Total de visualizações de página

sábado, 22 de agosto de 2015

Aprovados por Deus em Cristo Jesus – Lição 08 - 3º. Tri EBD CPAD – 23.08.2015


Abordagem de Conteúdos Transversersalizados com o Tema em Estudo
                                                2Timóteo2.1-18 


Reflexão: O obreiro aprovado por Deus tem as marcas do Senhor Jesus Cristo.
Timóteo pode perfeitamente representar muitos cristãos jovens que permanecem inseguros e hesitantes, apesar de um histórico de ministério fiel.
Ele também representa uma realidade na igreja. Os líderes de cada geração devem transmitir o ministério a outros para assumir a responsabilidade da liderança.
Timóteo pode parecer jovem, mas, um comprometimento precoce com Cristo e uma autêntica preocupação pelos outros o equiparam eficientemente para o ministério.
Jesus não mandou apenas evangelizar, ou proclamar as boas-novas de salvação. Mas ordenou:
Portanto, ide, ensinai, todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.19,20).
O verbo ensinar, nesse texto, tem o sentido de “fazer discípulos de todas as nações”, ou de todas etnias, especialmente entre os gentios.
O ensino doutrinário cristãos, inclui o rito do batismo em águas, que é a confirmação exterior da conversão de uma pessoa.
Por isso Jesus exortou a que seus discípulos ensinassem as nações a “guardar todas as coisas” que ele havia mandado.
O Obreiro aprovado – “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2Tm 2.15).
São várias as características marcantes de um “obreiro aprovado” por Deus.      Que não tem de que se envergonhar, e maneja bem a palavra da verdade.
Jerônimo disse: Há quatro qualidades de Obreiros:
1. Os que foram chamados nem da parte de homens, nem tão pouco pela instrumentalidade de homens: Tais foram os profetas e os apóstolos.
2. Os que são de Deus, mas pela instrumentalidade dos homens, como os continuadores dos profetas e dos apóstolos.
3. Os que são dos homens, mas não de Deus. Isto acontece quando alguém é consagrado por favor, proteção e lisonja.
4. A quarta classe é composta daqueles que têm sua chamada nem de Deus nem dos homens, mas unicamente de si, como os falsos apóstolos de quem Paulo fala em suas cartas. (A vocação de Paulo é sobrenatural).
Dois tipos de vasos – “Vaso de honra”: Os vasos de honra na casa de Deus são os crentes fiéis, os quais são usados por Deus, para honra e glória do seu nome (2Tm 2.20).
Os Vasos “para desonra” – são os crentes infiéis, que causam problemas e escândalos na casa do Senhor.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão” (1Tm 6.11).
Estas recomendações remete o cuidado e a preocupação de Paulo com a integridade espiritual do jovem obreiro. “Companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63).
Rejeitando “questões loucas” – Todo questionamento que não produz nem agrega valor espiritual, moral ou cultural, que valorize a o conhecimento e a vida cristã de ser rejeitado (2Tm 2.23). A continuação do evangelho era,  e continua sendo, de pessoa a pessoa.
Justino, Mártir que viveu entre os anos 100 e 167 d.C., estudou todos os sistemas filosóficos da sua cultura, convencido de que somente a filosofia poderia produzir a felicidade.
Mas um dia ele teve uma conversa com um “velho”, que mudou o rumo da sua vida, e que mostra a dimensão humana da transmissão do evangelho de geração em geração.
O velho começou: Há muito tempo, antes da época destes filósofos famosos, haviam homens abençoados que eram justos e amorosos e tementes a Deus. Homens que falavam inspirados pelo Espírito Santo, e prediziam acontecimentos que iriam ocorrerno futuro e que estão acontecendo agora.
Nós chamamos estes homens de profetas. Somente eles conheciam a verdade e a comunicavam aos homens a quem não se submetiam, nem temiam; sem nenhum desejo de glória pessoal. Eles reiteravam somente os que eles ouviam e viam quando inspirados pelo Espírito Santo.
Seus textos ainda são precisos, e quem os ler com a fé adequada irá obter grandes benefícios em sobre a origem e o fim das coisas, e sobre qualquer assunto que um filósofo deveria conhecer....
Acima de tudo está Deus para abrir a você, os portões da vida, pois ninguém pode perceber, ou compreender estas verdades a menos que tenha sido iluminado por Deus e pelo seu Cristo.
Depois de dizer estas e outras palavras, o velho prosseguiu em seu caminho. Depois de me aconselhar a meditar sobre o que ele me tinha dito e eu nunca mais o vi. Mas meu espírito imediatamente se incendiou. E uma afeição pelos profetas e por aqueles que são amigos de Cristo tomou conta de mim.
Ao ponderar sobre suas palavras, descobri que Cristo, era a única filosofia segura e útil. Por causa disto, é que eu agora sou um verdadeiro filósofo. O meu desejo é que todos tenham o mesmo sentimento que eu, e nunca desprezem as palavras do Salvador, pois elas têm em si mesma, uma tremenda majestade.
A ponto de provocar o temor daqueles que vagueiam longe do caminho da justiça enquanto podem, simultaneamente, permanecer como um grande consolo para aqueles que prestam atenção a elas (2Tm 2.11-13). Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato). / RENOVATO Elinaldo. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
Bíblia de Estudo Desafios de todo Homem – Editora Mundo Cristão. São Paulo / . LOPES, Hernandes Dias. 2 Timóteo – O Testamento de Paulo à igreja. Edit. Hagnus. SPaulo, 2014. / LAWRENCE, Richard. Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento. CPAD. RJaneiro, 2012

TAYLOR, William Carey. A Epístola aos Gálatas. Casa Publicadora Batista. Rio de Janeiro, 1954.

2 comentários: