Total de visualizações de página

sábado, 8 de agosto de 2015

Conselhos Gerais – Lição 06 - 3º. Tri EBD CPAD – 09.08.2015

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
                                                  1Timóteo 5.17-22; 6.9,10
                   http://nasendadacruz.blogspot.com – pastorjoaobarbosa@gmail.com
Reflexão: Conselho pode ser definido como uma opinião que se emite, para que possa ser adotada.
Na igreja primitiva, os anciãos exerciam autoridade sobre as  igrejas locais como governantes daquela organização. Um bispo ou supervisor tinha autoridade sobre uma região.
Eles eram quem nomeavam os anciãos conforme vemos em Tt 1.5.
Na igreja neo-testamentária, o pastorado era sempre plural, havendo pastores em cada congregação local. Mas, quando o ministério profissionalizado veio à luz, “um único pastor” tomou o lugar atribuído “aos anciãos”, e foi criado um cargo de muito menor autoridade e influência, chamado presbíteros, formado pelos anciãos.
Isso é o que ocorre até hoje em alguns grupos denominacionais, como a Assembléia de Deus, que na “Convenção Geral” de 1937 na AD de São Paulo (SP), estabeleceu a hierarquia eclesiástica que vigora até o dia de hoje: Diáconos, Presbíteros e Ministros: Evangelistas e Pastores.
Originalmente, as funções dos anciãos consistiam de  primeiro, governar (1 Tm 3.4,5; 5.17).
Segundo, defender a doutrina cristã, opondo-se aos falsos ensinos na igreja (Tt 1.9).
Terceiro, desempenhar a função pastoral, supervisionando e cuidando do rebanho (At 20.28; Jo 21.26; Hb 13.17; 1Pe 5.2).
Quarto, Ensinar e pregar. Conforme 1Tm 5.17, deveriam ser homens devidamente nomeados (At 14.23; Tt 1.5; 1Tm 4).
Na lição anterior o apóstolo Paulo faz uma série de advertência ao jovem pastor Timóteo, sobre o cuidado que ele deveria ter com os falsos mestres que se levantariam no seio da igreja, que ele chamou de espíritos enganadores e doutrina de demônios.
O apóstolo aconselha Timóteo sobre a diligência no ministério (1Tm 4,11-16; 5.4-16). “Ensine a igreja”: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas; porque, fazendo isto te salvarás tanto a ti mesmo quanto aos que te ouvem.
O apóstolo prossegue aconselhando a como tratar os mais velhos, as mulheres, as viúvas e os jovens (1Tm 5.1-6).
Pela importância que tinha a missão dos líderes da igreja, o apóstolo Paulo aconselha a comunidade dos santos que tenham a consideração e respeito por todos os que se dedicavam ao ensino da Palavra.
Na igreja primitiva, muitos obreiros dedicavam-se à obra em tempo integral. Não tinham a menor estrutura social que garantisse alguma segurança material para o final de suas missões. Tudo era feito por fé, atendendo ao chamado divino.
Paulo exorta de forma direta: “Digno é o obreiro do seu salário (1Tm 5.17; Lc 10.7; 1Co 9.14).
Não se deve aceitar acusação contra os presbíteros (pastores); só através de duas ou três testemunhas (1Tm 5.19).
Repreensão aos obreiros que pecarem – “Aos que pecarem reprende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor (1 Tm 5.20).
Restauração de obreiros – A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; comnserva-te a ti mesmo puro (1Tm 5.22).
A sã doutrina é o conjunto de ensinos proferidos por nosso Senhor Jesus Cristo em sua fonte primária que são os quatro evangelhos.
As cartas de Paulo, e os ensinos dos demais apóstolos, os evangelhos, merecem credibilidade por se tratarem de relatos escritos, como autênticos e inspirados pelo Espírito Santo.
É deles que podemos extrair a “sã doutrina”. Os ensinos dos apóstolos de Jesus merecem todo crédito porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo (2 Pe 1.20, 21).
Porém, na igreja de Éfeso, sempre houve alguns ensinadores, “mestre” ou “doutor” que resolveu ministrar ensinos e inovações diferentes que em vez de edificar causam confusão no meio dos crentes.
Paulo considera tais ensinadores de falsas doutrinas como soberbos, presunçosos, e promotores de contendas. Corruptos, que acham que a piedade seja causa de ganho.
 Pesquisa
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato).
RENOVATO Elinaldo. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
LOPES, Hernandes Dias. 1 Timóteo – O Pastor, sua vida e sua Obra. Edit. Hagnus. SPaulo, 2014.

CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.5 Editora Hagnus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário