Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lição 04 – Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará - 24.01.16 – EBD CPAD

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre 2016
Lucas 17.24-30
Reflexão: A Volta de Jesus será tão repentina que não haverá chance para arrependimento e preparo de última hora.

O destino da igreja se aproxima rapidamente do seu glorioso desfecho. E ao mesmo tempo o destino do mundo de um modo geral, no fim desta presente Era.

O plano redentivo de Deus chegará a sua conclusão exatamente como Deus planejou e da forma como foi revelado nas Escrituras.

Esse plano prevê que todos os crentes falecidos em Cristo, serão ressuscitados dentre os mortos, e na mesma ocasião os crentes que estiverem vivos, serão transladados ou raptados para se encontrarem com Cristo nos ares, ao soar da última trombeta (1Ts 4.16; 1Co 15.51,52).

Em seu diálogo com Marta, por ocasião da ressurreição de Lázaro, Jesus indicou que haveria essas duas classes de crentes, ao afirmar: “Eu sou a ressurreição e a vida”.

Para aqueles que faleceram firmes em Cristo, ele é a ressurreição e o poder suficiente para libertá-los do reino da morte e, para aqueles que estiverem vivos e crentes no Evangelho, Cristo será a vida, a energia que transformará num abrir e fechar de olhos, seus corpos materiais em um corpo glorificado.

Temos na Bíblia, dois casos de arrebatamento de homens, que, estavam na terra e subitamente acharam-se no Céu:

Enoque, dos tempos pré-diluvianos (Gn 5.24; Hb 11.5), e o profeta Elias (2Re 2.11) que foi elevado aos Céus num carro de fogo.

Em Lucas 9.28-31, encontramos algo semelhante do que acontecerá na Volta de Cristo para os seus santos. Temos ali dois tipos de pessoas que estarão presentes na hora do arrebatamento, tipificados por Moisés e Elias.

Moisés representando os salvos que já haviam falecido e Elias representando aqueles salvos que não experimentarão a morte. Ambos, participando da mesma glória que há de ser revelada.

O tempo do arrebatamento da igreja é um assunto de elevada importância.

A Segunda Vinda de Cristo consiste de um só evento, contudo, o mesmo se manifestará em duas fases.

Primeiro ocorrerá o rapto da igreja que será a translação dos crentes, tantos vivos como os falecidos em Cristo para se encontrarem com o Senhor nos ares, como Paulo explica em 1Co 15.51-57 e 1Ts 4.18.

Este rapto da igreja será repentino. As pessoas estarão tão despreocupadas como nos dias em que Noé entrou na arca (Mt 24.37-42).

Também será comparado aos dias de Ló. Ele era um homem justo (2Pe 2.7,8; Lc 17.28), que viveu em uma cidade ímpia chamada Sodoma e suas vizinhas Gomorra, Admá e Zeboim, entre outras.

Em Sodoma os habitantes atacaram a casa de Ló porque pensavam que os anjos eram homens comuns com quem eles pudessem manter relações sexuais (Gn 13.13; 18.20,21; 19.15).

A vida seguia seu curso normal, até o dia em que Deus tirou Ló de Sodoma quando choveu fogo e enxofre (Gn 18.20,21; 19.24; Dt 29.23; 2Pe 2.6).

Jesus advertiu seus discípulos: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32; Gn 19.26).

Os dias atuais superam a corrupção moral dos dias de Ló. As práticas abomináveis dos dias de Ló são emblemáticas para os dias atuais, pois o movimento homossexual, ou LGVT, ganham espaço na mídia como nunca em países do “primeiro mundo”,.

Como nos Estados Unidos, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Inglaterra, França, Portugal, Espanha e entre outros, o Brasil, onde o apoio e a aprovação da união civil de pessoas do mesmo sexo ou do “casamento igualitário”, ou “homoafetivo”, tem tido o respaldo dos governos e dos juristas.

Em nosso Brasil, nunca houve tanta visibilidade quanto ao apoio à união homossexual, condenada pela Palavra de Deus de forma clara e institucionalizada.

No Brasil, a iniquidade não só está sendo praticada pelos ímpios e pecadores, como está institucionalizada em planos do governo.

Depois, de o país passar a ser dirigido por governo que se inspira nos ideais comunistas, maxista-leninistas.

Já houve 12 milhões de abortos em 12 anos. O Plano Nacional de Direitos Humanos nº.3, comprova que a iniquidade no Brasil é oficializada e tem total apoio do governo.

Só para que se tenha uma ideia da corrupção moral, esse plano oficial diz em seu “Objetivo Estratégico VI... garantir os direitos trabalhistas e previdenciários de profissionais do sexo por meio da regulamentação de sua profissão”.

Isso significa que, no programa oficial, o governo considera a prostituição masculina ou feminina como “profissão”.

Desse modo, uma prostituta ou um prostituto é visto como no mesmo nível de um médico, um advogado, um professor, um comerciante, um vendedor e etc.

Contudo, haverá em toda a terra um grupo de pessoas salvas em Cristo, que ao tempo do Arrebatamento se encontrarão firmes em Cristo Jesus.

Enquanto na terra, haverá durante sete anos a Grande tribulação, homens desmaiando por causa do bramido do mar e das ondas, a igreja estará com Cristo nas Bodas do Cordeiro e no Tribunal de Cristo (Ap 19.6-10; 2Co 5.10; 1Co 3.10-17), onde receberá os galardões do Senhor.

Nesse período o Anticristo reinará sobre a terra e a Grande Tribulação desencadeará sobre Israel e as nações.

Depois disso dar-se-á a revelação de Cristo, em forma visível, sobre as nuvens dos céus, quando ele descerá a terra no Monte das Oliveiras, de onde ascendeu aos céus (At 1.11,12; Mt 24.30; Zc 14.4,5; Cl 3.4; 1Ts 3.13; Jd 11).

Quando será a sua manifestação em poder e glória à Israel e as nações do mundo. “Então todo olho verá” (Ap 1.7).
O arrebatamento sempre foi visto como uma possibilidade real (a qualquer momento), desde o tempo Apostólico.

A segunda guerra mundial está dentro dos grandes sinais quando o mestre falou de guerras e rumores de guerras.

No cap 24 de Mateus v.36-44, Jesus faz uma exortação a cerca da vigilância com relação à sua vinda e no v.40 ele diz: Então, estando dois no campo , será levado um e deixado outro; estando duas moendo no moinho será levada uma, e deixada a outra
O problema é que quando Jesus respondia a pergunta dos discípulos: Quando serão estas coisas e que sinais haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mt 24.1-3). Essas perguntas estão respondidas em Mt 24 e 25 em ordem inversa. Que sinal haverá do fim do mundo? A resposta está em Mt 24.4-25.
 Que sinal haverá da tua vinda? resposta Mt 24.26-35. Quando serão estas coisas? Resposta em Mt 24.36-41.

As respostas de Jesus podem ser resumidas. O fim do mundo será marcado por um sofrimento intenso, que se iniciará com o cumprimento da profecia de Dn 9.27.
 Sobre "abominação da desolação" Mt 24.15. Sua própria vinda será visível para todos, porque ele retornará abertamente com um exército de anjos, mas quando isso vai acontecer ninguém sabe.
Obs. O arrebatamento está implícito em Mt 24.36-44.
O restante do cap. 24 e todo cap 25 de mateus desenvolve um único tema. Até que Jesus volte realmente, o povo de Deus deve manter-se atento, sempre pronto, uma vez que Cristo poderá vir a qualquer momento. (Mt 24.42-44).
Como servos responsáveis pelo bem estar dos outros, teremos de ser fiéis até que Jesus venha (Mt 24.45-51).

Como damas-de-honra esperando para acompanhar o noivo até a casa da noiva, devemos estar vigilantes, preparados e prontos (Mt 25.1-13). Como aqueles a quem foram dados recursos por um senhor ausente, teremos de usar o que temos e somo em seu benefício, até ele voltar (Mt 25.14-30)





Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 1º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato
RENOVATO Elinaldo. O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glórias para os Salvos. CPAD. RJaneiro 2015
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
GILBERTO, Antonio e ANDRADE Claudionor....ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. Edit. CPAD. RJaneiro, 2015
GIOIA, Egídio. A Harmonia dos Evangelhos. Edit Juerpe. RJaneiro, 1981
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São Paulo, 2010.
ERICSON. Millard J. Teologia Sistemática. 1ª. Edição. Editora Vida Nova. São Paulo, 2015.

HAYE. Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. São Paulo, 2005.
RICHARDS. Lourence O. Comentário Histórico Cultural do \Novo  Testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário