Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Lição 03 – Esperando a Volta de Jesus - 17.01.16 – EBD CPAD

Lição 03 – Esperando a volta de Jesus - 17.01.16 – EBD CPAD
Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre 2016
Mateus 24.42-46
Reflexão: Com relação á volta de Jesus, só há dois tipos de crentes: os que serão arrebatados e os que ficarão.

Jesus alertou muitas vezes seus discípulos acerca de sua Volta “Por isso, ficai também vós apercebidos; á hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24.44).

Ele prometeu a seus discípulos: “Quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14.3).

Imediatamente depois de Jesus ascender ao céu, dois anjos disseram aos discípulos: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, virá do modo como o vistes subir” (At 1.11).

Paulo ensinou: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, 
ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus” (1Ts 4.16).

O autor da carta aos Hebreus diz: “Cristo aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb 9.28).
Tiago admoestou a igreja: a Vinda do Senhor está próxima (Tg 5.8).
Pedro dizia: “Virá, como um ladrão, o Dia do Senhor” (2Pe 3.10). No livro do Apocalipse temos muitas referências à volta do Senhor, terminando com a promessa de Jesus: Certamente, venho sem demora. João responde, Amém! Vem Senhor Jesus (Ap 22.20).

Como já vimos, esta Segunda Volta de Jesus acontecerá em duas fases: Na primeira fase ele arrebatará a igreja antes da Grande Tribulação (Ap 3.10; 1 Ts 1.10). Essa volta será tão repentina que Jesus afirmou: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado outro. Estando duas moendo no moinho, será levada uma e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabei a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.40,42).

Como podemos observar não haverá tempo algum para as pessoas se prepararem, todos os meios de comunicações serão tomados de surpresa.
Essa surpresa do Arrebatamento dos salvos vem sendo anunciada a muitos séculos. Diante dessa realidade profética e real, todo crente verdadeiro tem à consciência exata do que é ser salvo.
João dizia: Quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

Uma das formas mais eficaz para esperar a Volta de Jesus é se ocupar com as coisas do Reino de Deus, e sua justiça,
cumprindo o ide da Grande Comissão e da Comissão Cultural (Mt 28.19,20; Mc 16.15.16).

O nosso tempo tem nos mostrado que os sinais da Volta de Jesus vêm se cumprindo na história de maneira infalível; visto que, as palavras de Jesus não passarão (Mt 24.35).

Uma pura consciência é a melhor forma de esperar a volta de Jesus. A expressão muito crentes vão ficar no Dia do Arrebatamento, parece contradizer o ensino bíblico acerca do Arrebatamento da Igreja, visto que Jesus vem para levar aqueles que o esperam para a salvação. Os que ficarem provavelmente são crentes nominais, e nunca experimentaram o Novo Nascimento.

Pois, quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3,5,6).
Alguns crentes na passagem do Ano Novo vão à praia sob o pretexto de assistir a “queima de fogos” quando na realidade consciente ou não, rendem um culto à Iemanjá, um elementar das águas. 

Portanto, um espírito das trevas transfigurado em anjo de luz, trazendo uma suposta paz às suas vidas como profetizou Jeremias: “Curam a ferida da filha do meu povo levianamente dizendo: paz, paz, quando não há paz” (Jr 6.14).

Assim na Volta de Jesus, essas pessoas podem realmente ficar para trás.
Mas será que estas pessoas são realmente crentes em Cristo? São pessoas que nasceram de novo? Passaram pelo processo de regeneração? Se as respostas forem sim,  estes crentes serão salvos. Se não, serão deixados para trás.

O ensino de Jesus no Monte das Oliveiras era no sentido de os discípulos estarem preparados para a sua Vinda (At 1.10; 1Ts 4.13-17).

Em sua carta aos Gálatas o apóstolo Paulo mostra com muita decisão, como ser um vencedor nestes tempos presentes (Gl 5.16-18). “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o espírito contra a carne. E estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo espírito, não estais debaixo da lei).

“Sejamos servos fiéis” (Mt 24.45-47). Será que os crentes em Cristo, de fato, aguardam ansiosamente Volta do Senhor?
Quanto mais os crentes em Cristo estiverem envolvidos com as coisas desta vida e mais negligenciarem a comunhão genuína e pessoal com Cristo, menos ansiedade terão, por sua volta.

Enquanto os crentes fiéis que enfrentam sofrimentos e perseguições e todos aqueles que andam diariamente com Cristo de maneira firme e de um profundo relacionamento com Deus, estes anseiam mais pela Volta de Cristo.

Todo crente precisa estar consciente de que nossa pátria está nos céus, de onde aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20; Ap 22.17,20).

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 1º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato
RENOVATO Elinaldo. O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glórias para os Salvos. CPAD. RJaneiro 2015
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
GILBERTO, Antonio e ANDRADE Claudionor....ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. Edit. CPAD. RJaneiro, 2015
GIOIA, Egídio. A Harmonia dos Evangelhos. Edit Juerpe. RJaneiro, 1981
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São Paulo, 2010.
ERICSON. Millard J. Teologia Sistemática. 1ª. Edição. Editora Vida Nova. São Paulo, 2015.

HAYE. Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. São Paulo, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário