Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Propósito da Tentação - Lição 02 – 3º. Tri EBD CPAD – 13.07.2014

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Tg 1.2-4, 12-15 

I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Conceituar a tentação
  2. Pontuar a origem da tentação
  3. Compreender o propósito da tentação
 CONSIDERAÇÕES

A epístola de Tiago pertence à categoria de escritos bíblicos chamados de epístolas gerais: Hebreus, Tiago, 1ª.Pedro, 2ª.Pedro; 1ª.João, 2ª.João, 3ª.João e Judas.
Algumas dessas epístolas não têm destinatários, no caso de Hebreus e de 1ª.João. Também falta o nome do autor. Tiago nos dá o seu nome, o nome daqueles a quem se referem e sua saudação.
Comparada com outras cartas canônicas, a epístola de Tiago também é uma epístola autêntica. Tiago é um dos quatro irmãos de Jesus Cristo, e líder da igreja em Jerusalém (Mt 13.55-57; Jo 7.2-5; At 15.13).
Não deve ser confundido com o apóstolo Tiago, irmão de João e filho de Zebedeu, pois, esse morreu muito cedo para ter escrito esta carta (ano 44d.C).
O apóstolo Paulo após ter se convertido, em sua primeira visita a Jerusalém, conheceu Tiago e passou a considerá-lo “apóstolo”. E, “coluna da igreja” (Gl 1.19; 2.9).
Pedro, assim que foi solto da prisão, mandou avisar a Tiago (At 12.2,17). O apóstolo Judas considerava Tiago, tão conhecido que o menciona em sua carta, somente como irmão Tiago (Jd 1.1).
Tiago foi torturado, apedrejado e morto, às mãos do sumo sacerdote Anano, por causa de Cristo, em 62d.C. Esta é uma das mais antigas cartas do NT cerca de 50.d.C. e foi endereçada primeiramente aos judeus cristãos que haviam sido dispersos pelo mundo conhecido da época. (At 11.19). Tiago usa a expressão hebraica Kyrios sabaoth, que significa “Senhor dos exércitos”, para se referir ao título de Deus, conhecido pelos judeus (Tg 5.4).
Usa também outra expressão hebraica, traduzida para o grego como synagoge, “sinagoga” que significa “assembleia”, para referir-se à igreja como lugar de “reunião” dos membros do corpo de Cristo (Tg 2.2).
O que é a tentação? – O termo tentação é empregado na Bíblia tanto no hebraico –  “massah”, quanto no grego – “peirasmos”. E significa “prova” provação, ou teste. Podendo estar relacionado a conflito moral ou não.
Deus não tenta a homem algum para a prática do mal. (Tg 1.12). Embora ele permita que as tribulações nos sobrevenham (Mt 6.13). E destas últimas, o Senhor Jesus orou pedindo livramento.
Satanás foi capaz de tentar ao Senhor Jesus com o mal (Mt 4.1-7). Nada disso o Diabo jamais poderia fazer sem a permissão divina.
Deus não pode ser tentado, porque é santo por natureza, e, nada existe no pecado que lhe interesse, ao passo que, o ser humano, tem uma queda natural para o pecado (Gn 3.6-22), que pode ser vencida pelo poder do Espírito Santo, à medida que o crente descobre quão magnífico é o prazer de viver de acordo com a vontade de Deus.
As palavras “tentação” e “provação” têm origem na mesma expressão grega peirasmos. Contudo, Deus considera todos os nossos obstáculos como provas de fé para a vitória, enquanto que, Satanás, espera que sejamos tentados, isto é, iludidos por nossas vontades; derrotados e destruídos, assim como ele próprio.
Em Gn 21.1, Deus prova a fé de Abraão, e em Mt 4.1, Deus permite que Satanás tente  a Jesus. Satanás não é criativo, mas, grande plajeador das coisas de Deus, que habilmente procura usar para suas intenções maléficas. Suas maneiras de agir não mudou em todos esses milênios de história da humanidade.
Os passos destrutivos – cobiça, pecado e morte, foram usados para seduzir os primeiros seres humanos (Gn 3.6-22), e outros homens de Deus ao longo da história (2Sm 11.2-17).
A tentação, se não for dominada, destrói a fibra moral. Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, isso melhora a qualidade moral do nosso ser.
Existem muitas pessoas que pensam que são tentados por Deus. Mas Tiago afirma com muita segurança, que, ninguém ao ser tentado deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”.
Ora, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mal desejo, sendo por este iludido e arrastado (Tg 1.13,14 – B.k.J.).
Há situações em que Deus, prova o homem por este ter saído de sua vontade e ter sido rejeitado por Deus, como foi o caso do rei Saul, onde um espírito maligno vindo da parte de Deus atormentava Saul (1Sm 16,14-23).
Quando Deus rasgou de Saul o reino de Israel (1Sm 15.28), um espírito maligno passou a atormentar Saul, pois Deus já não falava com ele nem por Urim, nem por Tumin, nem por profetas, e Saul passou a consultar até pitonisa (1Sm 28.7,8).
A presença do Espírito de Deus que conferia a Saul, poder, proteção e segurança, foi removido da sua vida, por isso que um espírito maligno o atormentava e ele só era aliviado quando Davi tocava sua harpa (1Sm 16.23).
Temos o caso de Acabe, quando a misericórdia de Deus já tinha cessado para aquele ímpio monarca, e o Senhor queria matá-lo. Deus permite que um espírito de mentira engane Acabe (1Re 22.13-23, 34).
O caso do censo, quando Davi mandou contar o povo, contra a vontade de Deus. A ideia que temos em 24.1 de 2Samuel, é que Deus incitou a Davi contra a própria nação. Mas em 1Cr 21.1, quem incitou Davi, foi Satanás. Aqui está o mistério da presença e da prática do mal.
Esta passagem relata o pecado de Davi em levantar o censo do povo de Israel e Judá. O versículo afirma que Deus incitou Davi a fazer isso. Entretanto, de acordo com 1Cr 21.1, foi Satanás quem incitou Davi nesse sentido.
Afinal, quem foi o responsável a instigar Davi a agir assim?
Solução: As duas afirmações são verdadeiras, embora tenha sido Satanás quem diretamente incitou Davi, foi Deus quem permitiu essa provação.
Embora o propósito de Satanás tenha sido destruir Davi e o povo de Deus, o objetivo de Deus era de humilhar a Davi e ensiná-lo uma valiosa lição espiritual.
Essa situação é bem semelhante àquela descrita nos primeiros capítulos do livro de Jó, nos quais tanto Deus quanto Satanás estivera envolvido no sofrimento de Jó (Jó 1.12).
Semelhantemente, o mesmo acontece na crucificação de Jesus. O propósito de Satanás era destruir o Filho de Deus (Jo 13.2; 1Co 2.8). O objetivo de Deus foi redimir a humanidade pela morte de seu filho (At 2.22-39; Ez 14.9, At 4.27,28).

Satanás é uma criatura, e, absolutamente subordinada à soberania de Deus. As atividades e os desejos de Satanás, não podem criar um espaço isento do controle de Deus, e que fuja dos propósitos divinos.
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva).
COELHO. Alexandre e DANIEL Silas.  Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. RJaneiro, 2014. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
Bíblia King James – Atualizada. São Paulo 2012, Editora Abba e SBA
RICHARDS, Laurence O.Comentário Histórico Cultural do NT. RJaneiro 2012, CPAD
KISTEMAKER, Simon. Comentário do NT: Tiago e Epístola de João. SPaulo, 2006,, Editora Cultura Cristã.
ARCHER, Gleason. Enciclopédia de Temas Bíblicos
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.4 Editora Hagnus –
CHAMPLIN. Enciclopédia de Bíblia e Teologia – Vol.6 Editora Hagnus –
BARROS, Arami C. de. Doze homens e uma Missão. São Paulo, 200, Agnus
GEISLER, Norman e... Manual Popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia. SPaulo, 1999. Editora Mundo Cristão
RADMACHER Earl D. RJaneiro, 2010 Central Gospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário