Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Comentário nº2 - Sinais que Antecedem a Volta de Cristo - 10.01.16

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre 2016
Mateus 24.3-8; 11-14
Reflexão: Para que a Igreja não seja apanhada de surpresa, Jesus revelou alguns sinais que devem anteceder a sua Vinda.
Algumas passagens bíblicas indicam que não sabemos, e não podemos saber quando Cristo voltará.
“À hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24.44).
Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13).

Além disso, Jesus disse: “Mais a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. Estais de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo” (Mc 13.32,33).
Embora os crentes não saibam o dia nem a hora em que há de vir o Senhor Jesus, Ele os instruiu sobre os sinais que antecedem sua Vinda, cuja vinda acontecerá em duas fases:

A Primeira para levar a Igreja e a Segunda com a Igreja glorificada.
O primeiro destes sinais, “seriam os falsos Cristos”. “Eu vim em nome do meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a este aceitareis” (Jo 5.43).
E Jesus respondendo disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos” (Mt 24.4,5).

Em segundo lugar: Falsos profetas (Mt 24.11).
Em terceiro lugar: guerras e rumores de guerras (Mt 24.6,7). Como as duas grandes guerras mundiais, que foi nações contra nações e reinos contra reinos.
Quarto: Terremotos como nunca se viu na história da humanidade.
Quinto: Apostasia – isto é todos aqueles que abandonam de forma premeditada a fé cristã.

Sexto: Um reavivamento de milagres sem a marca da autenticidade que é o nome de Jesus, que determina se o milagre provém da parte de Deus ou de espíritos enganadores (Ap 13.14).

Todo milagre para que possamos entender que é divino precisa ser efetuado em nome de Jesus (At 3.6). Precisamos entender que os milagres podem ser de natureza humana quando realizado cientificamente pela medicina.
Divina, quando realizada de forma sobrenatural e em nome de Jesus ou quando existe ação do sobrenatural, mas que é feita através da invocação de espíritos alienígenas que muitas vezes aparecem com o nome de quem já morreu, procurando se identificar como alguém bastante conhecido no passado, mas que a anos deixou a terra dos viventes, ou ainda, através de invocação de imagens de escultura.

Um dos grandes e mais notáveis milagres ou sinais que antecedem a Vinda de Cristo para transladar a Igreja é o Retorno de Israel à Terra Prometida a Abraão – o que aconteceu no dia 14 de maio de 1948.

A Bíblia está cheia de profecias de como os judeus voltariam à sua terra no fim dos tempos, antes da primeira etapa da Segunda Vinda de Jesus para arrebatar a sua Igreja (Is 11.10,12; 66.8; 1Ts 4.13-18).

Por quase dois mil anos os judeus ficaram dispersos por todo o mundo, quase sem esperança de voltarem a existir novamente como nação.

Mas em 07 de junho de 1967, Israel reocupou a cidade de Jerusalém e a transformou em sua capital, cumprindo-se assim as profecias bíblicas.

Outro grande sinal que antecede a Vinda de Cristo é a indiferença quanto a sua Vinda, como afirmava o apóstolo Paulo: “Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, e profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.

Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo a aparência de piedade, mas negando a eficácia delas, destes afasta-te” (1Tm 3.1-5).

E também o apóstolo Pedro: “Sabendo primeiro isto: Que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o começo da criação” (2Pe 3.3,4).

Cada geração de crentes conviveu com a esperança do retorno iminente de Cristo. Cremos que ele pode retornar para buscar a sua igreja, a qualquer momento.
“Os últimos dias”, na linguagem profética, referem-se aos dias que antecedem a Vinda de Jesus.

Como nos revela as Escrituras dar-se-á em duas fases: A primeira corresponde ao Arrebatamento da Igreja, desta vez ele vem para os seus, para os salvos de todos os tempos.
Ele garantiu antes da sua morte e da sua ascensão aos céus que voltaria outra vez e nos levaria para si mesmo – “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14. 2,3).

Ele virá buscar todos quanto amarem a sua Vinda (2Tm 4.8). No arrebatamento ele virá secretamente para os seus santos. Na sua vinda em glória com a sua Igreja Ele virá com as nuvens dos céus e todo olho verá (Ap 1.7; Mt 24.27). Temos ainda as “Doutrinas de Demônios” que são todos os ensinos que não fazem parte da sã doutrina (1Tm 4.1; 1.9,10).

Um outro grande sinal da Vinda de Jesus é a similaridade dos últimos dias da Igreja na terra com os dias de Noé, caracterizados por, pelo menos, três coisas: Materialismo, indiferença e violência. É exatamente o que vemos hoje em grande escala. Os homens estão cada vez mais materialistas e fazendo planos para aumentar mais e mais seus patrimônios (Lc 12.16-20).

Não conseguem pensar nas coisas de cima (Cl 3.1,2). As coisas relativas ao reino de Deus (Lc 12.31). A Palavra do Senhor nos adverte que devemos nos guardar da idolatria e da avareza (Ef 5.5; 1 Tm 6.10).

Outro sinal é os dias de Ló. Antigamente, o comportamento libertino era uma exceção; mas a cada dia, torna-se uma regra. Muitos homens e mulheres em busca da “libertação” resolveram se entregar aos seus próprios desejos carnais (Rm 1.26).

Relacionam-se com pessoas que estão vendo pela primeira vez. Os homens, além dos pecados morais tidos como comuns, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmo a recompensa que convinha ao seu erro (Rm 1.27).

Este deprimente quadro se constitui em mais um sinal indicador do Arrebatamento da Igreja como disse Jesus: Como também da mesma maneira nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos (Lc 17.28,29).

As pessoas, naquele tempo, além de materialistas e indiferentes, eram imorais e amantes do prazer ilícito, ante natural (Gn 19.1-9).
E, por isso, Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 24.25).

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 1º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato
RENOVATO Elinaldo. O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glórias para os Salvos. CPAD. RJaneiro 2015
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
GILBERTO, Antonio e ANDRADE Claudionor....ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. Edit. CPAD. RJaneiro, 2015
GIOIA, Egídio. A Harmonia dos Evangelhos. Edit Juerpe. RJaneiro, 1981
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São P

Nenhum comentário:

Postar um comentário