Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O PROPÓSITO DO FRUTO DO ESPÍRITO - Lição nº. 02 de 08.01.2017

          Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima PE.
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pr. Presid. Roberto José dos Santos – Superint.EBD: Pr Stivens Ribeiro -  1º Secret.Superint EBD: Pr. João Barbosa
Siga nosso canal no Youtube: Na Senda da Cruz – Pr. João Barbosa
Estude Teologia na ETEADALPE
                                                        pastorjoaobarbosa@gmail.com

Lições EBD CPAD – Tema: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

 Comentarista Pr Osiel Gomes (IEAD Campo Tirirical – São Luis – MA)

Resenha tecida pelo Pr. João Barbosa e Mssa. Laudicéa Barboza (Comadalpe)                             
 Texto Bíblico para Leitura em Classe: Mateus 7.3-20

1.APRESENTAÇÃO: A lição em estudo tem como Objetivo Integratório levar o aluno a compreender o real significado da frutificação espiritual.

2. VERDADE PRÁTICA: Somente através de uma vida espiritual frutífera o crente poderá glorificar a Deus.

3. TEXTO ÁUREO: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.

4. PONTO CENTRAL: Glorificamos a Deus quando produzimos frutos condizentes com a vida cristã.

5. INTRODUÇÃO: Conhecer, praticar e desenvolver o fruto do Espírito é tão importante que o próprio Jesus reservou um tempo para ensinar a respeito da árvore e seus frutos, ou seja, cada árvore deve produzir frutos condizente com a sua espécie.

Na epístola aos Gálatas, o apóstolo Paulo nos apresenta de maneira excepcional o embate existente entre a carne e o Espírito e explica que tudo tem início de forma interna, a partir do momento quando aceitamos Jesus como Salvador e procuramos viver segundo a sua vontade. E a partir daí eis a questão: como poderemos vencer este embate entre a carne e o Espírito?

6. DESENVOLVIMENTO:
Nas Escrituras Sagradas, o vocábulo fruto tem muitos significados que podem ser utilizados para designar nossas ações e motivos. Veremos que Jesus nosso Salvador, morreu e ressuscitou para nos ensinar o valor de uma vida frutífera.

I. – A vida controlada pelo Espírito: Nós somos fruto do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, logo temos a responsabilidade de frutificar para a glória de Deus.

I.1 – O que significa ser controlado pelo Espírito? Significa ser cheio do Espírito Santo diariamente, não somente aos domingos, mas todos os dias, todas as horas e em todas as circunstâncias boas ou adversas à nossa vontade (Ef 5.18).
Uma vida controlada pelo Espírito Santo produz em nós um viver santo e uma verdadeira comunhão com Deus.

Se quisermos viver de modo a agradar a Deus e produzir frutos para a sua glória, precisamos cumprir o imperativo bíblico registrado em (Ef 5.18).
“[...] Mas enchei-vos do Espírito”.
O crente cheio do Espírito não tem vontade própria. Somos controlados por Ele e os nossos pensamentos, ações e vontades passam a ser conduzidos pelo Senhor.

I.2 – Um viver santo – O cristão deve fazer de tudo para que a sua luz seja sentida no mundo (Pv 4.18; Fp 2.15; Ef 5.1), pois agindo dessa forma o mundo perceberá a presença da Verdadeira Luz em sua vida.
 O brilhar dessa luz pode ser expressa por meio de serviços e atos generosos que procuram em tudo honrar aquele que lhe concedeu o brilho espiritual (1Pe 2.12; Jo 15.8; 1Co 14.25).

I.3 – A verdadeira comunhão – O segredo para uma vida de verdadeira comunhão é investir tempo no seu relacionamento com Deus (Os 6.3; At 1.8).

Portanto, orar, jejuar, ler e meditar na Palavra, memorizá-la e degustá-la como disse Jeremias: “Achando-se as tuas palavras logo as comi, e a tua Palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, dos exércitos” (Jr 15.16)

II. – O fruto do Espírito evidencia o caráter de Cristo em nós – Segundo Stanley M. Horton, em se tratando do fruto do Espírito Santo, ele é bem direto ao afirmar categoricamente que o Fruto do Espírito tem relação com o crescimento e o caráter do cristão. HORTON, 1996, p.488).

II.1 – O que é caráter? – Segundo o dicionário da Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer, o termo refere-se à índole, firmeza, feitio moral. “E vocês sabem muito bem como Timóteo provou seuvalor. Ele e Eu, como se fôssemos filho e pai, temos trabalhados juntos no serviço do Evangelho (Fp 2.22 – Bíblia NTLH).

Ainda segundo o Dicionário Houaiss, é a qualidade inerente a um indivíduo desde o nascimento; temperamento, índole. Nossas ações e frutos identificam o caráter de Cristo em nós.  

II.2 – Caráter gerado pelo Espírito Santo – O Espírito Santo trabalha em nós não somente para nos conceder dons e talentos, mas, para nos transformar. O fruto do Espírito na vida do crente trabalha para que o caráter de Cristo seja real, ou melhor.

Podemos dizer que o Espírito Santo é o vigia o da vida do crente. Ele passa a nos controlar de tal modo que não deixa entrar em nossa vida nada daquilo que contraria a vontade de Deus e age também para que isto não aconteça.

Quem não vive dominado pelo Espírito Santo, não pode crescer espiritual nem moralmente, visto que ainda está dominado pelos desejos pecaminosos , os quais produzem um estilo de vida baixo, comprometido e que foge dos padrões divinos. É através das ações que o cristão evidencia o caráter de Cristo em sua vida e um novo estilo de vida é adquirido.

Ele deseja que a santidade que há em Deus brilhe em nosso ser. Na terra o cristão precisa viver procurando expressar o caráter de Cristo, alcançando o nível de sua espiritualidade (Hb 4.13).

II.3 – Um novo estilo de vidaLigados pelo Espírito Santo de Deus todos os crentes são como uma grande árvore que produz o mesmo fruto.  Os cristãos só podem ser como Jesus Cristo, mediante  o fruto do Espírito, quando Ele nos enche e nos domina, então as verdades cristãs aparecem (Cl 3.5,12).

III. – Testemunhando as virtudes do Reino de Deus – Pedro faz uma distinção importante de como os cristãos são chamados no mundo, e como são vistos pela visão divina. Na visão do mundo os cristãos são apenas estrangeiros e peregrinos.

Na visão divina os cristãos são tratados de maneira diferente porque a sua vocação é totalmente espiritual, seus objetivos e alvos são distintos. Diante de tudo isso, Pedro aconselha os cristãos a terem suas mentes dominadas pelo sentimento de alegria em Cristo Jesus, rejeitar a vida velha definitivamente (1Pe 1.14). 

Procurar viver de modo santo em todos os aspectos da vida (1Pe 1.15), desenvolver na prática o amor fraternal com os seus próprios irmãos (1Pe 2.1) e ser um exemplo perante os pagãos.

III.1- O propósito do Fruto – Desenvolver uma vida de santidade por intermédio de um viver santo e justo em meio a uma sociedade contaminada pelo pecado (Fp 2.15). Fomos retirados do mundo para que sejamos testemunhas (Is 43.10). Fomos chamados para ser luz e sal da terra (Mt 5.14.15).

III.2- Uma vida produtiva – Quando o cristão vive para Deus, procura viver em sujeição a Ele e proceder segundo a sua santa vontade. Isso, para que o Senhor seja glorificado, como já dizia o apóstolo Paulo: “Fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.34).

III.3- O que fazer para manter a produtividade? – Só mesmo um cristão transformado pode entender tudo isso e viver como Deus deseja, é isso que Paulo fala em sua carta aos romanos(Rm 13.1,2).

7.CONCLUSÃO: A vida com Cristo destrona do coração do cristão o orgulho, a prepotência, a autossuficiência, o espírito de superioridade e suas próprias ideias, pois a humildade passa a ser um marco, um estilo de vida no seu dia a dia sempre ao lado de Cristo, frutificando para o seu reino. Esse destaque evidencia que Cristo está em sua vida, porque ele sabe quem realmente habita em seu ser (Gl 2.20).

Precisamos ter uma vida frutífera e para isso devemos estar ligados à Videira (Jo 15.1). O propósito dos frutos é glorificar ao Pai. “Nisto é glorificado meu Pai; que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo 15.8).

BIBLIOGRAFIA
·         Pr. Gomes Osiel (Comentarista) Lições Bíblicas EBD CPAD 1º Trimestre 2017
·         Pr. Gomes Osiel. AS Obras da Carne e o Fruto do Espírito.  Editora CPAD. 2017, Rio de Janeiro.
·         Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
·         Bíblia Palavra Chave CPAD
·         Bíblia de Estudo Pentecostal
·         NEE Watchaman. O Homem Espiritual – (Vs I, II, III1). Editora Betânia. 1ª. Edição – Belo Horizonte, 2001.
·         CAMPOSTRINI Hildomar. O Homem de Adão a Cristo – Distribuição Ebar Editora. Rio de Janeiro 1995.
·         ANDRADE, Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica. Editora CPAD. Rio de Janeiro, 2006 – 8ª. Edição.

·         BARCLAY, William (V.II). As Obras da Carne e o Fruto Espírito. Editora Vida Nova, São Paulo, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário