Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tiago - Fé que se mostra pelas Obras -06.07.14 – Lição 01 – 3º. Tri EBD CPAD

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Tg 2.14-26 

I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Descrever as questões de autoria, local, data e destinatário da epístola
  2. Entender o propósito da epístola
  3. Destacar a atualidade da epístola
 CONSIDERAÇÕES

Tiago é um magnificente monumento literário à sensibilidade e interesse moral da igreja primitiva. Para Tiago, as implicações éticas de se seguir a Jesus se estendem a todos os aspectos da vida cristã.
E o que significa ser crente é ilustrado por exemplos concretos de uma ampla variedade de situações, indo da desilusão pessoal até o planejamento de negócios.
Com tudo, a despeito de sua imponente perspectiva ética, Tiago é negligenciado por muitos crentes modernos. A epístola de Tiago traz em si mais prática que doutrina.
Com tudo, Tiago contém afirmações teológicas. “Deus é o pai das luzes, em que não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1.17).
Jesus é o Senhor da glória” (Tg 2.1), uma referência divindade de Jesus. Tiago ensinou aos judeus da diáspora que Jesus está voltando (Tg 5.7,8), e, em sua segunda vinda, julgará toda a humanidade. (Tg 5.9)
Mas a grande questão teológica em Tiago é o binômio fé e obras (Tg 2.14-26). Muitos argumentam que Tiago esteja falando sobre a verdadeira fé versus a falsa fé.
Mas parece óbvio que Tiago não esteja questionando se quem recebia a fé eram cristãos autênticos; ele, por repetidas vezes, chama-os de irmãos, meus irmãos ou meus amados irmãos (Tg 2.1,14). É claro que se trata de pessoas que estavam exercitando a fé salvadora. Portanto, o que Tiago está discutindo é a fé por si só, ou seja, sem obras.
Ele chama a fé sem obras de morta, mostrando que se trata da fé que antes era viva (Tg 2.17,26). Para Tiago, as obras são consequências naturais da fé. Quando uma pessoa realmente crê em algo, ela age com base naquilo em que crê.
Com essa carta, Tiago estava emitindo uma alerta para todos os cristãos: “Faça com que sua vida esteja de acordo com aquilo em que você crê”.
A epístola de Tiago foi escrita, provavelmente, em Jerusalém, onde Tiago serviu como pastor. Tiago escreveu esta epístola como orientação pastoral prática aos judeus cristãos que foram dispersos pela perseguição nos dias de Estevão (At 8.4; 11.19,20).
Ele escreveu esta carta às “doze tribos que se encontravam na dispersão”. Pode ter sido uma descrição figurada do corpo dos cristãos dispersos entre as nações incrédulas (Tg 1.1).
Mas a referência a um distinto corpo de judeus crentes parece indicar que Tiago estava escrevendo para judeus cristãos.
Acontecimentos históricos forçaram os judeus a fugirem de sua pátria, Judéia, e a estabelecerem-se em áreas onde o evangelho ainda não havia chegado.
Tiago queria que esses crentes – alguns dos quais tinham sido anteriormente membros da congregação de Jerusalém – se engajassem na missão deles. Para tanto, instrui-os a amadurecer como cristãos e persuadi-os para que assumissem a reponsabilidade pelo seu próprio progresso espiritual.
Tiago estava ciente da luta que seus leitores enfrentariam ao levar avante sua fé cristã sob a perseguição. Ele ofereceu a eles palavras de encorajamento e os alertou para focalizarem na vitória que, certamente, pertencia a eles.
Além disso, Tiago forneceu conselhos práticos para unificar os cristãos, cuja comunhão estava ameaçada pela falta de amor, pelo discurso não cristãos e atitude amargas.
Para alcançar a maturidade espiritual descrita nesta epístola, Tiago alertou os crente a desenvolverem sua fé na busca pela sabedoria de Deus (Tg 3.17,18).
Ele os fez lembrar de que tinham uma escolha: poderiam entregar-se ao pecado e sofrer trágicas consequências, ou manter-se firmes e experimentar a maturidade da fé, aceitando as provações que inevitavelmente, viriam.
Tiago afirmava que a segunda escolha produziria paciência e iria aperfeiçoá-los e completá-los como cristãos (Tg 1. 2-4). O tema predominante desta epístola é como desenvolver uma fé perseverante.
Embora não seja um consenso, é forte a evidência de que Tiago é um dos livros mais antigos do NT. Uma vez que a carta não contém referências específicas à época e aos eventos que indicariam uma data específica, deve-se considerar o tom judaico da carta e a reflexão precisa da carta acerca da situação geral encontrada na igreja primitiva.
Muitos estudiosos estipulam uma data provavelmente entre 44 e 46d.C. A primeira data é a época em que Tiago se tornou líder da igreja em Jerusalém, assumindo o lugar de Pedro depois que este foi solto da prisão no ano em que Herodes Agripa I morreu (At 12.5-23).
A tradição afirma que esse Tiago, o irmão do Senhor (1Co 15.7) era largamente conhecido como Tiago – o justo. E que ele foi morto pelas mãos dos fariseus apoiados pelo sumo sacerdote Ananus, os quais, tomados de grande ira, o teria precipitado do pináculo do templo de Jerusalém em cerca de 62/63 d.C.
Conta-se que os líderes judeus constrangeram-no a proclamar das galerias do templo que Jesus não era o Cristo. Ao fazer exatamente o contrário daquilo que propuseram seus oponentes, ele foi precipitado do cimo do santuário.
Como a queda não fora fatal, seus perseguidores o espancaram e consumaram o martírio com o tradicional apedrejamento, sepultando-o a seguir no Monte das Oliveiras.
Tão respeitado e estimado pelos judeus de Jerusalém, era Tiago o justo, que muitos judeus teriam considerado o cerco e a destruição de Jerusalém, ocorrido alguns anos depois, como um castigo dos céus pelo assassinato do santo apóstolo.


Quatro  “tiagos” são mencionados no NT:
1. Tiago, chamado o “maior” – filho de Zebedeu e irmão mais velho de João (Mt 4.21; 10.2; 17.1;Mc 1.19,29; 3.17; 5.37; 9.2; 10. 35,41; 13.3; 14.33; Lc 5.10; 6.14; 8.51; 9.28. 54; At 1.13).
2. Tiago, chamado o “menor” – filho de Alfeu, e provavelmente irmão de Mateus (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.15; At 1.13.
3. Tiago, pai de Judas Tadeu – (Lc 6.16;).
4. Tiago, irmão de Jesus – escritor desta carta (At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 2.9; Tg 1.1). Esse quarto Tiago, cumpriu um papel importante na liderança da igreja primitiva. Trata-se de Tiago, irmão de Jesus.
Tiago, o justo, assim como seus irmãos, não reconheceu Jesus como o Messias antes de sua ressurreição (Mt 13.55-57; Jo 7.3-5). Dessa forma, não esteve entre os doze discípulos que seguiram o Salvador em seu ministério terreno.
No entanto, o testemunho da ressurreição de Cristo, registrado por Paulo em 1Co 15.7, trouxe-lhe mais tarde a experiência da conversão, compartilhada a seguir com os seus demais irmãos.
A presença de Tiago, o justo, durante o Pentecostes não é citada, mas pode ser inferida, já que ali se encontravam, ao lado dos apóstolos, de Maria e de muitas outras testemunhas, os irmãos de Jesus (At 1.14).


Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas.  Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Itamir Neves de. Atos dos Apóstolos – Uma história singular. Paraná. 2ª.reimpressão, 2005. Descoberta Editora Ltda.
Bíblia da Mulher – Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
BROADMAN. Comentário Bíblico.V.12 Hebreus a Apocalipse. Novo Testamento RJaneiro 1986: JUERP
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.4 Editora Hagnus –
BARROS, Arami C. de. Doze homens e uma Missão. São Paulo, 200, Agnus
O Novo Comentário Bíblico do NT com recursos adicionais.

RADMACHER Earl D. RJaneiro, 2010 Central Gospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário