com o que estabelece os
parâmetros da Palavra de Deus em todas essas situações propostas acima.
Depto de Adolescentes da Ass. Deus em Av.Brasil - Maranguape Abreu e Lima - PE - Brasil |
Esta opção de fundir classes em suas faixas etárias, não é a ideal, mas
muitas vezes a real, pelo motivos já explicitados. Portanto, para quem deseja
desenvolver um ensino bíblico com qualidade, em que ensinar não significa
apenas transmitir conhecimentos.
Lição 7.7 do Maternal para 16.08.14 EBD COMADALPE |
Mas ensinar significa aprender a aprender, bem como uma descoberta curiosa, algo característico do ser humano, é mister atentar para os agrupamentos de forma correta, seguindo as idades correspondentes à cada faixa etária, haja vista haver necessidades físicas e psíquicas inerente à idade do aprendiz.
Dessa forma, aprender passa a ser uma tentativa de descobrir e
compreender coisas novas, além de uma incessante batalha pela aquisição do
conhecimento para ser vivenciado e tornar o aluno capaz de ajudar-se a si
próprio e ao outro, quer em casa, na escola, na rua, no trabalho e até mesmo na
própria igreja.
DEJEADALPE Abreu e Lima - PE - Brasil |
Terceiro milênio – em cujo ferve um enorme e apetitoso caldeirão de todo
tipo de pecado onde os valores estão cada vez mais desqualificados em uma
verdadeira inversão e perversão quando o certo passa a ser o errado e
vice-versa.
Não podemos deixar de reconhecer e agradecer a Deus, por lado a lado em
nosso mundo, caminhar com grandes benefícios para esse novo homem pós-moderno,
o avanço científico, tecnológico, cultural, social e até mesmo espiritual.
EBD Lisboa-Pt |
Modernas formas de aprender e uma nova ótica e visão do mundo tem trazido expectativas de crescimento, maior qualidade de vida e importantes mudanças de comportamento na sociedade.
EBD- Lisboa-Pt |
Essa valiosa contribuição da EBD é um poderoso antídoto contra as
mazelas destrutivas e um recomendável caminho para se aprender a viver sem dor –
porque aprender, muitas vezes doe.
Lição 7.8 do Maternal para 23.08.14 EBD COMADALPE |
Contextualizando-as com a Palavra de
Deus e transversalizando esse ensino
bíblico com a vida de cada aluno, a fim de que possa ajudar a si mesmo e ao seu
semelhante através do plano da salvação.
Segundo Carvalho (2007), “...não
se pode pensar em educação tendo apenas o mobiliário e a figura do professor à
frente expondo suas ideias, pois educar não é somente professar, instruir, ensinar.
Encontro de Professores do Maternal da EBD COMADALPE para articular competências das lições a serem trabalhadas no mês de agosto/2014 |
Quem exerce apenas
tecnicamente a função de ensinar não tem consciência de sua missão educativa,
formadora de pessoas e de “mundos”.
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