Total de visualizações de página

sábado, 28 de junho de 2014

A Multiforme Sabedoria de Deus – Lição 13 – 2º. Tri EBD CPAD –29.06.2014

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Ef 3.8-10; 1Pe 4.7-10 

I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Conhecer o caráter diverso dos dons espirituais e ministeriais
  2. Estudar as qualidades dos bons despenseiros dos mistérios divinos
  3. Correlacionar os dons espirituais com o fruto do Espírito
 CONSIDERAÇÕES
A palavra multiforme se deriva do termo grego “polupoikilos”, cujo significado é “multilateral”. Era usado para indicar quadros, flores e vestimentas de várias cores.
Na versão da septuaginta (tradução do original hebraico do AT  para o grego, completada cerca de 200 anos antes da era cristã), a capa de “muitas cores” presenteada por Jacó a José, é descrita por esta palavra (Gn 37.3).
Esse vocábulo mostra a sabedoria divina como algo que tem muitíssimas facetas, dotado de enorme variedade, com os mais variados modos de manifestação e expressão, por ser algo que é digno de ser contemplado devido suas muitas e excelentes variações e manifestações, como relata o escritor aos Hebreus acerca das muitas formas de aparições de Deus, do seu falar e de suas revelações aos filhos dos homens, quando afirma que:
“Havendo Deus, antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,  nestes últimos dias, a nós falou-nos pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da majestade nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que ele.” (H.b 1.1-4).
Gregório de Nissa diz, que antes da encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo, os poderes celestiais conheciam a sabedoria de Deus como algo simples e uniforme, que efetuava maravilhas de modo consoante com a natureza de cada coisa. Nada havia de “poikilon” (multiforme, multicolorido).
Mas agora, por meio da “oikonomia” (dispensação, plano), que diz respeito à igreja e à raça humana, a sabedoria de Deus não é mais conhecida como algo uniforme, e sim, como algo “polupoikilos” (multiforme, variegado), o invisível se manifestou em carne, veio para remir cativos, sendo ele mesmo o inquiridor, e sendo ele mesmo o preço.
Em  sua multiforme sabedoria e querendo se tornar conhecido dos homens, Deus se revelou aos homens através de sonhos, de visões, de profecias, através de:
Teofanias, de antropomorfismos, de Urim, de Tumin, de tipos, de símbolos, de parábolas, de símiles, de prosopopeia, entre outros;
E por fim, através da igreja, Deus revela a sua multiforme sabedoria com o objetivo de que seja conhecida dos principados e potestades nos céus.
Principados e potestades aqui mencionados, são poderes angelicais superiores, de natureza santa, que habitam nas regiões ou esfera celeste, conforme encontramos em Ef 1.21-23, quando Paulo falando a respeito da exaltação de Cristo afirma que:
Após consumar a obra da redenção, Jesus, assentou-se à direita do Pai nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só neste presente século, mas também no vindouro.
E, pôs todas as coisas debaixo dos pés, e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
A multiforme sabedoria de Deus é revelada em um cântico de exaltação onde vemos como a sabedoria personalizada desde os tempos eternos, exalta toda a criação de Deus, e revela sua existência antes que todas as coisas surgissem – porque Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele (Pv 8.22-31).
Em sua multiforme sabedoria, Deus revelou o seu  Eterno Conselho, que foi estabelecido entre as Três Pessoas da Trindade, e refere-se aos planos do Deus Triuno com respeito a criação, queda e redenção de pecadores, inclusive a Pessoa e a Obra do Redentor.
Esse plano feito na eternidade tem a ver com o decreto de Deus, que abrange todas as coisas que acontece na história do mundo (Ef 3.11;  2Tm 1.9,10; Tt 1.2,3; Sl 40.6-8; Hb 10.5-10).
Tudo isto acontece através da igreja, que é a congregação dos remidos, uma obra que é superior a todos os demais atos da criação de Deus – “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou;
Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida pelos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor” (Ef 3.10,11).
Nada do que acontece neste mundo fica fora dos planos de Deus, sobretudo, a redenção de homens que eram pecadores.
“Os Dons Espirituais” e “O Fruto do Espírito”, são meios de Deus revelar sua multiforme sabedoria, ou suas muitas formas de revelação, e operação e ação através da sua igreja que é o seu corpo.
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 2º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato).
RENOVATO Elinaldo. Os Dons Espirituais e Ministeriais- Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro, 2014 – CPAD
Itamir Neves de. Atos dos Apóstolos – Uma história singular. Paraná. 2ª. re-impressão, 2005. Descoberta Editora Ltda.
Bíblia da Mulher – Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
Bíblia da Mulher - Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil
Bíblia de estudo Palavras Chave: Hebraico/Grego – Editora CPAD
CAMPOS, Heber Carlos. A Pessoa de Cristo – As Duas Naturezas do Redentor. São Paulo, 2004. Editora Cultura Cristã

 M CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.4 Editora Hagnus   - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário