Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Educação Cristã: Responsabilidade dos Pais - Lição 08 - 2º. Tri. 2013 - EBD CPAD – 26.05.2013

Síntese do Estudo Bíblico: Pr. João Barbosa
 Texto da Lição: Deuteronômio 6.1-9                
I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.      Considerar a Educação Cristã como missão prioritária dos pais.
2.      Compreender a educação no Antigo e em o Novo Testamento.
3.      Saber da importância da Educação Cristã na família. 

II  - REFLEXÃO BÍBLICA:
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.
(Provérbios 22.6)
III - DESENVOLVIMENTO:
A transmissão da mensagem do Pentateuco, Livros históricos da Bíblia e Salmos, destaca a importância de ensinar aos filhos sobre Deus. 

Antes de entrar na terra prometida, os israelitas foram lembrados da revelação de Deus a eles depois de deixarem o Egito e iniciarem o êxodo. 

Essa lembrança abrangia a Lei (Dt 4.1-14) inclusive os Dez Mandamentos (Dt 5.6-21); o Shema (“Ouve, ó Israel: o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” – Dt 6.4); e o maior de todos os mandamentos: 

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (*Dt 6.5).

Em seguida os israelitas receberam a seguinte incumbência: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 

Também as amarrarás como sinal na mão e como faixa na testa; e as escreverás nos batentes da tua casa e nas tuas portas (Dt 6.6-9).

O Salmista também ressalta a importância de ensinar os filhos sobre Deus. Promete que não encobrirá deles aquilo que Deus fez em eras passadas, mas contará “às gerações vindouras sobre os louvores do Senhor, seu poder e as maravilhas que tem feito” (Sl 78.4). 

Falará dos preceitos da lei que Deus “ordenou “aos nossos pais que os ensinassem a seus filhos;

para que a futura geração os conhecesse, para que os filhos que nasceriam se levantassem e os contassem a seus filhos, a fim de que pusessem sua confiança em Deus e não se esquecessem das suas obras, mas guardassem seus mandamentos; 

e que não fossem como seus pais, geração teimosa e rebelde, geração inconstante, cujo espírito não foi fiel para com Deus” (Sl 75.5-8).

Educar é proporcionar uma formação completa ao educando: espiritual, moral e social. No Antigo Testamento, a ordem do Senhor aos israelitas era para que estes priorizassem a educação. 

Os pais tinham a responsabilidade de ensinar aos filhos a respeito dos atos do Senhor em favor do povo de Israel (Sl 78.5). Assim os filhos, mediante o testemunho dos pais, conheceriam a Deus e aprenderiam a temê-lo (Dt 4.9,10).

No livro de Josué lemos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas do rio Jordão (Js 4.20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia em que o Senhor os fez passar a pés secos pelo rio. 

Ao verem esse memorial, as crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do poder de Deus às próximas gerações.

É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto nossas palavras.

No Novo Testamento encontramos as sinagogas que eram um centro de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da Lei.

Mesmo havendo essas escolas a educação no lar era prioritária. Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (Lc 2.21-24; 39-42).

Em sua pré-adolescência Jesus jás sabia a Torá, chegando a confundir os doutores no templo (Lc 2.46,47). Naqueles dias, a educação começava no lar, passava pela sinagoga e se fortalecia no templo. 

Temos também o exemplo do jovem Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino (2Tm 1.5,6; 3.14-17).

Na atualidade, a Escola Dominical é a maior e a mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras,  abrangendo do Berçário aos de Terceira Idade e até classes especiais para novos conversos.

Porém a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. 

A responsabilidade maior cabe aos pais. Aliás, a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra (Ef 6.1-4). 

Os resultados da educação divorciada dos valores cristãos podem ser os piores possíveis; milhares de adolescentes grávidas, proliferação das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do número de casos de AIDS e muitas outras situações depreciativas.

IV  - VERDADE PRÁTICA:
Ao longo do Pentateuco, dos livros históricos do Antigo Testamento e dos Salmos, encontramos a consciência de que pais e mães devem transmitir sua herança religiosa aos filhos. 

A vontade manifesta de Deus para o povo de Israel ainda é a vontade de Deus para o povo da igreja nos dias de hoje.

Os pais cristãos têm a incumbência  e séria obrigação de transmitir sua herança religiosa aos filhos. Essa herança gira em torno da experiência pessoal de livramento divino do pecado, da revelação de Deus em Jesus Cristo e da morte de Cristo por nós na cruz. 

Os pais cristão devem aproveitar todas as oportunidades de tratar com seus filhos dessas questões fundamentais e passar a eles gratidão pessoal por aquilo que Deus fez.

Ainda que a criança tenha professores da Escola Dominical e outros bons mestres importantes em sua vida, os pais não devem jamais se esquivar da responsabilidade que receberam de Deus de ser a fonte principal de instrução religiosa dos filhos. 

De acordo com  Provérbios 22.6, o propósito da instrução oferecida pelos pais é inculcar sabedoria e temor do Senhor (que é o princípio da sabedoria – Pv 1.7). Filhos sábios proporcionam grande satisfação e alegria aos pais (Pv 23.24,25; 29.3,17), enquanto filhos insensatos causam tristeza (Pv 10.1), vergonha (Pv 28.7) e, em alguns casos, ruína para os pais (Pv 19.13).

As crianças são simples por natureza e precisam de instrução (Pv 1.22). São ingênuas, crédulas e desprovidas de entendimento (Pv.14.15), o que as torna vulneráveis à influências impróprias, caso seu caráter não seja treinado  (Pv 9.16). A menos que haja correção aquilo que começa como simplicidade ingênua pode se transformar em insensatez consumada (Pv 14.18), o que pode ser evitado pela devida instrução na sabedoria bíblica.

O valor da sabedoria é múltiplo e quem instrui os filhos na sabedoria lhes dá vida. Na verdade, a sabedoria, que faz parte do próprio tecido da criação (Pv 8.22-31), é a própria vida deles (Pv 4.13), ou seja, a sabedoria não é apenas um estado mental, mas sim, proteção, real do perigo e da morte. 

Em essência, os filhos precisam ser ensinados pelos pais a confiar no Senhor de todo coração, reconhecê-lo em todos os seus caminhos e não se apoiar no próprio entendimento nem imitar modelos ou assimilar influências erradas (Pv 3.5-6).

A “Educação” é dever do Estado e direito do cidadão, porém, a educação começa na família. Os pais recebem de Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos. 

Aqueles que amam ao Senhor e a sua Palavra vão fazer de tudo para que seus filhos sejam educados segundo os princípios bíblicos. Somente assim livraremos nossos filhos dos horrores destes últimos dias. Educar os filhos não é tarefa fácil. Deus porém confiou-nos essa tarefa e dela não podemos fugir.

Infelizmente, muitos têm terceirizado a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). 

Ainda que encontremos ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais.

Vivemos em uma sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos. 

Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas as crianças, os adolescentes e os jovens estão em contato com filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas. 

Ensinos nocivos à fé cristã já fazem  parte do currículo de muitas escolas, por isso não podemos negligenciar o ensino da Palavra de Deus em nossos lares. 

Os filhos são herança do Senhor. Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor oferecendo uma educação de qualidade. Não sejamos negligentes com a educação deles (Pv 22.6).



                                                                       
Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 2º. Trimestre 2013 – (Comentarista: Elinaldo Renovato).  - Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007                    
LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. Rio de Janeiro 2013. 1ª. Edição. CPAD
VEITE Jr. Gene Edwuard.  Tempos Pós-Modernos – Uma avaliação do pensamento cristão e da cultura de nossa época. São Paulo 1999. 1ª. Edição  Editora Cristã.
KOSTENBERGER, Andréas J. Deus, Casamento e Família – Reconstruindo o fundamento bíblico. São Paulo 2011 – Editora Vida Nova
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Editora Hagnos.

CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl-1. Editora Hagnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário