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sábado, 29 de agosto de 2015

Estrutura Organizacional para Melhor Funcionamento das EBDs


      Reflexão: Se é ensinar, haja dedicação ao ensino (Rm 12. 7)

Composição da Diretoria:
1º. e 2º. Dirigentes da Escola;
 1º. e  2º. Secretários da Escola (ou mais a critério);
1º. e  2º. Professores (de cada Classe);
1º. e  2º. Secretários (de cada Classe).
Atribuições dos Dirigentes e Vices:
Cuidar da estrutura organizacional com a divisão em Classes por faixas etárias de acordo com a clientela da Escola. Não havendo condições de seguir o rigor das faixas etárias, sejam adequadas as classes por idades mais próximas, por exemplo: (2 a 5 anos) (6 a 10 anos) (11 a 14 anos) (15  por diante = jovens), etc.
Supervsionar o Ensino em Classe de acordo com o Currículo em vigor.
Oferecer condições de trabalho aos secretários e professores a fim de que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz.
Acompanhar o trabalho dos secretários da Escola.
Manter na Congregação todo o material referente à EBD: materiais pedagógicos, recursos visuais, cadernetas de classe e de relatório geral bem como calendário de datas comemorativas, programações a serem vivenciadas e informações individuais de professores e alunos.
Cabe ao dirigente convidar irmãos (ãs) com conhecimentos pedagógicos para ajudar na melhor diniamização do ensino na EBD, em coordenação com a secretaria e demais professores.
Cobrar dos secretários da Escola trimestralmente, relatórios dos recursos destinados ao desenvolvimento da EBD e dar ciência aos professores em suas reuniões, nunca ultrapassando o trimestre.
Cobrar relatório anual da Escola no geral para ser apresentado no dia do aniversário.
Comunicar ao Pastor Coordenador da área, tudo o que for acontecer na EBD, bem como, caso haja um percentual fixo das ofertas dominicais da EBD, autorizado pelo pastor presidente, para ser utilizado na própria EBD, prestar contas semanalmente dos valores correspondentes a esta, ao coordenador da área, podendo a direção junto com a secretaria da EBD, de acordo com a necessidade, apresentar um orçamento ao pastor da área  e solicitar do mesmo uma verba dessa reserva da EBD, para atender necessidades afins, por exemplo: para os professores de classes infantis que têm dificuldades com o manual e álbuns de visuais trimestralmente, e outros recursos de apoio para preparação das aulas semanais como cartolina, entre outros equivalentes, complementação do lanche infantil da EBD, ou mesmo revista para o aluno assíduo que comprovadamente não tenha condições de adquirir sua revista, especialmente as crianças de pais não evangélicos, devendo haver prestação de contas através de notas ao pastor da área.
Elaborar juntamente com os seus liderados um calendário anual com as datas comemorativas a serem vivenciadas no ano em curso e junto com secretários e professores, planejar e fazer divulgação dos referidos eventos.
Organizar com caráter festivo a abertura e encerramento de cada trimestre letivo da EBD bem como o aniversário da EBD.
Observar com antecedência e cuidado a data do aniversário da EBD que dirige, para evitar mudanças de última hora, prejudicando toda uma programação.
Enviar sempre que possível representantes para as Escolas aniversariantes. Independente de convite se faça representar.
Obs. É de competência do Vice Dirigente auxiliar o Dirigente em todas as suas atribuições.
Atribuições dos Secretários da Escola:
Organizar as cadernetas de cada classe da EBD
Cobrar de cada secretário de classe à cada domingo, o registro da quantidade de alunos matriculados, as presenças, as ausências, os visitantes, quantidade de revistas, de bíblias e valor da oferta registrado de caneta na caderneta da classe. (Os demais registros deverão ser feitos á lápis).
Recolher as cadernetas das classes 20m antes do encerramento do ensino em classe.
Apresentar á cada domingo um relatório geral de todo o processo registrado com base nas cadernetas  das classes. Embora o relatório registre o valor total da referida oferta, nunca deve ser evidenciado, para evitar especulações.
Destacar no relatório os três melhores desempenhos por classe em frequência, visitantes e oferta (sem mencionar valores).
Homenagear os aniversariantes de cada classe mensalmente e se possível oferecer uma lembrancinha, mesmo simbólica.
Realizar junto aos professores e secretários de classe, em cada data comemorativa atividades e apresentações referentes ao momento a ser vivenciado, comunicando antecipadamente á direção o teor da programação.
Com a colaboração de professores e secretários de classe otimizar a apresentação do currículo à cada trimestre, a fim de despertar interesse dos alunos e outros pela EBD, por exemplo: (Banners, marcadores de Bíblia, cartazes semanais com título da lição, cartazes com verdade prática, objetivos, etc).
Dinamizar junto à direção, professores, secretários em geral de todas as classes um lanche para as crianças à cada domingo, bem como outros atrativos que prendem o interesse do aluno, inclusive lembrancinhas de acordo com a lição para os visitantes de qualquer faixa etária e convite aos que não participam da EBD, entregando-os sempre no domingo á noite, referendando o contexto que está sendo estudado no trimestre.
Atribuições do professor de cada classe:
Seguir rigorosamente o currículo em vigor, priorizando o conteúdo da lição a fim de estimular os alunos à adquiri-la regularmente, oferecendo o respectivo ensino da maneira mais dinâmica possível, evitando-se relatos de bênçãos, sonhos, etc, salvo, esteja dentro do contexto da lição.
Comunicar ao segundo professor, caso necessite estar ausente da aula, a fim de que este assuma a regência da aula e os alunos não fiquem sem o conteúdo regular, o que causa desmotivação do aluno à uma frequência efetiva, haja vista que, mesmo o professor apresentando duas lições na aula seguinte, não atende a perspectiva de qualidade da EBD, especialmente nas classes infanto-juvenis, onde qualquer professor não tem o domínio da lição por serem de currículos específicos.
Conhecer a relação dos nomes, endereços, telefones e datas de aniversários de seus alunos e secretários.
Ter conhecimento das ausências dos seus alunos na EBD, pelo menos após a segunda falta seguida, a fim de ajudá-lo a manter uma frequência efetiva.
Identificar o aluno que comprovadamente não teve condições de adquirir a revista no trimestre em vigor e junto com a direção procurar sanar a dificuldade.
Incentivar os alunos a trazerem visitantes, apresentar os mesmos e convidá-los a retornar para futuramente tornar-se um aluno.
Atribuições dos secretários de cada classe: 
Auxiliar o professor de sua classe registrando na caderneta a frequência ou ausência de cada aluno, a quantidade de revistas, bíblias e o total de visitantes e registrar de caneta o valor da oferta que deverá ser contado junto com o segundo secretário, segundo professor, ou na sua falta um aluno da classe. O professor deve tomar ciência do valor da oferta, conferindo-a na caderneta.
Elaborar uma relação com o nome completo, endereço, telefone e data do aniversário de cada aluno da classe, mantendo-a sempre atualizada,  fornecendo-a para o seu professor, cujo deverá repassar ao secretário da EBD e este ao dirigente da EBD.

Auxiliar a direção, os secretários e professores na ambiência para realização de cada aula, bem como dos eventos em suas realizações.

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