Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

E Deus os Criou Homem e Mulher - Lição 03 - 4º. Tri EBD CPAD – 18.10.2015

Abordagem de Conteúdos Transvers. com o Tema em Estudo
                                    Gênesis 2.7, 18-24
Reflexão: Deus nos criou à sua imagem e semelhança, para que o amemos e vivamos para sua glória.

Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn 2.7).
No início, Deus criou o homem formando-o do pó da terra. Depois soprou o “fôlego de vida”, que se tornou o espírito do homem, que entrou em contato com o corpo; a alma veio a existência.

Portanto, “a alma” é o resultado da união do corpo com o espírito. É por isso, que as Escrituras chamam o homem de “alma vivente”. O fôlego de vida tornou-se o espírito do homem, que é o princípio de vida que há nele. O Senhor Jesus diz que “o espírito é o que vivifica” (Jo 6.63).

Esse fôlego de vida vem de Jeová Elohim, o criador de todas as coisas. A expressão “formou ao homem do pó da terra” refere-se ao corpo do homem. A frase “e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida” fala do espírito do homem que veio de Deus.

“E o homem passou a ser alma vivente” relata a criação da alma do homem, quando o corpo foi vivificado pelo espírito e ele se tornou um ser vivo e consciente de si.  O homem completo é um ser composto de de espírito, alma e corpo (1Ts 5.23).

De acordo com Gn 2.7, o homem é formado de apenas dois elementos independentes: O corpóreo e o espiritual, mas, quando Deus soprou o espírito dentro daquela estrutura de barro, a alma foi gerada. O espírito do homem em contato com o corpo inanimado, gerou a alma.

O corpo separado do espírito estava morto; com o espírito, porém, o homem passou a viver. O elemento constituinte que resultou disso foi chamado “alma”.

Funções características do espírito, da alma e do corpo – É através do corpo físico que o homem entra em contato  com o mundo material. Portanto, podemos defini-lo como o elemento que nos possibilita ter consciência do mundo.

A alma compreende o intelecto, que nos ajuda na presente existência e as emoções procedem dos sentidos. A alma pertence ao próprio ego do homem e revela sua personalidade, por isso, denominado auto consciência.

É através do espírito que temos comunhão com Deus e somente por ele podemos compreende-lo e adorá-lo. Por isso se diz que ele é o elemento que nos confere consciência de Deus. Deus habita no espírito; o ego, na alma; e os sentidos, no corpo.

A criação da mulher – “Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele” (Gn 2.21,22).
As Escrituras dizem que Deus fez Adão do pó da terra (Gn 2.7). Eva poderia ter sido feita da mesma maneira. Por que então, Deus não a fez do pó da terra, mas da costela de Adão? (Gn 2.21,22). Exatamente porque ela é a parte dele que faltava. E, ao mesmo tempo, um complemento dele, sendo sua mesma essência. Os iguais em função não podem completar-se. Somente os diferente é que podem realizar-se.  

Nós pais crentes em Cristo, não podemos nos furtar a ensinar essas ideias ou esses princípios, tanto aos nossos filhos e netos, como aos jovens de nossas igrejas, a fim de que os cônjuges tenham uma relação de mútua dependência entre eles, porque ambos têm papéis diferentes na vida em família.

Ambos, um homem macho e uma mulher fêmea (Gn 1.26,27) são pessoas com a mesma natureza (essência) mas, possuem funções diferentes que se completam.

O Salmo 115.16, diz que os céus são os céus do Senhor. A terra, deu-a Ele aos filhos dos homens. Neste super continente chamado por Deus de Terra, agora, não mais sem forma e vazia, mas totalmente organizado por Deus. (Gn 2,4.15). A primeira grande providência de Deus foi plantar um jardim, para depois colocar o homem no jardim (Gn 2.8).

Deus colocou primeiro as plantas do campo, que não precisavam ser cultivadas pelo homem, pois crescem pela polinização causada pelo vento e por pequenos animais, bem como pela irrigação de fontes subterrâneas, e posteriormente, também das chuvas, que passaram a cair sobre a terra.

Mas, as plantas boas para comer, vieram depois, quando Deus colocou o homem para cuidar delas. O texto das Escrituras diz que, plantou o Senhor Deus, um jardim no Édem.
Percebemos que o texto diz que Deus preparou um jardim no Édem. O texto não fala em Jardim do Édem, mas, de um jardim que estava localizado no Édem.

Portanto, podemos dizer com convicção que o jardim (paraíso), estava localizado em um super continente, chamado de Édem, que era a porção seca originalmente feita por Deus (Gn 2.8, 15,16).

Esta terra nunca será aniquilada porque ela é o habitat perene do homem. No final do presente estado da história humana, Deus ateará fogo na terra, não para destruí-la, mas, para purificá-la, renová-la, afim de que o homem  possa viver nela de forma como ele vivia no tempo de sua criação.

No decreto de Deus está claramente inclusa a ideia de a terra ser o lugar definitivo da habitação dos homens; nunca a terra será um lugar vazio, mas será para sempre o lar dos seres humanos.

Não é sem razão que o profeta diz: “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou  a terra, que a fez e estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro” (Is 46.18).

A verdade de Deus é que os céus são do Senhor, mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens (Sl 115.16).
Então, a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Is 11.9).
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Claudionor de Andrade).
 ANDRADE Claudionor. O Começo de Todas as Coisas. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
ANDRADE Claudionor. Dicionário de Profecias Bíblicas. CPAD. RJaneiro 2005
NEE, Watchman. O Homem Espiritual – Vl 1. Editora Betânia. Belo Horizonte, 2004
CAMPOS Heber Carlos. O Habitat Humano - O Paraíso Criado. Edit. Hagnus. SPaulo, 2011
CAMPOS Heber Carlos. O Habitat Humano - O Paraíso Perdido. Edit. Hagnus. SPaulo, 2012
LOURENÇO Adauto. Gênesis 1 & 2 – A Mão de Deus na Criação. Editora Fiel. SPaulo, 2011

Bíblia de Estudo Pentecostal CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário