Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sofonias – O Juízo Vindouro - Lição 10 - 4º. Tri. 2012 - EBD CPAD - 09.12.12


                                       Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
Texto da Lição: Sofonias 1.1-10

I   - OBJETIVOS:
  1. Explicar a estrutura e a mensagem do livro de Sofonias.
  2. Compreender a linguagem predominante do livro de Sofonias.
  3. Saber que o juízo de Deus é uma doutrina bíblica e irrevogável.

II   - DESENVOLVIMENTO DO TEMA

O nome de Sofonias significa “o Senhor esconde”, era um tataraneto do rei Ezequias. Ele profetizou durante o reinado de Jozias (640-609 a.C.), o último governante piedoso de Judá. A reforma religiosa do reino de Judá aconteceu em 621 a.C., no ano XVIII do seu reinado (2Re 22.3).

Quando começou a reforma, Jeremias exercia o ofício de profeta a cinco anos. O seu chamado deu-se no XII ano do reinado de Josias (Jr 1.2). E esse período corresponde a 627 a.C.

É possível que o rei Josias tenha sido despertado pelos oráculos do profeta Sofonias, quando ele denunciava os pecados de Judá e o sincretismo religioso do culto no templo; pois se cultuava a outros deuses ao mesmo tempo, que se dizia estar cultuando ao Senhor (2 Re 23.4-14).

Josias levantado por Deus promoveu a reforma (621 a.C), para acabar com a idolatria e o sincretismo religioso que era uma abominação ao Senhor. (2 Re 23.15-20).
Embora Josias não conhecesse a profecia que falava a seu respeito, seu nome havia sido mencionado pelo profeta quase trezentos anos antes (1Re 13.1-4). Quando Sofonias pronunciava seus oráculos contra Jerusalém e Judá é provável que Josias fosse ainda um adolescente.

O grande momento dessa reforma foi quando encontraram no Templo o Livro da Lei do Senhor (2Cr 34.8-21), ocasião em que ao ouvir a leitura do texto sagrado o jovem rei, compreendeu quão grande era o pecado de seu povo, e conclamou todo o povo ao arrependimento e profundo ainda mais a reforma (2 Cr 8.35-19). No momento da leitura do texto sagrado, é provável que o rei Josias tenha se lembrado do profeta Sofonias.

Mas, ao que tudo indica este já havia falecido; visto que quando o rei ordena ao sumo sacerdote Hilquias a Aicão, a Abdon, a Zafã, o escrivão, e a Asaias, ministro do rei, que procurassem um profeta do Senhor para consultarem a Deus sobre o assunto, eles não procuraram o profeta Sofonias que era a pessoa mais próxima do palácio e homem temente a Deus, mas buscaram a profetisa Hulda que também morava em Jerusalém (2 Cr 34.21,22).

Na sua maior parte, o livro é uma advertência sóbria a respeito do castigo divino contra o pecado. Embora percebesse um castigo vindouro em escala mundial (Sf 1.2; 3.8), Sofonias focalizava especialmente o julgamento que viria contra Judá (Sf 1.4-18; 3.1-7).

Os seus oráculos estão organizados em três partes principais: A primeira anuncia o juízo contra as nações da terra, incluindo Judá (Sf 1.1 – 2.3). Na segunda mensagem Sofonias especifica quais povos entrarão neste julgamento global e menciona a Filístia, Moabe, Amom, Etiópia e Assíria (Sf 2.4-15).

Na terceira mensagem o profeta Sofonias faz referência ao castigo de Jerusalém e da restauração de um remanescente fiel (Sf 3.1-20). O tema dessa terceira mensagem é o “Dia do Senhor” – ocupa todo o oráculo divino.

O juízo de Deus sobre as nações do mundo é uma doutrina bíblica. Em alguns momentos de seu oráculo o profeta Sofonias usa a expressão escatológica “O Dia do Senhor”, referindo-se ao julgamento das nações. No capítulo 1, versículo 2 e 3 o profeta menciona um juízo global e ainda prossegue falando deste juízo no capítulo 1.14 – 2.1-3).

A partir do capítulo 2 versículo 4, há um julgamento para nações específicas. O julgamento sobre a Filístia compreende os versículos 4 – 7 do capítulo 2. As quatro cidades citadas Gaza, Asquelom, Asdode e Eclom pertenciam aos filisteus que habitavam ao sudeste de Judá, na costa do Mediterâneo. Depois o profeta fala do juízo sobre Moabe e Amom que haviam escarnecido do povo de Deus (S 2.8-10).

Os etíopes também são alvo do juízo divino (Sf 2.12). No livro de Ezequiel lemos que os territórios de Amom e Moabe serão absorvidos na distribuição das terras com as tribos de Israel durante o milênio (Ez 45.1-25; 47.13 – 48.25).

Sofonias ainda profetizou acerca do juízo e da destruição da Assíria (Sf 2.13-15), que teve o seu cumprimento dezoito anos após a profecia; fato o corrido em 612 a.C.
O julgamento de Jerusalém também foi profetizado por Sofonias. Visto que o povo de Israel não dava ouvido aos seus alertas (Sf 3.2), mesmo quando os juízos divinos tinham o seu fiel cumprimento sobre outras nações (Sf 3.6,7), ainda assim Israel não dava ouvidos à palavra do Senhor.

III – CONCLUSÃO:
Havia Príncipes e juízes corruptos e opressores, profetas levianos, aproveitadores e enganadores; sacerdotes profanos que violentavam a lei (Sf 3.3,4). Mas o profeta do Senhor viu o final dos tempos depois do julgamento das nações quando haverá uma conversão mundial e a instituição de um culto onde todas as nações  junto com Israel adorariam ao 
Senhor Jeová um único espírito (Sf 3.9,10).

Então o profeta pronuncia os oráculos sobre s restauração de Israel (Sf 3.12,13) Todos os inimigos de Israel serão punidos por Deus e nenhum juízo mais cairá sobre o seu povo Israel (Sf 3.15). O Senhor habitará para sempre no meio deles (Sf,..3.17).

A sorte do povo de Israel será completamente mudada (Sf 3.18-20). Quando o Messias retornar com grande poder e glória. Então haverá alegria e regozijo. O final dessa história não será de tristeza nem será de vitória do mal. Mas será de alegria incomparável do povo de Deus para sempre (Sf 3.14-17).

.Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Esequias Soares).

COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. Rio de Janeiro, 2012.. CPAD

Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã – Soc. Bíblica do Brasil

CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.

CHAMPLIN. R. N. Dicionário do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.

RICHARDS Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. 3ª. Imp. São Paulo. 2010 Editora Vida.
Grandes Doutrinas da Bíblia Vol.1. 1ª. Edição em Português. São Paulo. 1997. Edit. PES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário