Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Elias, o Tisbita - Lição 02 - 1º. Tri. 2013 - EBD CPAD – 13.01.13


Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
 Texto da Lição: 1 Reis 17.1-7
                          
I   -  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Descrever a vocação e a chamada de Elias.
  2. Compreender como se deu a atuação do profeta Elias.
  3. Destacar o papel de Elias junto a monarquia e nas Escrituras.

II  - INTRODUÇÃO: Elias aparece em cena de maneira surpreendente e repentina. Ele é apresentado sem qualquer informação sobre sua vida anterior, sem referência à sua família ou tribo em Israel, e até mesmo seu lugar de nascimento, Tisbe – não é conhecido ao certo até o dia de hoje.

Não lhe é atribuída nenhuma linhagem elaborada por meio da qual talvez pudéssemos identificá-lo no registro social do antigo Israel, e não é mencionado nenhum grupo específico do qual ele pudesse ser considerado o porta voz.

Habitava em Gileade, uma área periférica no antigo Israel, isolada do outro lado do Jordão. Ele não tinha fama nem notoriedade, nenhuma influência política específica. Não tinha credenciais para comandar um interrogatório, nem um título acadêmico acompanhando o seu nome. Todavia Deus chamou este homem enigmático que protagonizou os fatos mais importantes na história do profetismo de Israel.

III – DESENVOLVIMENTO

  1. A IDENTIDADE DE ELIAS:
  1. 1 – Seu nome – A palavra hebraica para Deus no Antigo Testamento era Heloim, usada em alguns momentos na forma abreviada de El. A palavra jah é o termo usado para Jeová. Assim, no nome de Elias – Elijah encontramos as palavras usadas para “Deus e Jeová”. Entre elas existe um pequeno “i” que, em hebraico, é uma referência ao pronome pessoal “meu”. Colocando as palavras juntas, descobrimos que o significado do nome Elias é “meu Deus é Jeová” ou “o Senhor é meu Deus”.

1. 2 – Sua terra sua gente – Elias era de Tisbe, um lugarejo na região de Gileade e a leste do rio Jordão. Esse lugar não aparece em outras passagens bíblicas, mas é citado somente no contexto do profeta Elias (1Re 21.17; 2Re 1.3.8; 9.36).

Gileade, região onde vivia o profeta Elias, era um lugar solitário e de vida ao ar livre, onde seus habitantes eram provavelmente rudes, queimados do sol, musculosos e fortes.

Nunca foi um lugar de educação, sofisticação e diplomacia. Era uma terra árida, e muitos acham que a aparência de Elias tinha uma relação com sua terra. Seus hábitos beiravam o grosseiro e o áspero, o violento e o severo.

1. 3 – Sua fé em Deus – Elias era um homem comprometido com a adoração verdadeira. Como um israelita professava sua fé no Deus verdadeiro que através da história havia se revelado ao seu povo.Com o desenrolar dos fatos, vemos o profeta afirmando essa verdade. Quando ele desafiou os profetas de Baal, orou: 

“Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo e que segundo a tua palavra fiz todas essa coisas” (1Re 18.36).


  1. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS:
 
2. 1 – Sua vocação e chamada – Elias foi convocado para fazer um julgamento; ele estava armado com “poder de fechar o céu para que não chovesse nos dias de sua profecia”. 

Somente a luz da verdade, a luz que iluminou a escuridão do mundo preservou a nação da extinção total. A vocação  e chamada de Elias foram, portanto, divinas, da mesma forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos.

Podemos perceber estes fatos quando vemos o profeta Elias colocar Deus como a fonte por trás de suas enunciações proféticas: “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou” (1Re 17.1). Em outras passagens bíblicas Elias diz que suas ações obedeciam diretamente a uma determinação divina (1Re 18.36). 

A vocação de Elias se manifesta em um contexto onde não havia referenciais. No Antigo Israel os reis não agiam apenas como governantes do povo, mas também como referencial espiritual. Quando um rei fazia o que era mal aos olhos do Senhor, as consequências de suas ações eram logo sentidas pelo povo.

Como havia uma apostasia generalizada, isso servia como um modelo referencial para seguir. Acabe com sua esposa, Jezabel, infelizmente eram modelos de um culto idólatra. É nesse contexto que Deus levanta o profeta de Tisbe para trazer o povo novamente para um verdadeiro modelo de adoração. Elia se torna o referencial a ser seguido.

Logo que chegou a posição de rainha em Israel, Jezabel empreendeu uma campanha para exterminar os profetas do Senhor (1Re 18.4). O desastre só não foi total porque o Senhor preservou os sete mil que não se dobraram diante de Baal (1Re 19.18). No lugar dos verdadeiros profetas, Jezabel pôs seus profetas particulares:

“Vendo-o, disse-lhe: és tu o perturbador de Israel? Respondeu Elias: eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixaste os mandamentos do Senhor e seguiste os Baalins. Agora, pois, manda juntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que come da mesa de Jezabel” (1Re 18.17-19).

Os profetas que “comiam da mesa de Jezabel” eram aqueles aos quais ela havia alugado. Eram profetas comprados, profetizavam somente o que ela e seu marido gostavam de ouvir. O verdadeiro profeta não se vende porque nenhum profeta de Deus fala da sua própria vontade (2Pe 1.20).

2. 2 – A natureza do seu ministério – O ministério do profeta Elias é atestado  pela inspiração e autoridade divina que o acompanhava. A história do profeta de Tisbe é uma história de milagres. O primeiro livro dos Reis atribui ao profeta Elias sete grandes milagres:

1- Elias faz cessar as chuvas. 2- Multiplica a comida da viúva. 3- Restaura à vida o filho da viúva. 4- Faz descer fogo do céu no monte Carmelo. 5- Restaura as chuvas. 6- Invoca fogo sobre soldados. 7- Divide as águas do Jordão.

É, portanto, uma história de intervenções divinas no reino do norte. Encontramos por toda parte do livro dos Reis as marcas da inspiração profética no ministério de Elias.

  1. ELIAS E A MONARQUIA:
 3. 1 – Buscando a justiça social – Na verdade, as ações do profeta revelam uma luta incansável não somente em busca do bem estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca  como o rei Acabe se afastava de Deus, as consequências poderiam logo ser percebida na opressão do povo.

A morte de Nabote, por exemplo, revela esse fato de uma forma muito clara (1Re 21.1-16). Acabe foi confrontado e denunciado pelo profeta Elias pela forma injusta como agiu.

3. 2  – A restauração do culto – Nos dias do profeta Elias, as ações de Acabe e sua mulher Jezabel sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o verdadeiro culto (21Re 19.10). 

Em um diálogo que teve com Deus, Elias afirma que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos. Como profeta de Deus, coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas (1Re 18.30).

  1. ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA:
4. 1 – No Antigo Testamento – Nessa Literatura Bíblica encontramos os profetas sendo enviado por Deus para exortar o povo a fim de que não se renegue o verdadeiro culto a Javé. Os profetas dispõem de poderes milagrosos e sua palavra se realiza. O Antigo Testamento mostra que com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia. 

Foi Elias quem abriu o caminho para outros profetas que vieram depois. Mas Elias não possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também era escatológico (Ml 4.5).
 
4. 2 – No Novo Testamento – Nesta literatura encontramos Jesus identificando João – o Batista, como aquele que viria no poder e espírito de Elias (Lc 1.17; Mt 1.14; 17.10-13). No monte da transfiguração o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o Senhor acerca da “sua partida” (Mt 17.3; Lc 9.30-31).

Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel ele trouxe como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de Sarepta. No judaísmo dos tempos de Jesus Elias era uma figura bem popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que Jesus seria o Elias redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).

 IV – CONCLUSÃO:

A mensagem do profeta Elias visava primeiramente produzir arrependimento e não a manifestação da ira divina. Isto é visto claramente quando Acabe se arrepende e o Senhor adia o julgamento que havia revelado para os seus dias (1Re 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós revelada na história do profeta Elias, que a graça de Deus é maior que o pecado e suas consequências.

Alguns homens de Deus não podem ser explicados, em face do que acontece a eles, desde o nascimento até que chegam à idade adulta. Há poderes maiores em operação. Elias foi um precursor dos profetas, e os escritos dos profetas, a partir dos seus dias, adquiriram imensa proeminência nas Escrituras. Ele deu um tremendo exemplo de poder espiritual e de busca pela verdade, pela justiça e pela santidade em Israel, tudo o que veio a tornar-se o tema dos profetas que se seguiram.

Se você quer ser um homem ou uma mulher de Deus, é essencial encarar as situações impossíveis da vida com fé, tal qual Elias fez. Se você é um jovem que deseja viver uma vida piedosa que vai deixar marcas neste mundo, então deve colocar-se à sombra do seu Salvador, confiando que ele vai operar através das provações que surgirão e de situações extremas com que você não é capaz de lidar sozinho.

O Deus de Elias é seu Deus, ele é Deus das situações impossíveis. Ele é aquele que faz o que nenhuma pessoa na terra pode fazer. Elias encarou o impossível com calma e alegria, com bondade e autocontrole com fé e humildade. Visivelmente, Elias foi heroico em atos de bravura e fé, mas sempre foi um modelo de humildade.



Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 1º. Trimestre 2013 – (Comentarista: José Gonçalves).
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

GONÇALVES, Josué. Porção Dobrada (Uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu). Rio de Janeiro 2012. 1ª. Edição. CPAD

SWINDOLL, Charles R. Elias – Um homem de heroísmo e humildade. São Paulo, 2001.  10ª. reimpressão 2012. Editora Mundo Cristão

WISEMAN, Donald J. 1 e 2Reis – Introdução e Comentário. Inglaterra, 1993. Brasil, 2006. Série Cultura Bíblica – Editora Vida Nova.

CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.

CHAMPLIN. R. N. Dicionário do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário