Subsídios
para o Ensino da Lição: Pr. João
Barbosa
Texto da Lição: Tg
1.5; 3.13-18
I -
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.
Descrever a sabedoria
2.
Demonstrar na prática
a sabedoria humilde
3.
Compreender a distinção entre a verdadeira sabedoria
e a arrogante
CONSIDERAÇÕES
A verdadeira sabedoria tem sua origem em Deus, e por isso, apresenta as
características de Cristo em cada crente que a recebeu.
Além disso, o crente revela essa sabedoria a todos os que estão ao seu
redor – crentes e não crentes.
A sabedoria é um atributo de Deus (1Tm 1.17; Jd 25) É um presente
especial de Deus ao homens (At 6.10;Ef 1.17; Tg 1.5; 3.15-17).
Jesus o Cristo, era a sabedoria personificada (1Co 1.30). Tiago lembra a
seus leitores que a sabedoria genuína é dom de Deus ao cristão e conduz à
sabedoria prática, que se manifesta em caráter e conduta boa e piedosa (Tg.1.5-8;
3.13-18).
A carta de Tiago é profundamente influenciada pela tradição sapiencial,
judaica antiga (Pv 6.17,18).
Uma vez que a tradição sapiencial hebraica procurava interpretar a vida
e o mundo, por meio de exortação e conduta correta.
Não é de surpreender que a tradição sapiencial tenha influenciado a
ética cristã primitiva (1Co 5.9-11; 6.9,10; Gl 5.19-23; Ef 5.5; Fp 4.8; Cl
3.5,8,12), além de normas domésticas (Ef 5.22-33; 6.1-9; Cl 3.18-25;4.1; 1Tm
2.8-15; 6.1,2; Tt 2.1-10).
Esses conselhos e admoestações, podem ser comparados com formas e
conceitos semelhantes da antiga dispensação e da tradição sapiencial judaica
antiga (Pv 1.20-33; 9.1-6).
A sabedoria vem de Deus (1Re 3.28; Is 10.13; 31.2; Dn 2.20-23, 27,28).
Deus tornou sua sabedoria conhecida na natureza e na revelação especial (Rm
11.33-36; 1Co 1.24,26; 2 Co 2.6-13).
Ele a abre a intuição humana. A sabedoria divina não pode ser alcançada
pelo homem em sentido completo, para atuar de modo correto e em seus respectivos
lugares.
O cristão e a igreja precisam de sabedoria e entendimento; Tiago
instruiu ao leitor como obter sabedoria:
Deve pedir a Deus, que dá generosamente e sem encontrar desculpas, e lhe
será dada (Tg 1.5). Tiago faz uma pergunta retórica. Quem dentre vós é sábio e
tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano,
mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria (Tg 3.13).
Uma pessoa sábia também tem experiência, conhecimento e habilidade. A
sabedoria consiste em ter visão interior e capacidade de tirar conclusões
corretas.
Há um provérbio que diz: “Uma visão do futuro é melhor que uma visão do
passado, mas a melhor visão é interior. ”
O oposto de um espírito amável controlado pela sabedoria, é um coração
repleto de inveja, amargura, ambição e orgulho.
O apóstolo Paulo escrevendo aos gálatas, ele faz menção entre o fruto do
Espírito, a mansidão e o domínio próprio (Gl 5.23).
Entre as obras da natureza pecaminosa ele menciona inveja, discórdia, dissenções,
facções (Gl 5.20,21).
Se alguém se julga sábio, mas abriga em seu coração inveja, amargura e
ambição egoísta, Tiago afirma que esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas
é terrena; não é celestial, mas demoníaca (Tg 3.14-16).
Sabedoria celestial – A sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura,
depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e
de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia (Tg 3.17).
São as sete colunas da sabedoria mencionadas em Pv 9.1 – “A sabedoria
edificou sua casa; ergueu suas sete colunas”.
As grandes edificações pagãs, como o magnífico templo de Afrodite e o
palácio do rei assírio Senaqueribe, costumavam ser sustentados por sete
imponentes colunas.
Mas a sabedoria que vem do Senhor, revela suas sete colunas, nos sete
dias da criação (Gn 1.31; 2.2).
E mais: na instrução, no conselho, no ensino, no entendimento, na
inteligência, no conhecimento pleno para receber, no coração a sabedoria e na
prudência a melhor maneira de se aplicar o saber.
Estas palavras são as chaves para a compreensão da sabedoria tanto no
livro de Provérbios como em Tiago.
Voltando às sete colunas da sabedoria encontramos:
Em primeiro lugar – A Sabedoria pura: É uma sabedoria não
contaminada e sem qualquer defeito moral, sem motivos interiores, livre de
espírito faccioso; livre da ambição humana e da auto- glorificação.
Tal sabedoria é isenta das corrupções humanas, que fazem parte integrante
da sabedoria mundana; não contempla qualquer facção e nem exaltação de um homem
sobre outro; não contempla maldade moral, mas seu intuito constante é a prática
do bem e seu propósito é glorificar unicamente a Deus.
Segundo – A Sabedoria pacífica:
Não é contenciosa, nem facciosa e nem beligerante; não busca seus próprios interesses às custas
de outrem conforme faz a carnal sabedoria humana.
Pelo contrário, confere a paz; alimenta-se da harmonia (Pv 3.17). Os seus
caminhos são caminhos deliciosos e todas as suas veredas de paz.
“Bem aventurado são
os pacificadores, porquanto serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
Terceiro – Moderada: Razoável, cheia
de consideração, gentil, sem exagero, comedida e prudente. Qualidade esta que
os homens facciosos e ambiciosos não possuem.
Quarto – Tratável: que cumpre tratos,
cumpre acordos, esforça-se para cumprir o que promete. Ela também é honesta,
sempre justa. Essa sabedoria é aberta à razão. Capaz de ouvir o ponto de
vista de outros e mudar a sua própria opinião.
Quinto – Cheia de misericórdia e de
bons frutos: Produz profundo sentimento de misericórdia no homem interior.
Um homem verdadeiramente sábio será pleno de misericórdia, tal como Deus, que
através de sua misericórdia nos permite continuar em tolerância, mesmo com os nossos
erros.
Sexto – Imparcial: Literalmente
não dividido em julgamento, sem variação. O homem verdadeiramente sábio, já se
desfez da mente dúplice entre as coisas terrenas e espirituais e vive exclusivamente
para a dimensão eterna; pode julgar com imparcialidade, tratando os homens com
justiça e com honestidade.
Sétimo – Sem hipocrisia ou fingimento:
O homem verdadeiramente sábio não precisa ser insincero nem hipócrita; porquanto
nada tem a ocultar e não busca suas próprias vantagens.
Tal homem não precisa viver como um ator, desempenhando um papel falso,
antes, vive na sinceridade (Rm 12.9; 2Co 6.16). Essa sabedoria não opera por detrás de uma máscara, supostamente para o
bem de outro.
Verdadeiramente, a “Sabedoria Humilde”,
não pode ser obtida em troca de ouro, e nem a prata será pesada como seu preço.
Feliz é o homem que a encontra (Pv 3.13-17).
Consultas: Lições Bíblicas
EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas. Fé e Obras – Ensinos de Tiago
para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
Bíblia King James – Atualizada. São Paulo 2012, Editora Abba e SBA
RICHARDS, Laurence O.Comentário Histórico Cultural do NT. RJaneiro 2012,
CPAD
KISTEMAKER, Simon. Comentário do NT: Tiago e Epístola de João. SPaulo,
2006,, Editora Cultura Cristã.
ARCHER, Gleason. Enciclopédia de Temas Bíblicos
M CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo –
Vol.4 Editora Hagnus –
M CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia e Teologia – Vol.6 Editora
Hagnus –
BARROS, Arami C. de. Doze homens e uma Missão. São Paulo, 200, Agnus
GEISLER, Norman e... Manual Popular de dúvidas, enigmas e contradições
da Bíblia. SPaulo, 1999. Editora Mundo Cristão
RADMACHER Earl D. RJaneiro, 2010 Central Gospel
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