Total de visualizações de página

sábado, 26 de novembro de 2016

Lição 09 -O Milagre Está em Sua Casa - 27.11.16 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão:
2 Re 4.1-7
                                                 Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                           
DESENVOLVIMENTO
Em tempos de crises, Deus realiza milagres, e assim aconteceu na casa da viúva de Sarepta. Se quisermos ver milagres em nossas vidas precisamos crer.

É preciso ter fé, pois o que duvida não pode receber nada do Senhor. Mesmo em tempos de crises, não podemos nos esquecer de que para Deus não existe impossíveis.

Na sociedade patriarcal israelita a condição de viúva era um risco social à mulher, deixando-a vulnerável econômica e socialmente.

Em Êx 22.21-24 a viúva é classificada juntamente com o órfão e os estrangeiros. Elas são frágeis e vulneráveis, razão pela qual necessitam de proteção legal e profética (Is 1.16-23; Jr 22.3).

Além da angústia que acompanhava a viuvez, a perda da proteção legal do esposo colocava a viúva em situação de pobreza e penúria.

Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era obrigada a assumir os compromissos financeiros do faltoso, o que implicava às vezes na venda dos bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de exploração da parte dos credores. Esta era a condição daquela viúva.

A solução dentro de casa – O problema da dívida daquela família precisava ser resolvido. Eliseu não pensou em buscar um empréstimo para saldar aquela pendência financeira. Ele perguntou o que era que aquela mulher tinha em sua casa.

A mulher respondeu ao profeta: “Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite” (2Re 4.2). Deus utiliza aquilo que temos: Moisés tinha um cajado e com ele Deus operou grandes maravilhas.

Davi tinha uma funda e algumas pedrinhas e com elas derrotou no gigante Golias. Pedro tinha uma rede de pesca e viu o milagre de Deus depois de uma noite sem pegar nenhum peixinho.

À partir de uma botija de azeite, na casa da viúva de Sarepta, Deus tornou tudo em abundância porque ele é o Deus de toda a provisão.

Obedecendo à palavra do profeta, aquela viúva viu o milagre que Deus realizou multiplicando o pouco que ela possuía. Não havendo mais recipientes onde estocar o azeite cessou o milagre.

Aquela mulher tinha uma grande quantidade de azeite em casa e não sabendo o que fazer outra vez foi à procura do profeta e sob sua orientação vendeu todo o azeite, pagou a sua dívida e passou a viver do que lhe restou em segurança com os seus filhos.

Deus nos concede a sua provisão na medida certa. Ele espera que ajamos com sabedoria em todos os momentos de nossa existência, sobretudo nas adversidades.

O pouco que aquela mulher tinha em casa foi feito em muito, mas ela precisava ser sábia no tocante em saber o que fazer com aquele muito que o Senhor lhe dera.

A orientação de Eliseu foi que a mulher vendesse o azeite e pagasse a dívida que destruiria sua família que já estava desfalcada pela falta do marido.

O valor e a utilidade do azeite - O azeite era um produto de valor suficiente para que Eliseu aconselhasse a viúva a pagar sua dívida mediante a venda do azeite (2Re 4.7).

Ao tomar conhecimento de que a mulher possuía uma botija de azeite e conhecendo o seu alto valor comercial a instruiu a pedir muitos vasos emprestados aos seus vizinhos.

A mulher procedeu de acordo com as instruções do profeta e em seguida pediu uma nova instrução ao homem de Deus; que lhe mandou vender o azeite, pagar as dívidas e junto com os filhos viver do restante que lhe sobrasse.

Pela sua preciosidade, o azeite era guardado nos tesouros reais juntamente com o ouro, a prata e outras especiarias (2Re 20.13). E também o azeite era usado como pagamento de tributos (Os 12.1).

O azeite era utilizado como cosméticos, para ungir a pele do corpo, os cabelos, ou simplesmente para efeito de beleza (Dt 28.40; 2Sm 12.20; 14.2; Rt 3.3).

Na medicina da época o azeite servia de medicamento, sendo esfregado no corpo quando a pessoa estava febril, ou era usado em banhos e na unção de ferimentos (Is 1.6; Lc 10.34).

A mulher de que trata o episódio era a esposa de um dos discípulos dos profetas. Ela tinha acabado de perder seu marido.

O homem tinha sido servo de Eliseu, ou seja, era alguém que estava debaixo de suas instruções, visto ser ele o cabeça das escolas dos profetas; uma escola que acredita-se ter sido Samuel o seu fundador (1Sm 10.1,5; 19.20).

Existe uma lenda onde se diz  que o esposo desta mulher tenha sido Obadias, um alto oficial e homem de grande influência do exército de Acabe.

Mas era um dos sete mil que Deus disse a Elias que não tinha dobrado os seus joelhos diante de Baal.

No auge da perseguição ele escondeu cem homens dos filhos dos profetas em uma caverna para que escapasse da fúria da rainha Jezabel, esposa do rei Acabe; e os alimentou com pão e água durante os três anos e seis meses de fome nos dias de Elias (1Re 18.8-13). 

Seja como for o falecido esposo desta viúva, era um homem digno que tinha observado a lei de Yahweh e não estava envolvido na idolatria.

Dai a sua afirmação ao profeta Eliseu: Tu sabes que o teu servo temia ao Senhor.

Pela sua condição digna, esta viúva mereceu a ajuda de Eliseu que foi o responsável por essas escolas de profetas durante o seu ministério tendo em vista ser Eliseu o substituto do profeta Elias (2Re 2.14-16).

Essas escolas, anteriormente, foram mais firmemente estabelecidas pelo profeta Elias e posteriormente pelo profeta Eliseu no reino do norte ou das dez tribos.

A motivação do milagre tem por objetivo glorificar o nome de Deus e atender a necessidade humana.

O milagre acontecido na casa da viúva de um dos profetas confirma este fato (Re 4.1-7), a extrema situação de penúria na qual essa pobre mulher havia ficado.

Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação. Mas sabendo que o profeta Eliseu era orientado por Deus recorreu a ele (2Re 4.1).

A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado (Sl 40.17; 69.33; Is 25.4; Jr 20.13). O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma carência humana, mas não apenas por isso. Ele ocorreu também pela compaixão divina. Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida nem tampouco por ter sido esposa dos discípulos de um dos profetas.

O texto diz que ela clamou ao profeta Eliseu. O profeta ficou sensibilizado. Deus se compadeceu daquela mulher sofredora.

O senhor é compassivo, misericordioso e longânimo para com os que o servem (Ex 34.6; 2Cr 30.9; Sl 116.15)


Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro2010
http://teologiaegraca.blogspot.com.br/
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl 1.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Bíblia de Estudo Almeida SBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário