Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

As Obras da Carne e o Fruto do Espírito – Lição nº. 01 de 01.01.2017

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pr. Presid. Roberto José dos Santos – Superint.EBD: Pr Stivens Ribeiro -  1º Secret.Superint EBD: Pr. João Barbosa
Sigam-nos: Na Senda da Cruz – Canal Youtube
Lições EBD CPAD – Tema: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
  Comentarista Pr Osiel Gomes (IEAD Campo Tirirical – São Luis – MA)
Resenha tecida pelo Pr. João Barbosa e Mssa. Laudicéa Barboza (Comadalpe)                             
 Texto Bíblico para Leitura em Classe: Gálatas 5.16-26

1.     APRESENTAÇÃO: A lição em estudo tem como Objetivo Integratório mostrar que as obras da carne só podem ser vencidas mediante o Espírito Santo. A nossa oração é que esta sirva de despertamento para os crentes a fim de que possamos alimentar, em nossas vidas, os frutos do Espírito e não as obras da carne.

2. VERDADE PRÁTICA: Para vencer as obras da carne precisamos andar em Espírito.
3. TEXTO ÁUREO: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne (Gl 5.16).
4. PONTO CENTRAL: O cristão deve andar em Espírito para vencer as obras da carne, pois sozinho jamais conseguirá.
5. INTRODUÇÃO: Na Epístola aos Gálatas, o apóstolo Paulo nos apresenta de maneira excepcional o embate existente entre a carne e o Espírito e explica que tudo tem início de forma interna, a partir do momento quando aceitamos Jesus como Salvador e procuramos viver segundo a sua vontade. E a partir daí eis a questão: como poderemos vencer este embate entre a carne e o Espírito?
6. DESENVOLVIMENTO:
A nossa lição é desenvolvida com muita sintonia em uma proposição apresentada em três tópicos:
1.     –  Andar na carne x andar no Espírito: Nesta vida, o homem sem ser cristão tem suas lutas internas, nas quais pode dar inúmeras classificações. 
Lutas internas foram enfrentadas por Agostinho, Lutero, dentre outros, mas em destaque desejo citar o grande apóstolo dos gentios, Paulo, que em seus escritos deixou claro sobre a colisão que se dá entre a carne e o Espírito (Gl 5.17).

Pelo lado do “homem interior”, o apóstolo sentia prazer na Lei de Deus, mas, por outro lado era consciente de algo que lutava e guerreava contra a sua mente (Rm 7.22,23).

I.1 – O que é a carne? Dentro do contexto neotestamentário, o vocábulo carne é sarx. Essa palavra é utilizada para designar a natureza adâmica que domina o velho homem e o leva a praticar as obras da carne relacionadas em (Gl 5.19-21).

A palavra carne, no aspecto teológico, denota a fragilidade humana e a sua tendência ao pecado. Ela é a sede dos apetites carnais (Mt 26.41). O homem somente poderá viver em novidade de vida e no poder do Espírito Santo se, pela fé, receber Jesus Cristo como Salvador.

Homem algum tem o poder de controlar ou transformar a natureza de outra pessoa, somente Deus tem esse poder.

I.2 – O que é o espírito? A palavra espírito no grego é pneuma. Esse termo significa sopro, vento, respiração e princípio da vida. Esse vocábulo também descreve o espírito quer habita no homem o qual foi soprado por Deus (Gn 2.7). 

Logo, percebemos que esta palavra tem diferentes significados, e segundo o Pr. Claudionor de Andrade, o seu significado teológico vai muito além: “Espírito é a parte imaterial que Deus insuflou no ser humano, transmitindo-lhe a vida”.

Essa palavra também é aplicada, no Evangelho de João, em referência a Deus, (Jo 4.24). A terceira pessoa da Santíssima Trindade é identificada no NT como o Espírito Santo (Lc 4.1; Hb 3.7) e, uma vez mais é importante frisar que o Espírito Santo é uma pessoa.

I.3 – Andar na carne x andar no Espírito – Mesmo o homem tendo o espírito, que é o centro da vida humana, e que uma de suas funções é a consciência (Rm 2.15,16), esse espírito luta para vencer, mas sua alma esta dominada pela natureza pecaminosa, de modo que seu espírito luta, mas perde porque não está vitalizado pelo Espírito Santo de Deus (Ef 2.1-5; Cl 2.13; 1Tm 5.6).

A diferença entre a carne e o espírito, é que a carne foge de Deus e o espírito tem sede do Senhor.

II. – Obras da Carne um convite ao pecado: Negatividade e ações pecaminosas são expressas por aqueles que vivem no poder da carne, ou seja, da natureza pecaminosa.

 II.1 – Por isso produz as seguintes obras:
·     Obras sensuais – Prostituição: Imoralidade. Impureza, Corrupção Sexual, Lascívia, Falta de Controle no aspecto social, Luxúria.
·     Idolatria - Pecados de Religião: Idolatria (que trata da adoração a ídolos); Feitiçaria ( oferece a ideia de farmácia, mas no seu real sentido fala de opções mágicas). Todavia, seu significado tradicional é todo tipo de feitiçaria (Ap 9.21).
·     Falta de Temperança – Primeiramente temos a Inimizade, depois a Porfia, (que trata de disputas que surge por causa de desejos egoístas. Dissenções, (que é divisão). Facções, (Que trata daqueles que procuram demonstrar suas opiniões partidárias). 
Inveja, (Que está ligada com todos os que já foram mencionados anteriormente). Ela ajuda a criar disputas, divisões e por último pode chegar ao homicídio.

Para não viver no poder da carne, Paulo aconselha que todos os crentes procurem viver sob o domínio do Espírito Santo de Deus.

II.2 – A oposição  da carne: O crente que realmente deseja fazer oposição às obras da carne precisa andar pelo Espírito, porque ele não deixa que as paixões infames o domine.

Para o crente existe duas maneiras pelas quais ele pode viver: na carne ou no espírito. Ou o crente serve a Deus e permite que ele domine sua natureza adâmica, ou vive na prática das obras da carne.

A carne não tem domínio sobre o crente quando este entrega a direção da sua vida ao Espírito Santo.

III. – Fruto do Espírito um chamado para a santidade: Para vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências (Gl 5.24; Ef 5.18).

III.1- O que é o fruto do Espírito? “O fruto do Espírito são os hábitos e princípios misericordiosos que o Espírito Santo produz em cada cristão”.

Esses hábitos e princípios são o resultado de uma vida de comunhão com Deus. De acordo com Rm 6.22, depois de liberto do pecado, o crente precisa desenvolver o fruto do Espírito. 

Os dons espirituais são dádivas divinas, mas o fruto precisa ser desenvolvido, cultivado. O Espírito Santo desenvolve o seu fruto em nós à medida que nos aproximamos de Deus e procuramos ter uma vida de comunhão e santidade:

Quando nos tornamos crentes a nossa natureza pecadora continua existindo. Mas Deus nos pede que coloquemos as nossa natureza pecadora sob o controle do Espírito Santo de modo que ele possa transformá-la. Este é um processo sobrenatural.

III.2- O proceder de cada pessoa prova a sua verdadeira santidade: Quando vivíamos no pecado, nossos frutos, ações, eram as obras da carne, mas liberto do seu poder e domínio, tendo uma nova natureza implantada em nosso ser, nos tornamos uma pessoa melhor. 

João Batista falou a respeito da importância de produzirmos frutos dignos de arrependimento (Mt 3.8). Jesus nos diz em Mateus 6.20 “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.

III.3- A santidade que o Espírito santo gera em nós: O Espírito Santo nos molda e nos ensina o que é certo e o que é errado à medida que buscamos a Deus em oração, leitura da Palavra e jejuns. 

A Palavra de Deus nos lembra em (1Co 13.11): “Quando eu era menino, falava como  menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.

Quando deixamos de ser meninos, estamos prontos a produzir bons frutos. Uma transformação maior e final. Essa transformação somente acontecerá quando recebermos um corpo glorificado e nos tornarmos semelhantes a Jesus (1Jo 3.2).

CONCLUSÃO: O fruto do Espírito produz a santificação na vida do crente que se manifesta de forma:
·     Posicional: Quando por meio da fé aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, nossos pecados são apagados, recebemos o perdão divino e passamos a desfrutar de uma nova vida em Cristo (2Co 5.17).
·     Progressiva: A santificação é um processo que vai se desenvolvendo ao longo de nossa vida. Depois do novo nascimento, o crente precisa crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus (1Pe 3.18).
·     Final: Em Filipenses 3.12.13, Paulo mostra que ele estava buscando uma transformação maior e final. Essa transformação somente acontecerá quando recebermos um corpo glorificado e nos tornarmos semelhantes a Jesus (Jo 3.2).
BIBLIOGRAFIA
·     Pr. Gomes Osiel (Comentarista) Lições Bíblicas EBD CPAD 1º Trimestre 2017
·     Pr. Gomes Osiel. AS Obras da Carne e o Fruto do Espírito.  Editora CPAD. 2017, Rio de Janeiro.
·     Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
·     Bíblia Palavra Chave CPAD
·     Bíblia de Estudo Pentecostal
·     NEE Watchaman. O Homem Espiritual – (Vs I, II, III1). Editora Betânia. 1ª. Edição – Belo Horizonte, 2001.
·      CAMPOSTRINI Hildomar. O Homem de Adão a Cristo – Distribuição Ebar Editora. Rio de Janeiro 1995.
·     ANDRADE, Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica. Editora CPAD. Rio de Janeiro, 2006 – 8ª. Edição.
·     BOYER Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica (Dicionário, Concordância, Chave Bíblica, Atlas Bíblico. CPAD. Rio de Janeiro, 2008
·     KASCHEL Werner e ZIMMER Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida. 2ª. Edição SBB. Barueri, São Paulo, 2005
·     BARCLAY, William (V.II). As Obras da Carne e o Fruto Espírito. Editora Vida Nova, São Paulo, 2000
·     SILVA, Severino Pedro da. O Homem Corpo, Alma e Espírito. CPAD. Rio de janeiro, 1988

·     WOLFF, Hans Walter. Antropologia do Antigo Testamento. Editora Hagnos. São Paulo, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário