Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Ezequiel o Atalaia de Deus

 LIÇÕES EBD-CPAD 4º. TRIMESTRE 2022

Uma abordagem transversalizada e contextualizada com esse novo tempo

Por: Pr. João Barbosa e Miss. Laudicéa Barboza

http://nasendadacruz.blogspot.com

TEMA DO TRIMESTRE: A JUSTIÇA DIVINA – A PREPARAÇÃO DO POVO DE DEUS PARA OS ÚLTIMOS DIAS NO LIVRO DE EZEQUIEL

Lição n.01- Ezequiel o Atalaia de Deus - 02.10.2022

Ezequiel 3.16-21,27

APRESENTAÇÃO: Ezequiel significa “força de Deus” ou “fortalecido por Deus”. Este é um nome adequado para um homem piedoso, de forte caráter, particularmente à luz das dificuldades que teve ele de enfrentar durante sua vida e ministério. Ezequiel era um sacerdote, chamado por Deus ao ministério profético com trinta anos de idade passando também a exercer seu ministério sacerdotal segundo a lei de Moisés. Da idade de trinta anos para cima até os cinquenta anos serão todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho da congregação (Nm 4.3).

DESENVOLVIMENTO

Ele foi levado cativo para a Babilonia na segunda deportação por Nabucodonozor; embora o rei da Babilônia não entendesse os mistérios de Deus, ao enviar o profeta para viver entre os cativos de Judá junto ao rio Quebar, cumpria um proósito de Deus a fim de que o seu povo fosse assistido mesmo no exílio. Ao mesmo tempo Deus permitiu que Nabucodonozor deixasse em Jerusalém entre os nãos deportados, Jeremias – que também era sacerdote e profeta. Na primeira deportação o rei levou também Daniel acompanhado dos seus companheiros Ananias, Mizael e Azarias todos de linhagem nobre para viverem no palácio real onde Deus chamou Daniel para exercer o ministério profético dentro do palácio do rei. Dessa forma vemos que Deus deixou um sacerdote e profeta entre os cativos de Judá junto ao rio Quebar, província da Babilônia, um sacerdote e profeta em Jerusalém para assistir os que não foram deportados – Jeremias, e levou Daniel para o palácio real onde o chamou para o ministério profético, de forma tal que o cuidado de Deus era manifesto ao seu povo onde eles estivessem como atalaias de Deus. (Ez 1.1-3; Dn 1.4-6,8; Jr 1.1-5).

Ezequiel 33:1–9 explica o papel e a importância de um atalaia. O Senhor chama profetas, outros líderes da Igreja e do sacerdócio, e os pais para que sejam atalaias para Seu povo. A ação do atalaia é direcionada tanto para justos como para injustos. Como atalaia, Ezequiel alertou sobre o futuro juízo de Jerusalém. O profeta não só lida com Jerusalém e Judá antes da destruição do templo, mas também profetiza contra as nações vizinhas: Amom, Moabe, Edom, Filistia, Tiro, Sidom, Babilônia e Egito. Castigos contra essas nações agora estão registrados nos livros de história (Ez 25 – 32). O livro de Ezequiel contem profecias concernentes aos judeus de hoje. No livro estão as profecias sobre a restauração da terra, da cidade, do templo e da glória do Senhor no meio de Israel. Ezequiel também é relevante para os cristãos, pois é por meio deste livro que Deus revela parte do seu plano para consumar a história no vindouro “dia do Senhor” e no mundo glorioso do futuro (Ez 33.7). “A ti, pois, ó Filho do Homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lha anunciarás da minha parte”. Este poderoso profeta obtinha sua força de quatro fontes: Primeiro, das visões de Deus e seu trono, que eram espantosas e motivadoras. Segundo, “a Palavra do Senhor” mencionada cinquenta vezes vinha até ele. Além disso, “a mão do Senhor” (ocorre sete vezes) e “o Espírito de Deus” (mencionado 26 vezes) o fortalecia.

Ezequiel é classificado juntamente com Daniel e Zacarias, no AT, e com Apocalipse, no NT, como um dos livros de maior conteúdo apocalíptico da Bíblia. Não é sem razão que o livro de Apocalipse faz alusão a Ezequiel sessenta e quatro vezes. No clímax do livro, está a descrição de um templo glorioso (Ez 40-48). Alguns acham que esta é uma representação simbólica de um centro de adoração ideal e que nada tem a ver com os grandes templos espalhados pelo mundo afora.

O atalaia é uma pessoa que está encarregada de vigiar determinada área. Nesse caso, é sinônimo de sentinela ou vigia. “Ficar de atalaia” é uma expressão que indica o ato de ficar de guarda, à espreita, vigilante e atento a algo que possa estar para acontecer ou alguém que possa estar se aproximando. No caso, o atalaia de Cristo é uma pessoa encarregada de proclamar ao mundo que algo grandioso está para acontecer e que o dia da volta do Senhor está se aproximando. Cada cristão é um atalaia incumbido de levar as pessoas a Cristo, a fim de escaparem dos juízos que virá sobre a humanidade pecadora. Em 2Re 9.17, é dito que “o atalaia estava na torre de Jezrreel, e viu atropa de Jeu que vinha, e disse: vejo uma tropa... “ A função principal do atalaia era alertar todos sobre a aproximação do inimigo; alertá-los do perigo! O profeta Isaias escreveu: “Porque assim me disse o Senhor: vai, e põe uma sentinela, e ela que diga o que vir”. O atalaia precisa anunciar o que está vendo! Em Is 21.8, o profeta Isaias ainda disse: “E clamou como um leão: Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras”. O atalaia nunca poderá ser omisso.

CONCLUSÃO: Deus levantou profetas desde Moisés como Samuel, Natã, Elias, Eliseu, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel e tantos outros como grandes atalaias (Lc 24.44). No NT ele dá uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. (Ef 4.11-14). Além de tantos outros pregadores que Deus tem levantado como atalaias sobre a nova aliança hoje, Deus ainda levanta atalaias para alertar o mundo sobre a iminente volta do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja (2Pe 3.1-7).

 

Bibliografia

Revista EBD CPAD – Adultos - 4 trimestre 2022– Comentarista Esequias Soares

Novo Comentário Bíblico São Jerônimo – Antigo Testamento-Raymond Brawn  outros Editora Paulus 2007

Israel no Exílio – Uma Interpretação Teológica – Ralph W. Klein – Editora Paulus 2012

Comentário Bíblico Brice – Antigo e Novo Testamento NVI – 2 edição 2012. Editora Vida.

Bíblia de Estudo Pentecostal / Bíblia do Pregador Pentecostal / Bíblia de Estudo Profética Tim Lahaye – Almeida Corrigida Fiel


AJUDE A MANTER ESSE MINISTÉRIO

PIX 81987575479

JOAO BARBOSA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário