Total de visualizações de página

sábado, 21 de março de 2015

O QUE É O DEPARTAMENTO INFANTO JUVENIL DA IGREJA


Por Laudicéa Barboza
EBD - TEMPLO CENTRAL DA COMADALPE

 É competência do Departamento Infanto-Juvenil oferecer subsídios aos líderes para que se cumpra a formação doutrinária e a espiritual das crianças, de forma a também preservar a identidade da Igreja a que pertence (Evangélica Assembleia de Deus).
No desenvolvimento de crianças é importante se levar em conta o desenvolvimento físico, o cognitivo (inteligência) e o emocional, considerando também a importância da interação familiar. Como a aprendizagem se processa em distintas fases, para que aconteça com eficácia é conveniente atentarmos para a forma como os psicopedagogos distribuem esse seguimento infanto-juvenil:
Berçário 1 – 0 a 11 meses / Berçário 2 – 01 e 2 anos / Maternal 3 e 4 anos / Jardim de Infância 5 e 6 anos / Primários 7 e 8 anos / Juniores 9 e 10 anos / Pré-Adolescentes 11 e 12 anos / Adolescentes 13 e 14 anos / Juvenis 15 a 17 anos. “Semear a Palavra de Deus nos corações infanto-juvenis (0 a 17 anos), regar, cuidar e deixar florescer para que dê frutos; frutos da Salvação” – Essa é a nossa missão de forma conjunta onde quer que eles se situem:
Na Escola Bíblica Dominical, seguindo um Currículo Temático (CPAD) para conhecimento da Bíblia através de narrativas para os infantis até 10 anos e contextualização de assuntos e temáticas relevantes da Bíblia, transversalizados com o contexto hodierno do mundo que rodeia os Pré-adolescente, Adolescentes e Juvenis de acordo com as necessidades de cada faixa etária.
No Círculo de Oração Infantil com oração, ensinando a estes iniciantes do caminho para o Céu a como se relacionar com o seu Salvador, aprendendo a ser fiel a Ele, conhecer e viver de acordo com a sua vontade pelo Discipulado na aprendizagem das doutrinas bíblicas.
No Culto Infantil desenvolvendo louvor, adoração e gratidão a Deus pela salvação bem como levando o plano da salvação àqueles que estão à margem do caminho necessitando uma conversão para ingressar no serviço cristão.
No DEJEADALPE com interação social e crescimento espiritual tornando-os capazes de assumir a sua opção por Cristo e adotar o perfil de um verdadeiro cristão na igreja, em casa, na rua, na escola, no trabalho e onde quer que vá glorificando e dando testemunho de sua salvação, ajudando a si próprio e a todos quantos o seguirem pelos caminhos da vida afora.
Concluindo esta apresentação analítica, pode-se entender a necessidade de articulação conjunta entre os citados trabalhos oferecidos por nossa igreja com o apoio e entrelaçamento das respectivas lideranças, afim de que o processo educacional cristão de nossos infanto-juvenis seja efetivo, completo e produza frutos durante toda a sua vida.

A educadora cristã Sherron K. George diz: “A Educação Cristã facilita, promove, gera, guia, acompanha e estimula o desenvolvimento das pessoas, do nascimento até a maturidade e à morte”. Se plantarmos, hoje, a sementinha de amor no coração delas, veremos, amanhã, quando adolescentes, jovens, e adultos o caminho que seguirão. Que Deus esteja, a cada dia, abençoando e capacitando-nos ao maravilhoso trabalho de Semear a sua Palavra no coração dos nossos Infanto-Juvenis de mãos dadas e corações abertos em cooperação, humildade, amor e união para a glória do Senhor nosso Deus. A Ele seja toda glória e honras para sempre, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário