Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Lição 08: Rute, Deus Trabalha pela Família - 20.11.16 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão:
Rute 1.1-14
Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                                
DESENVOLVIMENTO:
Como podemos observar no evangelho de Mateus, todos aqueles que se tornaram antepassados do Messias lutaram para alcançar o direito de primogenitura que é uma decisão soberana de Deus.
Assim, Jacó, Tamar, Raabe, Boaz, e Rute a Moabita (Mt 1.1-17).
O nome Moabe (Rt 1.1), relembra dois incidentes desagradáveis: O nascimento de Moabe e o problema que seus descendentes causaram a Israel durante sua difícil jornada até a Terra Prometida.
Moabe nasceu logo depois da destruição de Sodoma e Gomorra. Ló fugiu de Sodoma com a sua família e trouxe o pecado da cidade consigo.
Sua esposa desobedeceu às ordens de Deus, e foi transformada em uma estátua de sal (Gn 19.26).
As filhas de Ló planejaram embriagar o pai para que ele lhes dessem filhos. Uma das filhas deu à luz, Moabe, a outa, Amom (Gn 19.30-38).
Com o tempo, seus descendentes cresceram e tornaram-se nações rivais que contenderam com Israel durante muitos séculos.
Uma das mais graves ofensas que Moabe cometeu contra o povo de Deus aconteceu durante a peregrinação de Israel no deserto.
O rei de Moabe tentou pagar a Balaão o vidente, para almadiçoar os filhos de Israel. Porém, em vez disso, Balaão acabou abençoando-os (Nm 22 – 24).
Mas, o vidente inventou um plano para conduzir os filhos de Israel à idolatria, enviando-lhes mulheres moabitas que os seduzissem.
O plano deu certo, resultando na morte de vinte e quatro mil pessoas, pois a lei proibia que um moabita ou um amonita se tornasse membro da comunidade de Israel (Dt 3.3).
Pode algo bom vir de Moabe? Sim. De Moabe veio Rute; de Rute veio Obede, de Obede veio Jessé, de Jessé, veio Davi (Rt 4. 16-22). E por intermédio de Davi, um bisneto de Rute veio Jesus Cristo (Mt 1.1, 5,6).

BOAZ – O PARENTE REMIDOR OU GOÉL  (Lv 25.25)
Boaz viveu aproximadamente 1266/1251 a.C. Foi um rico belemita e parente chegado de Elimeleque, o marido falecido de Noemi. Seu nome significa felicidade ou rapidez.

Foi um dos mais piedosos homens do seu tempo. Boaz redimiu a herança do seu parente e casou-se com Rute (Rt 4.1-17).
Assim Boaz se tornou um notável antecessor do Messias, Cristo. Boaz é um tipo de Cristo, era filho de Salmom com Raabe, a meretriz, resgatada pela fé, da destruição de Jericó.
Do matrimônio de Boaz com Rute nasceu Obede que foi o pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.18-22).

REDENÇÃO (REDENTOR)
Palavra grega, tal como aparece no termo latino “redimo”, indicava o preço pago para comprar de volta um escravo tornando-lhe livre pelo pagamento de um resgate – que os gregos chamavam de “lustrom”.
Dai passou a significar livramento do pecado e de seu poder ou o perdão dos pecados (Rm 4.7,8), e uma nova vida em Cristo (Rm 8.23; Ef 1.7; 4.30; Cl 1.14).
O sangue de Cristo foi o preço da nossa redenção (Mt 20.28; Mc 10.45).

RUTE A MOABITA
Ela pertencia a tribo de Moabe (Rt 1.4). Moabe era filho de Ló com suas filhas (Gn 19.30-38).
Segundo o que estava escrito na lei os moabitas estavam proibidos de entrar na congregação do Senhor até a décima geração.
Sendo assim Rute era excluída (Dt 23.3-5). Porém Rute era uma mulher de amor (Rt 1.15-17).
Com a sua declaração “seu povo será o meu povo, seu Deus será o meu Deus” Rt 1.16), Rute se qualificou com o Deus da Aliança (Gn 12.3).
Tudo começou quando Noemi foi de Belém para Moabe com seu marido, Elimeleque, cujo nome significa meu Deus é rei, e seus filhos Malom que significa doentio e Quiliom que significa falhando ou defiado.
Ali os rapazes casaram-se com donzelas moabitas de nomes Orfa e Rute (Rt 1.4). É possível que Orfa tenha sido mulher de Malom e Rute mulher Quiliom (Rt 1.1-5).
A vida de Rute revela um princípio muito prevalecente. Não importa quem somos ou qual foi o nosso passado.
A mãe de Boáz era Raabe, uma cananéia. Sua esposa era Rute uma moabita. Ambas eram gentias. Ambas foram ligadas a Cristo. Isto mostra que Cristo não está ligado somente aos judeus, mas também aos gentios.
Passados dez anos os filhos do casal estavam mortos, como também Elimeleque.
Daí resultou que Noemi e Rute resolveram voltar a Judá, embora, só Noemi estivesse voltando porque Orfa preferiu ficar com a sua gente, os moabitas.
Noemi muito insistiu que Rute ficasse entre os seus parentes, mas ela preferiu ir na companhia de sua sogra.
Em tudo isso havia a mão providencial de Deus, pois além do apego de Rute à sua sogra, ela também tinha um destino a cumprir em Belém (Rt 1.16,17).
Noemi chegou a Belém muito desencorajada e até queria mudar o seu nome de Noemi – “deleite”, para Mara – “amargura”.
Ela supunha que Deus estava lhe provando de forma amarga (Rt 1.20). 
Quando as coisas começaram a melhorar, Noemi sugeriu as Rute que procurasse trabalhar para um certo parente dela de nome Boaz.
Dai floresceu um romance entre Boaz e Rute, quando então Boaz resolveu tornar-se parente remidor (Rt 4.5).
Boaz, pois, adquiriu para si tanto a propriedade de Noemi quanto de Rute. Tornando-se esposa de Boaz, com o tempo, ela deu à luz Obede, que foi avô do rei Davi.
Assim sendo, Rute a moabita, entrou na linhagem de onde veio o Senhor Jesus Cristo. E a própria Noemi tornou-se a sogra de uma antepassada do Messias.
O livro de Rute nos fala da família de Perez em suas gerações até o aparecimento do rei Davi (Rt 4.18-22).
O texto bíblico nos fala de uma árvore genealógica começando com Perez, Esrom, Arão, Aminadab, Naasson, Salmon, Boaz, Obede, Jessé e Davi.





Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl 1.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário