Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de julho de 2014

A Sabedoria Humilde – Lição 03 – EBD CPAD – 3º. Trimestre – 20.07.14

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Tg 1.5; 3.13-18

I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.      Descrever a sabedoria
2.      Demonstrar na prática a sabedoria humilde
3.      Compreender a distinção entre a verdadeira sabedoria e a arrogante

 CONSIDERAÇÕES

A verdadeira sabedoria tem sua origem em Deus, e por isso, apresenta as características de Cristo em cada crente que a recebeu.
Além disso, o crente revela essa sabedoria a todos os que estão ao seu redor – crentes e não crentes.
A sabedoria é um atributo de Deus (1Tm 1.17; Jd 25) É um presente especial de Deus ao homens (At 6.10;Ef 1.17; Tg 1.5; 3.15-17).
Jesus o Cristo, era a sabedoria personificada (1Co 1.30). Tiago lembra a seus leitores que a sabedoria genuína é dom de Deus ao cristão e conduz à sabedoria prática, que se manifesta em caráter e conduta boa e piedosa (Tg.1.5-8; 3.13-18).
A carta de Tiago é profundamente influenciada pela tradição sapiencial, judaica antiga (Pv 6.17,18).
Uma vez que a tradição sapiencial hebraica procurava interpretar a vida e o mundo, por meio de exortação e conduta correta.
Não é de surpreender que a tradição sapiencial tenha influenciado a ética cristã primitiva (1Co 5.9-11; 6.9,10; Gl 5.19-23; Ef 5.5; Fp 4.8; Cl 3.5,8,12), além de normas domésticas (Ef 5.22-33; 6.1-9; Cl 3.18-25;4.1; 1Tm 2.8-15; 6.1,2; Tt 2.1-10).
Esses conselhos e admoestações, podem ser comparados com formas e conceitos semelhantes da antiga dispensação e da tradição sapiencial judaica antiga (Pv 1.20-33; 9.1-6).
A sabedoria vem de Deus (1Re 3.28; Is 10.13; 31.2; Dn 2.20-23, 27,28). Deus tornou sua sabedoria conhecida na natureza e na revelação especial (Rm 11.33-36; 1Co 1.24,26; 2 Co 2.6-13).
Ele a abre a intuição humana. A sabedoria divina não pode ser alcançada pelo homem em sentido completo, para atuar de modo correto e em seus respectivos lugares.
O cristão e a igreja precisam de sabedoria e entendimento; Tiago instruiu ao leitor como obter sabedoria:
Deve pedir a Deus, que dá generosamente e sem encontrar desculpas, e lhe será dada (Tg 1.5). Tiago faz uma pergunta retórica. Quem dentre vós é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria (Tg 3.13).
Uma pessoa sábia também tem experiência, conhecimento e habilidade. A sabedoria consiste em ter visão interior e capacidade de tirar conclusões corretas.
Há um provérbio que diz: “Uma visão do futuro é melhor que uma visão do passado, mas a melhor visão é interior. ”
O oposto de um espírito amável controlado pela sabedoria, é um coração repleto de inveja, amargura, ambição e orgulho.
O apóstolo Paulo escrevendo aos gálatas, ele faz menção entre o fruto do Espírito, a mansidão e o domínio próprio (Gl 5.23).
Entre as obras da natureza pecaminosa ele menciona inveja, discórdia, dissenções, facções (Gl 5.20,21).
Se alguém se julga sábio, mas abriga em seu coração inveja, amargura e ambição egoísta, Tiago afirma que esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca (Tg 3.14-16).
Sabedoria celestial – A sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia (Tg 3.17).
São as sete colunas da sabedoria mencionadas em Pv 9.1 – “A sabedoria edificou sua casa; ergueu suas sete colunas”.
As grandes edificações pagãs, como o magnífico templo de Afrodite e o palácio do rei assírio Senaqueribe, costumavam ser sustentados por sete imponentes colunas.
Mas a sabedoria que vem do Senhor, revela suas sete colunas, nos sete dias da criação (Gn 1.31; 2.2).
E mais: na instrução, no conselho, no ensino, no entendimento, na inteligência, no conhecimento pleno para receber, no coração a sabedoria e na prudência a melhor maneira de se aplicar o saber.
Estas palavras são as chaves para a compreensão da sabedoria tanto no livro de Provérbios como em Tiago.
Voltando às sete colunas da sabedoria encontramos:
Em primeiro lugar – A  Sabedoria pura: É uma sabedoria não contaminada e sem qualquer defeito moral, sem motivos interiores, livre de espírito faccioso; livre da ambição humana e da auto- glorificação.
Tal sabedoria é isenta das corrupções humanas, que fazem parte integrante da sabedoria mundana; não contempla qualquer facção e nem exaltação de um homem sobre outro; não contempla maldade moral, mas seu intuito constante é a prática do bem e seu propósito é glorificar unicamente a Deus.
Segundo – A Sabedoria pacífica: Não é contenciosa, nem facciosa e nem beligerante;  não busca seus próprios interesses às custas de outrem conforme faz a carnal sabedoria humana.
Pelo contrário, confere a paz; alimenta-se da harmonia (Pv 3.17). Os seus caminhos são caminhos deliciosos e todas as suas veredas de paz.
“Bem aventurado são os pacificadores, porquanto serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
TerceiroModerada: Razoável, cheia de consideração, gentil, sem exagero, comedida e prudente. Qualidade esta que os homens facciosos e ambiciosos não possuem.
QuartoTratável: que cumpre tratos, cumpre acordos, esforça-se para cumprir o que promete. Ela também é honesta, sempre justa. Essa sabedoria é aberta à razão. Capaz de ouvir o ponto de vista de outros e mudar a sua própria opinião.

QuintoCheia de misericórdia e de bons frutos: Produz profundo sentimento de misericórdia no homem interior. Um homem verdadeiramente sábio será pleno de misericórdia, tal como Deus, que através de sua misericórdia nos permite continuar em tolerância, mesmo com os nossos erros.

SextoImparcial: Literalmente não dividido em julgamento, sem variação. O homem verdadeiramente sábio, já se desfez da mente dúplice entre as coisas terrenas e espirituais e vive exclusivamente para a dimensão eterna; pode julgar com imparcialidade, tratando os homens com justiça e com honestidade.

Sétimo – Sem hipocrisia ou fingimento: O homem verdadeiramente sábio não precisa ser insincero nem hipócrita; porquanto nada tem a ocultar e não busca suas próprias vantagens.
Tal homem não precisa viver como um ator, desempenhando um papel falso, antes, vive na sinceridade (Rm 12.9; 2Co 6.16). Essa sabedoria não opera por detrás de uma máscara, supostamente para o bem de outro.

Verdadeiramente, a “Sabedoria Humilde”, não pode ser obtida em troca de ouro, e nem a prata será pesada como seu preço. Feliz é o homem que a encontra (Pv 3.13-17).

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas.  Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
Bíblia King James – Atualizada. São Paulo 2012, Editora Abba e SBA
RICHARDS, Laurence O.Comentário Histórico Cultural do NT. RJaneiro 2012, CPAD
KISTEMAKER, Simon. Comentário do NT: Tiago e Epístola de João. SPaulo, 2006,, Editora Cultura Cristã.
ARCHER, Gleason. Enciclopédia de Temas Bíblicos
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.4 Editora Hagnus –
CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia e Teologia – Vol.6 Editora Hagnus –
BARROS, Arami C. de. Doze homens e uma Missão. São Paulo, 200, Agnus
GEISLER, Norman e... Manual Popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia. SPaulo, 1999. Editora Mundo Cristão

RADMACHER Earl D. RJaneiro, 2010 Central Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário