Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DAS CORES NAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM


INTERAÇÃO APOIO PEDAGÓGICO EBD COM O PROFESSOR.1

Por Prof. Laudicéa Barboza
 É cientificamente comprovada a influência cerebral das cores no processo de aprendizado, uma vez demonstrada a correlação positiva entre cores e alterações no comportamento e humor.
A Psicologia das Cores é, talvez, a principal área no estudo do impacto das cores no comportamento humano assim afirma Angela Wright, psicóloga e autora do livro “The Beginner’s Guide To Colour Psychology”.


O uso de recursos visuais e ambientes adequados aprimoram ainda mais o processo de aprendizado dos alunos. As Cores estimulam o sentido da visão, encorajam a permanência das informações absorvidas e auxiliam nos processos criativos.

            Apresentações contendo cores são importantes, pois estimulam a criatividade.
As cores diferentes ativam o cérebro de forma diferente: Cores como o amarelo, laranja e vermelho, aumentam a atividade cerebral. Já as violeta, azul e verde, relaxam. 
Dessa forma, se quiser estimular a atenção dos seus aluno na apresentação das Competências selecionadas de acordo com o tema da lição em estudo para qualquer faixa etária.
Mas, muito especialmente no ensino infantil, as cores exercem fundamental importância nas relações de aprendizagem, portanto, na utilização de cores ativadoras.

Claro, os excessos nunca são bem-vindos: muito vermelho, por exemplo, acabaria levando o aprendiz à exaustão, ao passo que utilizar somente o verde deixaria o ouvinte disperso e sonolento.


AS 4 CORES PSICOLÓGICAS PRIMÁRIAS
Para Angela Wright, a cor azul está associada à mente.



O vermelho afeta o corpo, levando à liberação de altas taxas de adrenalina e, portanto, possuindo alto poder de estimulação.

A cor amarela interage com emoções, ego e autoconfiança e, por fim, o verde induz a um balanço entre mente, corpo e emoções.

INTENSIDADES DIFERENTES PROVOCAM ESTÍMULOS DIFERENTES
Quanto maior a saturação de uma cor, ou seja, quanto mais intensa, maior seu poder de estimulação.

Dois vermelhos, quando utilizados com duas saturações diferentes, estimularão de maneiras diferentes. O mais brilhante e intenso terá melhor poder de ativação.

DICAS DE APRENDIZADO: RECURSOS VISUAIS
Para Lou Tetlan, fundador do grupo SID (uma empresa de informação de design), algumas dicas para aumentar a aprendizagem envolvem utilizar:
  • Bordas coloridas, chamam a atenção do leitor e o seu cérebro agradece.
  • Este Painel apresenta a  Proposta Bíblico Pedagógica da Escola Bíblica Dominical em Casa Caiada - Olinda - Pe.
           Fundos e blocos de notas de computadores em azul;

  • Marcadores e canetas coloridas em fundos brancos;
  • codificação em cores, pois a associação de objetos a cores específicas torna o aprendizado mais eficaz;
  • PAINEL PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES
    DO MATERNAL DAS ESCOLAS DOMINICAIS DA IEADALPE
  • A mistura entre as cores psicológicas primárias terá uma função balanceada, de acordo com a proporção de cada cor utilizada
  • .
    CLASSE DO MATERNAL - EBD CASA CAIADA
  • Seguir esses passos o ajudará a alinhar os objetivos de sua aulas e treinamentos, tornando os resultados mais interessantes e otimizando o processo de aprendizado dos seus participantes.


Texto adaptado de: http://veler.com.br/blog/como-as-cores-afetam-o-aprendizado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário