Total de visualizações de página

domingo, 22 de abril de 2012

TAL QUAL A VIDA O CASAMENTO PRECISA SER REINVENTADO - A Vida é um Eterno Sonhar


               laudiceabarboza@gmail.com

Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.comhttp://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas

 Não é preciso motivo especial, o que importa é trazer alegria para a relação.
OBJETIVOS: 
Conscientzar-se de que a rotina corrói qualquer relacionamento.

Como a vida, o casamento precisa ser reinventado. 


Para marcar nossos 16.425 dias no mesmo teto, na mesma cama, na mesma mesa, na mesma fé, estamos compartilhando este texto, com aqueles casais que desejam  alcançar juntos, mas sobretudo vitoriosos na arte de amar - décadas sem conta. 


Façam as nossas contas. 


Vivemos cada dia como um novo dia - este é o nosso segredo na luta do viver juntos e do bem viver. 


Relação de amor sem desgaste não existe.

A vida a dois exige imaginação e renovação diária.
Renovar, investir, acreditar, é o segredo longevidade.

Quem vive uma relação a dois sabe quanto essas palavras são fundamentais no dia a dia.
A vida muda e o natural seria que o casamento seguisse o mesmo processo.

Mas, de modo geral, as transformações só ocorrem sob a pressão de uma crise. “Toda relação afetiva passa por conflitos, uns maiores, outros menores.

O jeito de encará-los define se haverá uma separação ou uma reinvenção”, diz a terapeuta de casais e palestrante Maria Luiza Cruvinel, de São Paulo.

É verdade que o amor é o fiel da balança – quando existe um sentimento mais profundo, o casal se vê estimulado a renovar a união.

No entanto, muitos se divorciam sem avaliar os próprios sentimentos. “A maioria prefere a separação porque não suporta a angústia da indefinição – aquele período difícil em que a crise foi deflagrada, mas ainda não se vislumbra a solução.

Nessa hora, o afastamento imediato traz uma falsa sensação de melhora”, afirma Oswaldo M. Rodrigues Jr., psicólogo do Instituto Paulista de Sexualidade.

Para reinventar um casamento, é preciso se abrir para as adaptações e concessões.

E preparar-se para encarar tanto os benefícios quanto os riscos embutidos no processo de mudança.

“Viver junto é um aprendizado desde que você reconheça as próprias limitações e compreenda as do outro”, define Maria Luiza.
Para Rodrigues Jr., os relacionamentos nascem de um contrato baseado na interação inicial da dupla. “É quando são colocados os limites, o que cada um suporta e de que necessita.

A questão é que, na maioria das vezes, não há diálogos reais. Cada um tenta convencer o outro a satisfazer suas demandas”, alerta o especialista.

“Então, quando surge um problema sério, o mais comum é acusar, jogar a responsabilidade e aguardar que o par se sinta culpado.” Ou seja, a expectativa é que o outro mude e nunca você.

Aprender a lidar com frustrações e transformações demora mesmo.
Exige uma boa dose de maturidade dos parceiros e, às vezes, terapia pessoal ou de casal. Até para aceitar o fato de que a paixão não é eterna.

“O casal pode ter a consciência de que não está mais apaixonado e de que enfrenta problemas, mas prefere resolvê-los e seguir juntos porque os aspectos positivos dessa relação são superiores aos negativos”, diz Maria Luiza.

Segundo ela, quem parte para a renovação de uma antiga relação são os que ainda se amam, tornaram-se amigos, têm filhos ou projetos em comum.

Seja como for, os motivos da crise e o modo como cada um vai reinventar a vida amorosa é sempre particular.

Uma lição é fundamental:
Nunca deixar os problemas se acumularem. 
Um casal precisa se renovar todos os dias. 
E isso deve ser feito, pois apesar de todas as dificuldades, vale a pena estar juntos.

Fonte: http://claudia.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário