Total de visualizações de página

sábado, 4 de maio de 2013

Conflitos na Família - Lição 05 - 2º. Tri. 2013 - EBD CPAD – 05.05.2013


Síntese do Estudo Bíblico: Pr. João Barbosa e Mssª. Laudicéa Barboza
            http://nasendadacruz.blogspot.com
 Texto da Lição: Efésios 5.22-30                       
I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.      Elencar alguns fatores que podem gerar conflitos entre os cônjuges.
2.      Analisar os resultados das atividades profissionais dos pais.
3.      Compreender a importância da fidelidade conjugal no casamento. 

II  - REFLEXÃO BÍBLICA:
“Eu porém esperarei no Senhor, esperei no Deus da minha salvação: o meu Deus me ouvirá”
(Miquéias 7.7).
III - DESENVOLVIMENTO:
 



Foi no Éden que a família vivenciou seu primeiro e maior conflito. A consequência desta desordem é sentida até hoje em todos os lares.  Porém, Deus não foi pego de surpresa com o pecado do homem e já no Éden providenciou a solução para as famílias e para a iniquidade: Jesus Cristo.

O Filho de Deus veio ao mundo como um bebê e experimentou a vida familiar. Atualmente em Jesus, as famílias podem resolver seus conflitos. Com o amor verdadeiro no coração, que é resultado da graça divina, poderemos não somente vencer, mas evitar as confusões.
 No Éden, antes da Queda, havia um ambiente perfeito: harmônico e amoroso. Mas o casal ouvindo o tentador perdeu a doce comunhão com Deus, e a consequência não podia ser outra: o início de sérios conflitos familiares. A boa nova, porém, para os nossos dias é saber da possibilidade, em Cristo, de equacionarmos os problemas que, às vezes, afeta, a família.
 Vários fatores que afetam a harmonia na família:
Desentendimento entre os cônjuges é um dos fateres preponderantes. Muitas vezes isto acontece por terem temperamento diferentes. Segundo os psicólogos, temperamento “é a combinação de características inatas que herdamos dos nossos pais que, de forma inconsciente, afetam o nosso comportamento”.  De acordo com o conceito popular, podemos dizer que, o temperamento é a maneira própria pela qual reagimos aos diversos estímulos e situações que se nos apresentam cotidianamente (Gn 25.27).                                                                                                              
 Também diversos são os motivos que desencadeiam os conflitos no lar:
1.      Falta de confiança; tratamento grosseiro; dívidas; infidelidade – quando o cônjuge encobre a sua conduta pecaminosa o pecado vem à público inesperadamente (Lc 12.2). Nessa circunstância o casamento sofre um duro golpe, os filhos ficam sem direção e a família transtorna-se.  A infidelidade contra o cônjuge é infidelidade contra Deus.
 2.      A inserção da mulher no mercado de trabalho – devido às modernas demandas sociais, a mulher deixou de se dedicar exclusivamente às funções domésticas e passou também a exercer funções em empresas e organizações diversas, ocupando a maior parte do seu tempo em atividades profissionais.
 Essas mudanças têm trazido sérias consequências. As crianças ficam desorientadas por muitas vezes passarem a conviver com pessoas que não têm a mínima capacitação para educá-las.
Por outro lado, algumas crianças ficam com a “babá eletrônica” a televisão, ou com a “mestra eletrônica” a internet e ali são educadas pelos heróis artificiais. 

Os “mestres” das crianças hoje, são os artistas de TV onde as crianças consomem todo tipo de má educação.
A ausência dos pais é sentida quando os filhos entram na adolescência – uma fase de novidades e mudanças bruscas.

IV  - VERDADE PRÁTICA: Se buscarmos a graça de Deus e exercemos o amor que ele nos concedeu, poderemos resolver todos os conflitos que surgirem em nossa família. Para isto precisamos convidar Jesus a fazer de nosso lar como sua morada permanente. Que o filho de Deus tenha a primazia em nossos lares. Somente pelo amor, podemos vencer todas as nossas diferenças, a fim de que tenhamos um casamento feliz (1Pe 4.8).
 Pode-se afirmar que a ausência de Deus é o inimigo número um do lar. A melhor escola ainda é o lar.





Precisamos ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos na admoestação do Senhor (Ef 6.4: Pv 22.6). Muitos pais ignoram a família como a instituição responsável pela formação moral e espiritual de seus filhos.



Muitos não acompanham a rotina escolar dos filhos e sequer a filosofia e proposta pedagógica adotada pela instituição de ensino a quem confiou o preparo intelectual do seu filho. Não conhece quem são os seus professores.

 As mães podem e até devem trabalhar fora e realizar-se profissionalmente, todavia, não podem descuidar, tanto mãe como pai – da educação de seus filhos. Isto deve ser prioridade e requisito número um para toda a família.

Se quisermos ter uma família estruturada moral e espiritualmente, devemos convidar Jesus, o maior educador de todos os tempos, a ser hóspede em nosso lar. E contrariando as propostas mundanas realizemos o culto doméstico e junto com nossos filhos estudemos a Palavra de Deus. 

Não esqueçamos: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1).
                                                                     
Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 2º. Trimestre 2013 – (Comentarista: Elinaldo Renovato).  - Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007                  
LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. Rio de Janeiro 2013. 1ª. Edição. CPAD
VEITE Jr. Gene Edwuard.  Tempos Pós-Modernos – Uma avaliação do pensamento cristão e da cultura de nossa época. São Paulo 1999. 1ª. Edição  Editora Cristã.
KOSTENBERGER, Andréas J. Deus, Casamento e Família – Reconstruindo o fundamento bíblico. São Paulo 2011 – Editora Vida Nova
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Editora Hagnos.
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl-1. Editora Hagnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário