Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Gerados pela Palavra da Verdade – Lição 04 – 3º. Tri EBD CPAD –27.07.2014

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Tg 1.9-11, 16 - 18 

I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Analisar a relação entre os pobres e os ricos da igreja
  2. Defender a verdade que Deus só faz o bem
  3. Compreender que os filhos de Deus são as primícias dentre as criaturas
 CONSIDERAÇÕES

 A epístola de Tiago apresenta nos primeiros versículos do seu primeiro capítulo, versículos 9-11, um esclarecimento sobre a forma como o cristão deve encarar a pobreza e a riqueza.
Estas condições sociais são enfatizadas pelo apóstolo como circunstâncias transitórias da vida; como situações passageiras, porquanto terrenas, e também como conjuntura em meio às quais o cristão deve aprender a estar sempre satisfeito.
Em segundo lugar, Tïago aborda o tema de que Deus é a fonte de todo o bem verdadeiro (Tg 1.16,17). E, na sequencia desse assunto, o apóstolo fala do maior de todos os dons que o Senhor nos concede, o de sermos gerados de novo pelo poder da Palavra de Deus (Tg 1.18).
Satisfação na riqueza ou na pobreza – Diz Tiago: “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico em seu abatimento...” (Tg 1.9).
O rico Salomão lembrava que como não podemos levar as riquezas conosco para a eternidade (Ec 5.15), não faz sentido apoiar-se em algo passageiro, fugaz. O rico Jó afirmou o mesmo (Jó 1,21).
A Bíblia apresenta como absolutamente natural tanto um servo de Deus pobre enriquecer quanto um servo de Deus rico empobrecer, e ambos devem, segundo o texto de Tiago, se alegrar e ficar contentes em quaisquer circunstâncias (Jó 1.12, 20-22; 42.10-12).
O apóstolo Paulo escreveu: “.... já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter em abundância;
em toda maneira, e em todas as coisas, estou instruído tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância como a ter necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.11-13).
O que Tiago e Paulo estão dizendo é que, seja rico ou pobre, o cristão deve ser sempre humilde e temperante, o cristão deve aprender a ser contente e satisfeito em todas as situações da vida.
Em 1Tm 6.8, o apóstolo ainda declara “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”.
Deus a fonte de todo bem verdadeiro – Nos versículos 16 e 17 do seu primeiro capítulo, o apóstolo Tiago afirma em sua epístola, que a origem de todo bem está em Deus.
Ele declara expressamente que o Pai celestial é a fonte de todo bem verdadeiro: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (v.17).
E mais: ao se referir a Deus como o “Pai das luzes” Tiago está enfatizando que nEle não há trevas, isto é, não há fingimento, falsidade, maldade, mentira, erro, imperfeição.
E ele não muda: nEle “não há mudança nem sombra de variação”. Como o próprio Deus fala se utilizando do profeta Malaquias “Eu, o Senhor, não mudo” Ml 3.6.
Pelo salmista “O conselho do Senhor permanece para sempre, os intentos do seu coração de geração em geração” Sl 33.11.
E pelo profeta Isaias “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: Que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade” Is 46.9,10.
Ou seja, Deus é e continuará sendo a fonte de todo bem.
De um modo simples mais claro diz o salmista acerca de Deus: “Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como vestido, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim” (Sl 102.26,27).
“Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome de geração em geração” (Sl 102.12).
Os decretos de Deus são resoluções que o Senhor tomou na eternidade afim de que sejam cumpridas ou realizadas na história do mundo.
Ele decreta todos acontecimentos grande e pequenos, sejam diretamente relacionados com a história da redenção ou não.
Tudo que acontece em nosso mundo e em nossa vida pessoal é produto da vontade decretiva de Deus. Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem pode dissuadir?
O que ele deseja, isso fará. “Porque ele cumprirá o que está ordenado ao meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem comigo” (Jó  23.14a).
Todas as coisas que os homens planejam serão executadas, contanto, que estejam de acordo com os planos do Altíssimo (Is 14. 24,27; 43.13; Pv 19.21).
Ao escrever que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, Tiago declara que apenas as boas virtudes vêm de Deus.
Não há sombra de variação no Pai das luzes, isto é, nele não há momentos de trevas e outros momentos de luzes. Nele só há luz. Ele não muda (Lc11.11-13).
Primícias de sua criatura – A regeneração é um milagre proveniente do Pai das luzes, segundo a sua vontade (Tg 1.17).
Foi ele que nos gerou pela palavra da verdade (1Pe 1.23). Ser gerado de novo é uma ação realizada exclusivamente pelo Pai das luzes através do Espírito Santo.
Ele limpa o homem de seus pecados (Is 1.18), dando-lhe um novo coração e implantando um novo caráter (Jo 14.23).
O Pai é a fonte de nossa vida espiritual (Jo1.12,13). A salvação é a maior bênção de Deus para a humanidade.
 O propósito divino não é primeiramente abençoar o crente com bênçãos matérias, mas fazer dele primícias de suas criaturas (Ef 2.8).
As primícias eram a colheita do melhor fruto (Lv 23.10,11; Ex 23.19; Dt 18.4). O apóstolo Pedro menciona essa regeneração pela palavra em sua primeira epístola –
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva que permanece para sempre” (1Pe 1.23).
O apóstolo define a regeneração como uma operação divina com base na ressurreição de Jesus Cristo (1Pe 1.3).
E que essa regeneração nos torna novas criaturas pelo poder da Palavra de Deus. Essa ação é operada em nós pelo Espírito Santo (Jo 3.3,5,7; Tt 3.5; Tg 1.18).

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas.  Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.6 Editora Hagnus 
 CHAMPLIN. R. N. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filososfia – Vol.5 Editora Hagnus 
A. A Hodge. Esboço de Teologia. São Paulo, 2001. Editora PES
 JONES – Lloyd. Grandes Doutrinas Bíblicas – Deus o Pai, Deus o Filho. Vol.1 São Paulo, 1977. Editora PES
GRUDEM Wayne. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva. São Paulo, 2009. Editora Vida Nova
CAMPOS. Heber Carlos de. O ser de Deus e os seus Atributos. São Paulo, 2002. Editora Cultura Cristã






Nenhum comentário:

Postar um comentário