Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Eu Sei em Quem Tenho Crido – Lição 07 - 3º. Tri EBD CPAD – 16.08.2015

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
                                                  2Timóteo 1.3-8; 2.1-4
                   http://nasendadacruz.blogspot.com – pastorjoaobarbosa@gmail.com
Reflexão: O crente, assim como o líder, precisa ter convicções de sua chamada e de sua condição de salvo em Cristo Jesus. Depois de plantar igrejas nas províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor, Paulo foi preso em Jerusalém, transferido para Cesaréia, e daí, enviado à Roma, onde ficou encarcerado por dois anos numa espécie de prisão domiciliar.
Ali escreveu suas cartas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e a Filemon. Por ser cidadão romano, o prisioneiro de César, tinha certas regalias na prisão. Estava numa casa alugada e podia receber visitas. A guarda pretoriana era quem o guardava (At 28.16-29). Na segunda prisão, Paulo foi lançado numa masmorra escura, úmida, fria e insalubre, onde as pessoas saiam leprosas ou para o martírio (2Tm 4.13-17).
Oração e ação de graça – O apóstolo Paulo era um dos expoentes máximo dos apóstolos de Cristo. Suas qualificações ministeriais são reconhecidas por todos os estudiosos e intérpretes do NT. Tinha muito cuidado com o lado humano do ministério.
Ele escreve a Timóteo, depois de este estar por algum tempo cumprindo a missão em Éfeso (1Tm 1.3; 2Tm 2.18), que desejava ve-lo outra vez (2Tm 4.9). Paulo lembra a Timóteo, o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos (2Tm 1.6).
Sempre acontece algo quando há imposição de mãos dos homens de Deus (Mc 6.3; Lc 4.40; At 9.17; 19.6; 1Tm 4.14). Mesmo a sombra da guilhotina ou de qualquer outro suplício, dizia: “Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2Tm 1.7). “Não te envergonhes de testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo, nem de mim...” (2Tm 1.8-10), glorificando a Deus pelos seus feitos e encorajando seu filho na fé.
Eu fui constituído pregador e apóstolo, e doutor dos gentios (2Tm 1.11-12). Como “doutor dos gentios”, reconheceu que em si mesmo, recebeu, da parte de Deus, reconhecimento e sabedoria que não foram dados a outros homens. Prossegue o apóstolo: Até esta presente hora, sofremos fome, e sede, e estamos nus, recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos fadigamos, trabalhando com  nossas próprias mãos.
Somo injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos. Até o presente, temos chegado a ser como lixo e como escória de todos (1Co 4.11-13). Após sua auto apresentação, o apóstolo Paulo exorta Timóteo a manter-se firme na fé, conservando “o modelo das sãs palavras”, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus (2Tm 1.13). E acrescenta: “Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós” (2Tm 1.14).
Todo o conhecimento que o apóstolo Paulo e Timóteo receberam da parte de Deus, “É o chamado tesouro guardado em vasos de barro” que serve para glorificar a Deus. Temos este tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (2Co 4.7).
Um convite ao sofrimento – Diante das lutas, tribulações, tentações e sofrimentos, o crente é vencedor se tiver a força que vem de Deus (Ef 6.10). Preso e sentindo o abandono dos amigos, na hora em que mais precisava, se ele não confiasse em Deus e na força do seu poder não teria resistido. Quem demonstra fraqueza não tem credibilidade para dar exemplos a outros.
A metáfora do soldado – “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Cristo Jesus” (2Tm 2.3). Nesta vida o cristão tem alegrias e tristezas, tem lutas e tem vitórias. Jesus disse aos discípulos: “No mundo tereis aflições” (Jo 16.33). Ninguém é obrigado ser crente, tão pouco somo obrigados seguir a Cristo. Mas se queremos seguí-lo, devemos nos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e seguí-lo (Mt 16.24; Gl 6.14,15).
É nas lutas, nos combates, espirituais. Que “pela fé que uma vez foi entregue aos santos” (Jd 3), que o servo de Deus é fortalecido, adquire experiências e se torna um vencedor (Rm 8.37-39). Nos dias do apóstolo Paulo não era fácil ser um soldado do exército romano. Ele tinha que ter amor, dedicação, esforço incomum e disciplina rígida.
Para ser um bom soldado de Cristo, muito mais que nos exércitos deste mundo, ou se serve a Deus ou ao mundo. Ninguém que milita se embaraça com os negócios desta vida, a fim de agradar  àquele que o alistou para a guerra; e, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.
A metáfora do lavrador – O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos da colheita (2Tm 2.6). A agricultura é um dos motivos de inspiração para o uso de figuras de linguagem, em relação à pregação do evangelho. Jesus, o mestre, usou várias parábolas em seus sermões para mostrar o significado do reino de Deus ou reino dos céus. Na parábola do semeador, ele demonstrou que o lavrador semeia em todos os terrenos.
Figura da pregação do evangelho aos diversos tipos de pessoas, dentre as quais as que são comparadas a terras que não produzem, e apenas “outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta” (Mt 13.1-8; Mt 21.33; Jo 15.1). Paulo também usou essa metáfora diversas vezes. Ele diz aos Coríntios “que somos lavoura de Deus”; “porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edificio de Deus” (1Co 3.9).
Paulo diz a Timóteo que quem deve gozar do fruto da plantação é o “lavrador que trabalha”. Depois de convidar Timóteo a sofrer com ele “as aflições de Cristo”, Paulo ressalta que ele próprio muito sofrera e sofria, na ocasião, por causa do trabalho do Senhor.
Estava preso, injustamente, por causa do evangelho. Mas exortou o jovem obreiro, assegurando que o Senhor lhe daria “entendimento em tudo” (2Tm 2.7), visto que ressuscitou dos mortos, conforme as Escrituras.
E conclui, se morremos com ele, também com ele viveremos; se sofremos, também, com ele reinaremos. Se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanecerá fiel; não pode negar-se a si mesmo (2Tm 2.10-13).
Pesquisa
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato).
RENOVATO Elinaldo. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
LOPES, Hernandes Dias. 1 Timóteo – O Pastor, sua vida e sua Obra. Edit. Hagnus. SPaulo, 2014
. LOPES, Hernandes Dias. 2 Timóteo – O testamento de Paulo à igreja. Edit. Hagnus. SPaulo, 2014.
LAWRENCE, Richard. Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento. CPAD. RJaneiro, 2012

CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.5 Editora Hagnus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário