Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2022

Vem o fim

 LIÇÕES EBD-CPAD 4º. TRIMESTRE 2022


Uma abordagem transversalizada e contextualizada com esse novo tempo


Por: Pr. João Barbosa e Miss. Laudicéa Barboza

http://nasendadacruz.blogspot.com


TEMA DO TRIMESTRE: A JUSTIÇA DIVINA – A PREPARAÇÃO DO POVO DE DEUS PARA OS


ÚLTIMOS DIAS NO LIVRO DE EZEQUIEL

Lição n.02- Vem o Fim - 09.10.2022


Ezequiel 7.1-10


APRESENTAÇÃO

Neste texto sagrado, o profeta Ezequiel profetiza a chegada do fim para os quatro cantos da terra. Nós

percebemos ao longo da história, que vários reinos e várias civilizações chegaram ao fim e

desapareceram. O fim pode ser também o encerramento de um ciclo e o início de um novo ciclo da vida

humana. Para os salvos em Cristo, o fim desta terra e deste céu atmosférico pode ser o começo de um

novo céu e uma nova terra nos quais habita a justiça (2Pedro 3.10-13).

O juízo divino descrito no discurso profético do capítulo 7 de Ezequiel é endereçado à “terra de Israel”, ou

seja particularmente a seus habitantes, mas, tem implicações globais. Os contemporâneos do profeta

Ezequiel na Babilônia, e até mesmo em Jerusalém recusaram a mensagem dos profetas, principalmente

de Ezequiel e Jeremias, por não acreditarem que Javé permitisse que os ímpios conquistasse a cidade e

destruísse o templo.

DESENVOLVIMENTO

Embora o profeta Ezequiel estivesse no exílio, longe de Jerusalém e do templo, ele recebeu uma gloriosa

visão da magestade divina. Em particular, ele viu “quatro seres viventes” (Ez 1.5), semelhantes ao homem,

mas, com quatro rostos. O primeiro era de um homem; o segundo, de um leão; o terceiro, de um boi; e o

quarto, de uma águia. Os teólogos diferem quanto à interpretação desta passagem, mas parece razoável

entender o rosto humano como uma indicação da inteligência; o do leão como demonstração da

autoridade; o do boi, uma representação da força; e o da águia, a mais nobre das aves, uma referência à

nobreza. Apesar das mensagens concedidas a Ezequiel variarem, elas tinham o propósito de representar

a glória de Deus mencionada várias vezes no livro. (Ez 1.28; 3.12,23; 8.4; 9.3; 10.4,18, 19; 11.22,23;

30.21; 43.2,4,5; 44.4).

Depois dessas gloriosas revelações, o profeta Ezequiel caiu prostrado com o rosto em terra e ouviu a voz

de um ser mencionado no cap 1.25. Embora o profeta Ezequiel fosse sacerdote por meio de sua linhagem

humana ele recebeu a vocação especial para ser um profeta de Deus. Foi-lhe dito que seria enviado a um

povo duro e obstinado cap.2.4. Ele recebeu a missão de entregar-lhes a mensagem, que ouvissem ou que

deixassem de ouvir cap 2.7. Recebeu também um rolo que, estendido, continha “lamentações, suspiros e

ais” cap.2.10.

No cap 6.1-14 do livro do profeta Ezequiel, Deus predisse a destruição desses montes de Israel, bem

como dos ribeiros e vales (Ez 6.1-3). Os judeus deveriam adorar no templo em Jerusalém, mas a idolatria

pagã fizera com que eles construíssem altares nos autos, por toda a terra. O Senhor predisse que tais

monumentos seriam feitos em pedaços, que os cadáveres dos israelitas mortos seriam espalhados em

frente aos seus ídolos e suas cidades seriam destruídas cap 6.5-7. Quando estivessem numa terra

distante, os que escapassem se lembrariam da razão pela qual o Senhor julgou a Israel, e a nação

conheceria o poder de Deus cap 6.8-10.

Por causa de seus pecados, o país ficaria desolado cap 6.11-14. E se cumpriu no exílio babilônico (2Cr

36.11-15). Deus fora clemente com Israel por muitos anos, mas a sua paciência chegara ao fim. Ele

descarregaria sobre o povo a sua ira e não mais o pouparia cap 7.1-4. Por toda Canaã haveria pânico,

quando o dia da ira de Deus fosse derramada sobre ela. Israel saberia que era o Senhor quem o punia cap

7.5-9. O dia de seu juízo chegára, semelhante ao momento em que a flor desabrocha plenamente,

Ninguém possuiria a terra, nem o vendedor nem o comprador cap 7.11-14. No tempo da destruição os

israelitas vestiriam panos de saco, raspariam as cabeças e jogariam pelas ruas os seus tesouros de ouro e

de prata cap 7.15-20. Seus despojos seriam para os saqueadores, que tomariam toda a sua riqueza e

profanariam seu lugar sagrado cap 7.22. A tristeza e a destruição se estenderiam a todo povo. Deus faria

que não apenas os reis e príncipes se lamentassem, mas toda nação fosse tomada de terror cap 7.23-27.

Tudo isso se cumpriu no exílio babilônico. Quando chegar a vez do sofrimento de Judá, a destruição será


2


completa. A última parte do ver 10 e a primeira parte do ver 11 foram traduzidas da seguinte forma: “A

arrogância floresceu. A insolência brotou. A violência tomou a forma de um rebento de maldade”. Nada de

importante ou de extraordinário será deixado pelo rei da Babilônia em toda a terra.

CONCLUSÃO: A palavra “fim” possui vários significados em nossa língua portuguesa. Em sua acepção

clássica, fim significa termo, remate ou conclusão de alguma coisa. Porém, fim pode significar também um

propósito, um alvo, um tempo, ou conclusão de alguma coisa. Sabemos que no passado remoto, um

dilúvio universal veio sobre os quatro cantos da terra e pôs fim a uma civilização inteira por causa da

corrupção do gênero humano. Porém, Deus, por sua infinita graça e misericórdia, proveu uma arca por

causa de Noé e sua família (Gn 7.1). Da mesma forma quando o fim chegar aos quatro cantos desta terra,

Deus proverá um lugar seguro para o povo salvo que aceitou Jesus como Salvador, que desfrutará de um

novo céu e uma nova terra (Is 65.17; 66.22; Ap 21.1)


Bibliografia

Revista EBD CPAD – Adultos - 4 trimestre 2022– Comentarista Esequias Soares

Livro A Justiça Divina – Esequias Soares & Daniele Soares Edit. CPAD 2022

Novo Comentário Bíblico São Jerônimo – Antigo Testamento-Raymond Brawn outros Editora Paulus 2007

Israel no Exílio – Uma Interpretação Teológica – Ralph W. Klein – Editora Paulus 2012

Comentário Bíblico Brice – Antigo e Novo Testamento NVI – 2 edição 2012. Editora Vida.

Bíblia de Estudo Pentecostal / Bíblia do Pregador Pentecostal / Bíblia de Estudo Profética Tim Lahaye – Almeida Corrigida Fiel/

Todas as profecias da Bíblia – John F. Walvoord – Editora Vida 2012


AJUDE A MANTER ESSE MINISTÉRIO

PIX 81987575479

JOAO BARBOSA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário